sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Ovnis - Por que tantos acreditam?

O astrobiologista Chris McKay, da Nasa:
busca de exemplos de vida adaptados a condições extremas de temperatura.


Não é necessário ser cínico nem crédulo para acreditar em aparições de óvnis. Eles seriam mais facilmente descartados se fossem todos produzidos por lunáticos. Não é o caso. Coisas espantosas acontecem diante de pessoas respeitáveis e ponderadas.

Ozires Silva, presidente da Varig e ex-ministro, teve seu contato com o inexplicável em
1986
. Ele tinha decolado de Brasília num avião Xingu rumo à cidade de São José dos Campos, em São Paulo. No caminho, foi surpreendido por uma misteriosa aparição.

"Tinham formato alongado e uma coloração amarela e vermelha", conta Ozires. À medida que o avião foi se aproximando de São Paulo, as luzes desapareceram misteriosamente. "Até hoje não tenho certeza sobre o que vi", diz Ozires, que acredita na possibilidade de vida fora do planeta Terra.

"Não temos explicações prontas para todos os fenômenos do universo." Quase todas as investigações conduzidas sobre a aparição de óvnis resultaram em explicações convincentes, que descartaram o extraordinário. Mas há sempre episódios e hipóteses em quantidade suficiente para alimentar a imaginação.

Outra fonte da crença generalizada na existência de vida alienígena nada tem a ver com fatos reais. São as obras de ficção científica em livros e filmes. É curioso como, além de alimentar o interesse em torno do tema, elas determinaram o formato das naves e dos extraterrestres no imaginário popular.

Acreditar em histórias fantásticas ou seres de outros planetas oferece à humanidade a excitante sensação de que existem fatos presentes no mundo e no universo que vão além das coisas com que estamos familiarizados. "As pessoas levam a sério as histórias de ETs pela mesma razão que acreditam no monstro do Lago Ness e nas histórias de fantasmas", afirma o paleontólogo Peter Ward, um dos autores do livro Rare Earth – Why Complex Life Is Uncommon in the Universe (Terra Rara – Por que a Forma Complexa de Vida é Incomum no Universo).

A tese de Ward é de que a vida inteligente surgiu na Terra por uma conjunção rara de fatores, difíceis de ser repetidos em outro lugar das galáxias. Lançada nos Estados Unidos no início deste ano, a obra provocou polêmica justamente porque rema na direção contrária da crença generalizada.

Continua

Nenhum comentário: