Os Ewenkos são os legítimos habitantes originais da região e eram chamados antigamente também de Tungusos. Pertencem à família de povos asiáticos e possuem hoje uma autonomia limitada para a região. Osa Ewenkos foram as principais vítimas daquela catástrofe.
Na sua religião anímica-schamanística há lugar para diversas divindades, assim também para Agdy, o Senhor do Trovão, que é responsável pelo episódio de Tunguska.Agdy vem à terra na forma de pássaros de ferro, grandes como "Birkhähne" (ave silvestre nativa do tamanho de um galináceo. N.d.T.) e com olhos de fogo.
Quando de seu vôo sobre a terra origina-se o trovão e seus olhos faiscam como raios. Os pássaros Agdy vivem normalmente no mundo inferior Khergu. Como lá também estão as almas dos feiticeiros das tribos, estes estão em contato com os pássaros de Agdy e podem pedir-lhes serviços.
Quando da inquirição dos Ewenkos pelo etnólogo russo Innokentiy Kikhaylovich Suslow entre os anos de 1926 e 1928 os Ewenkos evitavam as perguntas sobre o episódio de Tunguska. Já Kulik tinha notado que nenhum dos Ewenkos estava disposto a lhe acompanhar ao epicentro.
Depois de muito insistir Suslow conseguiu finalmente obter a informação dos Ewenkos. Era de que no ano de 1908 haviam ocorrido rivalidades entre tribos e um velho feiticeiro tinha instado, em 30 de junho de 1908, um grupo inteiro de pássaros Agdy a voarem sobre a região da tribo de Shabyagir.
Lá então formaram-se rachaduras na terra e tudo tinha sido destruído. Agora nenhum Ewenko mais poderia penetrar a região porque ali agora só reinavam os Agdys. Uma tribo de Ewenkos vizinha, não diretamente atingida pela catástrofe, possuía outra versão, que falava de um pedaço de sol que tinha se soltado e caído na taiga.
Continua
Nenhum comentário:
Postar um comentário