segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Pegamos carona nos UFOs?

Enviado por UFO
18-Mai-2007
Arquivos recém lançados podem por fim a um mistério, mas muitos outros ainda permanecem sem resposta. Não é um tipo de discussão que você imagina ocorrer entre os figurões engravatados de 'Whitehall' - analistas da defesa debatendo a existência de homenzinhos verdes e especulando se eles têm ou não visitado a Terra.

Mas um grupo de documentos do Ministério de Defesa (MoD - Ministry of Defense) recém descobertos dá uma fascinante percepção acerca do interesse dos militares pelos UFOs. Eles contam a história da decisão do MoD em investigar a ameaça que os UFOs poderiam constituir; além das possibilidade de se utilizar a suposta tecnologia militar alienígena no campo da defesa.

Eles também expõem as atitudes conflitantes dentro de 'Whitehall' sobre do assunto e os esforços que os oficiais fizeram para tentar manter o projeto em segredo. Os documentos, muitos deles portando a tarja de "Segredos do Reino Unido", exibem os procedimentos utilizados no Projeto 'Condign', que durou três anos e analisou mais de
10
mil possíveis avistamentos de UFOs - muitos destes por militares - coletados ao longo de várias décadas.

A existência do relatório de
460
páginas foi revelada no ano passado em conformidade com as solicitações feitas por David Clarke, professor de jornalismo da Universidade Sheffield Hallam, e por seu colega Gary Anthony, através do Ato de Liberdade de Informação (FOIA).

Os documentos mostram os esforços internos para pressionar a realização de um estudo sobre os UFOs, que começaram em
1993. Numa breve nota de uma agência do MoD sobre a investigação secreta dos UFOs (chamada DI55
) um autor anônimo escreveu: "As implicações para a segurança nacional são consideráveis. Nós temos muitos relatos de objetos estranhos nos céus e nunca os investigamos".

Resposta paranóica
"Eu também acredito que é importante observamos que o que é considerado hoje como 'fato' científico pode não ser no futuro ... Se são obtidos relatos da existência de dispositivos que não utilizam sistemas de propulsão convencionais e que atingem uma larga faixa de velocidades e são silenciosos, sugiro que poderíamos utilizar este tecnologia, caso ela
exista".

E especula: "Se os dispositivos avistados não são da Terra, então necessitamos urgentemente conhecer os propósitos deles".
As possibilidades são:
1- Militares;
2- Científicas;
3- Turísticas.
Conforme um analista aposentado do MoD - cujo nome não foi perguntado - o Ministério ficou paranóico em meados dos anos 80 com rumores de que a União Soviética teria desenvolvido uma tecnologia que estava além dos conhecimentos da física ocidental.

"Por muitos anos nós ficamos preocupados com as especulações de que, em algumas especialidades, a Rússia era capaz de lidar com a Física de forma que nós desconhecíamos. Nós simplesmente não sabíamos sobre quais bases eles estavam trabalhando ...", disse. "Encorajamos os nossos cientistas a não pensarem que nós do ocidente conhecíamos tudo que havia para ser conhecido!".

O material referente ao Projeto Condign, obtido na sua versão original (através da lei de liberdade de informação), foi publicado em outubro após uma apelação, e sugere que o MoD suspeitava que este conhecimento científico vinha do estudos de UFOs (ou Fenômenos Aéreos não Identificados - UAPs Unidentified Aerial Phenomenas - como eles preferiam chamá-lo): "Autoridades russas, das ex-repúblicas soviéticas e chinesas fizeram um esforço coordenado para entender o fenômeno.

Diversas aeronaves foram destruídas e ao menos quatro pilotos morreram 'caçando UFOs'". Uma das conclusões do Projeto Condign era a de que os UAPs poderiam ser explicados através de fenômenos pouco conhecidos chamados plasmas. O relatório diz que os militares russos estavam fazendo pesquisas utilizando os plasmas como antenas refletoras, redutores de atrito aerodinâmico, dispositivos de camuflagem e para a produção de objetos em forma de disco.

A solicitação inicial, em
1993, para uma pesquisa sobre os UFOs feita pelo MoD foi arquivada, mas num memorando posterior datado de 19 de junho de 1995 - após uma onda de avistamentos - um comandante do DI55
escreveu: "Até conduzirmos algumas análises dos arquivos, nós não teremos nenhuma idéia do que a maioria dos relatórios representam.

