Quem é o Internauta-padrão crente?
Seria um dia normal na vida de Crente 1, não fosse por uma notícia bombástica: descobriram que o asteróide 2-Pallas teve sua órbita alterada e vai se chocar com a Terra, trazendo mudanças sem precedentes na existência humana. Instantaneamente, Crente 1 repetiu o que fizera quando encontrou as fotos do acidente da Gol: apanhou o endereço da matéria e encaminhou para todos os seus contatos, via e-mail, Orkut, MSN e afins.
Muitos de seus amigos entraram em estado de choque. Um amigo do amigo, o Crente 2 jornalista e editor de um grande portal conceituado, reproduz exatamente os mesmos parágrafos em uma notinha e ostenta a notícia em sua manchete. Com isso, cada vez mais pessoas vão atrás do assunto em mecanismos de busca - descobrem que outros grandes portais conceituados replicam o mesmo tema.
Os dois só souberam muito tempo depois que a informação era, na verdade, uma campanha publicitária. Curiosamente, o Crente 2 já tinha sido enganado antes, ao fazer propaganda contrária à empresa Arkhos Biotech, que estaria prestes a privatizar a Amazônia. Coincidentemente, a empresa também fazia parte de uma jogada de marketing.
Aliás, o senador Arthur Virgílio (talvez o exemplo-mor de Internauta-padrão crente) reclamou publicamente do inexistente laboratório norte-americano, mas quando soube que era uma dessas "novidades da Internet", reagiu com bom humor - foi até convidado pela empresa para brincar também.
Mas o que fez o Crente 2? Ficou irritadinho! Escreveu um novo artigo defendendo seus colegas jornalistas, que agiram de boa fé ao denunciar algo nefasto para seus interesses, e que isso era uma vergonha, uma tremenda falta do que fazer, e que deviam dar um jeito de tirar da Internet essas coisas nefastas. De repente, se o Crente 2 soubesse o que é ARG... Não, menos: se ele checasse a notícia, como qualquer jornalista deveria fazer, talvez fizesse diferente.
Seria um dia normal na vida de Crente 1, não fosse por uma notícia bombástica: descobriram que o asteróide 2-Pallas teve sua órbita alterada e vai se chocar com a Terra, trazendo mudanças sem precedentes na existência humana. Instantaneamente, Crente 1 repetiu o que fizera quando encontrou as fotos do acidente da Gol: apanhou o endereço da matéria e encaminhou para todos os seus contatos, via e-mail, Orkut, MSN e afins.
Muitos de seus amigos entraram em estado de choque. Um amigo do amigo, o Crente 2 jornalista e editor de um grande portal conceituado, reproduz exatamente os mesmos parágrafos em uma notinha e ostenta a notícia em sua manchete. Com isso, cada vez mais pessoas vão atrás do assunto em mecanismos de busca - descobrem que outros grandes portais conceituados replicam o mesmo tema.
Os dois só souberam muito tempo depois que a informação era, na verdade, uma campanha publicitária. Curiosamente, o Crente 2 já tinha sido enganado antes, ao fazer propaganda contrária à empresa Arkhos Biotech, que estaria prestes a privatizar a Amazônia. Coincidentemente, a empresa também fazia parte de uma jogada de marketing.
Aliás, o senador Arthur Virgílio (talvez o exemplo-mor de Internauta-padrão crente) reclamou publicamente do inexistente laboratório norte-americano, mas quando soube que era uma dessas "novidades da Internet", reagiu com bom humor - foi até convidado pela empresa para brincar também.
Mas o que fez o Crente 2? Ficou irritadinho! Escreveu um novo artigo defendendo seus colegas jornalistas, que agiram de boa fé ao denunciar algo nefasto para seus interesses, e que isso era uma vergonha, uma tremenda falta do que fazer, e que deviam dar um jeito de tirar da Internet essas coisas nefastas. De repente, se o Crente 2 soubesse o que é ARG... Não, menos: se ele checasse a notícia, como qualquer jornalista deveria fazer, talvez fizesse diferente.
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