quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Lixo Espacial

Além de todo o lixo que é produzido aqui na terra o ser humano esta conseguindo poluir o espaço. É o chamado lixo espacial, trata-se de toneladas de pedaços de satélites, naves, estágios de foguetes e outras coisas que as missões espaciais americanas e russas deixaram no espaço, são quase 6 mil artefatos que sobrevoam o planeta.

O problema é que esse lixo representa um perigo para as estações espaciais e para o ônibus espacial e seus tripulantes. Ainda é um problema para as comunicações, pois esses destroços pode, destruir satélites, interrompendo as comunicações aqui na terra.

Quando a órbita desses corpos se aproximam muito da atmosfera terrestre eles acabem entrando na atmosfera terrestre. A maioria queima na reentrada ou cai no mar, mais pode acontecer de atingirem a terra. A probabilidade dos destroços caírem no mar é maior apenas porque o mar representa cerca de 74% da superfície terrestre e a maiorias dos continentes tem poucas áreas habitada.

Nem mesmo a lua ficou livre do lixo, as missões que pousaram no nosso satélite natural deixaram lá muitos equipamentos (assim eles traziam menos peso na volta) que hoje são apenas lixo lunar. Esperamos que as agencias espaciais passem a se preocupar mais com esse problema, que mesmo parecendo ficção e muito serio.
Lixo espacial que caiu em maio de 2000 na Cidade do Cabo, acredita-se tratar-se de um tanque de combustível de um foguete americano Delta 2.
















Nenhum comentário: