Informação repassada por e-mail faz parte de uma campanha para divulgar carro. Falsa notícia prevê colisão de forte impacto entre asteróide e planeta Terra.
Juliana Carpanez e Reinaldo José Lopes
Do G1, em São Paulo
O e-mail chega aos usuários com as características de exagero típicas dos boatos virtuais: “um asteróide vai se chocar com a Terra em 2007” e “a colisão trará mudanças sem precedentes na existência humana na Terra” são algumas das frases alarmantes que, na realidade, fazem parte de uma campanha de marketing.
Apesar de falsa, muitos internautas acreditaram na informação criada por uma fabricante de carros e passaram para frente a “notícia” sobre o asteróide Pallas. O site Observatório de Asteróides, que divulga a informação bombástica (e falsa), está registrado sob o nome da Peugeot-Citroën do Brasil Automóveis. Faz sentido, já que a Citroën prepara para a primeira quinzena de julho o lançamento no Brasil do modelo C4 Pallas.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Citroën confirmou se tratar de um projeto de marketing, mas não respondeu à solicitação de entrevista até a publicação desta reportagem.
Continua