Se em algum momento futuro for provada a existência dos UAPs, então haverá motivo para diversos embaraços". Clarke, cujo livro "Objetos Voadores: A História Social da Ufologia" será publicado em abril, diz: "Eles sabiam, devido ao fato de nenhum estudo detalhado acerca do assunto ter sido levado a cabo (e conseqüentemente não terem idéia do que os UFOs são), que não poderiam justificar adequadamente a afirmação de que estavam livres de qualquer ameaça".

Nick Pope, que trabalhou no Ministério da Defesa até
1994, acrescenta: "Este sempre foi assunto de um intenso AuMaNaCk http://www.aumanack.com Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 December, 2007, 00:21
debate. Como você poderia avaliar a questão para ver se havia algo significativo para a defesa sem levar a cabo pesquisas e investigações?

Penso que este é um daqueles temas com poucas probabilidades, mas com grandes conseqüências", E acrescenta: "Se desejássemos gastar um pouco mais de dinheiro, o potencial obtido caso houvesse algo de importância para a defesa seria justificável". Mas quanto dinheiro o MoD gastou afinal de contas?

Um documento aponta o custo estimado de
35.000 libras, enquanto outro de 1986 estima 80.000 libras por um ano inteiro de estudos. O Projeto Condign quando estava efetivamente começando levou mais de três anos para ser concluído. Portanto, isso significaria um custo de pelo menos 240.000
mil libras?

De acordo com o MoD, não. Embora ele não descarte esta possibilidade. "A hipótese da soma estar na casa das
80.000
mil libras por ano não tem fundamento e é imprecisa. Ela foi fundamentada a partir de um contrato já existente para os níveis orçamentários disponíveis", acrescenta.

O projeto foi encomendado a terceiros sob confiança do MoD e, embora seus detalhes não tenham sido revelados, os documentos sugerem que ele foi elaborado de forma a não expor o Projeto Condign. Nas correspondências do início de
1993 sobre o assunto, um memorando do DI55
se refere ao potencial de "embaraço político" caso o projeto se tornasse conhecido. E continua:

"Penso que abrir um novo contrato especificamente para este estudo e se utilizar de licitações poderia potencialmente expô-lo a um grande público". Mas Pope acredita que esta foi simplesmente uma medida prática. "Utilizar um contrato existente é sempre mais fácil do que contratar um novo.

Não foi uma tentativa de evitar análise alguma. Foi uma solução rápida". Pensamentos Apreensivos Os memorandos internos e as breves notas são temperados com menções de considerável ceticismo por parte do comando do
DI55. Nas instruções originais de 1993 ele escreve: "Eu estou bem ciente de qualquer um que fale sobre UFOs seja tratado com um certo grau de receio. Estou insistindo no tópico porque o DI55
tem responsabilidade com o assunto e não porque eu converso com homenzinhos verdes toda a noite!".

E num documento posterior ele descreve: "Os cientistas e engenheiros presentes lidam seriamente com o tema enquanto os não cientistas (ou aqueles sem um embasamento da ciência da física) comumente fazem piadas sobre homenzinhos verdes e alucinações em massa!".

Quando o Projeto Condign foi eventualmente concluído em 2000, ele checou a conclusão de que não havia evidências de que os UAPs fossem de origem extraterrestre. Mas havia um limite no qual o autor poderia atuar, pois ele não era autorizado a entrevistar pessoas que houvessem testemunhado eventos de UAPs ou a falar com especialistas.

"A natureza da classificação secreta significava que ele não estava autorizado a discutir o estudo com cientistas que estariam aptos a aconselhá-lo sobre a credibilidade das conclusões obtidas.", diz Clarke. Isto explica a frustrada conclusão do Projeto Condign - de que os UAPs são reais, mas causados por estranhos fenômenos de plasma que desafiam a compreensão científica. "O relatório termina não explicando o mistério e caindo em outro", diz Pope.James Randerson

22 de fevereiro de 2007 - Jornal Guardian - Inglaterra
Tradução de Luis Medeiros - Equipe UFO
AuMaNaCk
Fornecido por Joomla! Produzido em: 16 December, 2007, 00:21