'Nem tudo que reluz é ouro' e os aparentemente reluzentes telescópios dos anúncios mostrados podem reservar algumas decepções para as pessoas que procuram resultados melhores do que uns borrões escuros e fora de foco.
Vou tentar explicar melhor, e para isso, imagine três tipos de compradores de telescópio:
1) O leigo que quer ver a vizinha trocando de roupa.
2) O curioso que quer dar uma 'olhadinha' nas estrelas de vez em quando.
Para este tipo de consumidor, qualquer luneta de 100 ou 200 reais resolve o problema e, desde que os dotes físicos do 'objeto observado' corresponda às expectativas, ele ficará todo satisfeito e dirá que possui um 'excelente telescópio'...
Neste caso, o nível de exigência não é muito alto e ver, por exemplo, Saturno como uma bolinha difusa com um arco colorido em volta é satisfatório. Depois o sujeito abre o CD com as fotos do Hubble e diz "eu vi isto aqui ao vivo" ! Só que estava um pouquinho diferente...
O terceiro caso, é dos (surpresa) telescópios 'amadores' (ATM)! Ué !? Peraí ! Mas como pode ? Telescópio 'amador' para profissional? Bem ... Para entender o problema basta explicar que um telescópio de verdade (com qualidade ótica suficiente para se observar com clareza e nitidez os objetos celestes) são MUITO caros.
Adquirir um modelo básico de um renomado fabricante (estrangeiro) significa gastar no mínimo cerca de U$ 2500 + custos de importação + custo do frete (lembrem-se que estes telescópios pesam vários quilos). Pelo menos para mim, sem chances...
Portanto, a única saída para os bolsos menos afortunados é, ou construir o seu próprio telescópio (não é tão difícil quanto parece à primeira vista e gasta-se geralmente menos de 1000 reais), ou economizar um din-din 'forte' e adquiri-lo de um dos vários fabricantes artesanais nacionais (geralmente em torno de 2500 reais sem o custo de frete).
Estes são somente alguns exemplos e há MUITAS páginas nacionais sobre o tema na net. Basta procurar com calma que o interessado encontrará bastante informação útil. Além disso, o pessoal que constrói telescópios gosta de trocar informações entre si e adora mostrar os resultados obtidos.
Se vc não tem dinheiro para comprar um 'telescópio de verdade', pode ficar tranqüilo, não está sozinho! E este não é, no final das contas, um problema tão difícil assim de ser resolvido!
Para começar a se situar e entender a diferença entre telescópios, lunetas e binóculos:
http://telescopios.sites.uol.com.br/kits.html /http://www.e-muitomais.com/telescopio/