sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Detectando Desígnio Na Natureza -2

Detectando Inteligência

Os indícios de existência de vida são muito conhecidos e podem ser pesquisados quando se busca vida em outros planetas. Por outro lado, procurar vida inteligente pode ser um desafio ainda mais difícil. Deveria ser possível detectar os sinais de vida inteligente do mesmo modo que os sinais de vida.

De maneira semelhante aos sinais de vida, os sinais de inteligência podem ser divididos em duas categorias:
1- Dados atípicos dos processos naturais
2- Dados que se Nº 10 Ciências das Origens sabe serem produtos de inteligência.

Em certo sentido, a separação entre ambas as categorias é artificial, já que muitos dados cuja origem se sabe que é devida à inteligência também são atípicos dos processos naturais. Antes que se possam classificar os dados como típicos ou atípicos de um processo natural, é preciso identificar os processos naturais.

Em outras palavras, é preciso conhecer as ferramentas que a natureza emprega, antes de estabelecer os seus limites de atuação. A história da ciência é o registro dos êxitos da humanidade para o entendimento de como funciona a natureza.

Em geral, sabe-se que a natureza utiliza duas ferramentas:
1- Um conjunto de leis que governam as interações da matéria
2-
O acaso, que determina onde, quando e sob que condições a matéria interage com outra matéria.

A gravidade é um exemplo de uma lei que governa as interações entre a matéria. Especialmente, ela é uma lei simples que afirma que os corpos que têm massa atraem-se mutuamente. Porém, quando se combina com outras leis simples, a gravidade mostra uma interação aparentemente complexa entre os planetas do nosso sistema solar com o resto do universo.

Às vezes, os resultados da ação das simples leis da natureza são elegantes e ordenados. Por exemplo, a estrutura dos cristais é muito ordenada, mas ela surge da interação relativamente simples de cargas positivas e cargas negativas como o sódio carregado positivamente (Na +) e o cloro carregado negativamente (Cl -) dos cristais do sal de cozinha comum.

Continua

Nenhum comentário: