segunda-feira, 16 de julho de 2007

Os aviões ultra secretos da área 51

Veja abaixo as fotos das mais exóticas aeronaves que a Força Aérea está construindo na Área 51

Vista aérea da área 51
Jatos Stealth? Bombas hipersônicas? O que realmente está sendo desenvolvido na base militar mais secreta do mundo?

Numa viagem à Las Vegas em 2.004, observando da janela de meu quarto de hotel que apontava para o leste, percebi uma frota de seis 737 sem pintura fazendo vôos diários para lugar algum. Estas aeronaves partiam todos os dias de manhã de um moderno e anônimo terminal do lado oeste do Aeroporto Internacional de McCarran.

Uma longa fila de mais de 1600 carros seguiam para um enorme estacionamento enquanto os jatos deixavam o aeroporto taxiando pelas vias aéreas e decolavam para os céus do deserto. No final do dia, os aviões retornavam e o pátio do estacionamento ficava vazio. Os passageiros voltavam para casa e contavam para suas famílias que nada tinha acontecido no trabalho naquele dia.

Falo agora do dia 4 de abril deste ano. San Diego foi tremendamente estremecida e não ocorreu nenhum terremoto. A mídia noticiou que houve um estouro sônico depois de operações militares e que este não tinha sido ocasionado por uma das aeronaves da Força Aérea. O jornalista Alex Roth do jornal San Diego Union Tribune, rastreou e publicou que seis incidentes intrigantes como estes haviam ocorrido no país desde 2003.

Farnborough Airshow internacional no sudeste da Inglaterra. Frank Cappuccio, vice-presidente de Lockheed Martin, abre uma conferência de imprensa mostrando o que ele chama um vídeo promotional, "algo para mostrar os detalhes do que fazemos para nossas crianças e famílias." Depois de dois minutos de apresentação, uma cabine cinza de avião que nunca ninguém viu antes - parecia um bombardeiro B-2 - contornando as montanhas rochosas.

Todos estes eventos estão ligados. São os sinais visíveis de um mundo invisível e paralelo dentro de um universo do aeroespaço e defesa: classificado, ou de "preto," mundo dos programas militares secretos. Aqueles 737s sem pintura estavam transportando empregados ao centro de teste de vôo próximo a Groom Lake, em Nevada, conhecido pelo público como a área 51.

O avião cinzento é um Polecat, um stealth da próxima geração de veículos aéreos (UAV) - O vídeo de Cappuccio era a sua maneira de revelar o programa. Aqueles terremotos? Possivelmente o desenvolvimento sônico de um veículo hipersônico de ataque, um avião lustroso que consumisse as imaginações de entusiastas do projeto secreto e dos analistas militares, incluindo a mim, por duas décadas. Embora o programa tenha parecido que estava de lado em anos recentes, o programa parece estar super ativo outra vez, e com um vigor renovado, um bocado como a indústria aeroespacial comanda a AHAB.

Continua


Nenhum comentário: