sábado, 3 de novembro de 2007

Albert Einstein


Albert Einstein

A vida é como jogar uma bola na parede:Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se a bola for jogada com força, ela voltará com força.

Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la.A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda.Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA - AUDITÓRIO DO HOTEL BOURBON - CURITIBA – PR - BRASIL - Rua Cândido Lopes, 102 – Centro.
Data – 15 a 18 de Novembro de 2007 -Valor Único – R$ 100,00

BRASIL – ESTADOS UNIDOS - CANADÁ – FRANÇA -INGLATERRA – CHILE – PERU - URUGUAI

CIENTISTAS – MILITARES - UFÓLOGOS - AUTORIDADES DEBATENDO A VIDA INTELIGENTE NO UNIVERSO E OS FENÔMENOS UFOLÓGICOS

Veja abaixo a programação e as informações completas para participar do Fórum.


Carta Aberta à Comunidade Ufológica.
O Núcleo de Pesquisa Ufológica – (NPU), completou este ano 25 anos de plena atividade na pesquisa e divulgação do fenômeno UFO. Este ano comemoramos também 60 anos da chamada era moderna da pesquisa do fenômeno UFO em todo o mundo, e por fim comemoramos 50 anos do lançamento de primeiro satélite artificial o "Sputnik".

Como forma de comemoração estamos convidando a todos para participarem do II Fórum Mundial de Ufologia, o evento será marcado pela temática científico, militar e governamental, e nosso propósito ao final do evento será a elaboração da "Carta de Curitiba" documento que entre outros itens irá solicitar aos Governos Mundiais a devida atenção científica que o tema merece. O Fórum também marcará o inicio de uma nova fase do Núcleo de Pesquisa Ufológica - (NPU), onde estaremos lançando oficialmente uma campanha nacional e internacional em busca de uma nova assembléia na Organização das Nações Unidas – (ONU), para debater de forma ampla e séria o fenômeno UFO.

Sendo assim, não medimos esforços financeiros para a realização deste marcante encontro, mas precisamos muito da presença dos amigos. Queremos convocar todos aqueles que estiveram sempre juntos ao NPU . Vamos mostrar nossa força no Fórum, pois estamos convidando a imprensa nacional para estar presente ao evento. Aguardamos sua inscrição no Fórum e pedimos todo apoio na divulgação do mesmo.
Rafael Cury
Coordenador do Fórum.

Continua

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

Conferencistas Internacionais
Tema
Inteligência Cósmica e a Nova Tecnologia da Vida.

Dr. James Hurtak Ph.D. Ph.D. (Estados Unidos) – Ph.D. pela Universidade da Califórnia e um segundo Ph.D. pela Universidade de Minnesota, presidente fundador da Academia Para a Ciência Futura, autor do livro "As Chaves de Enoque", apresentou pesquisas sobre novas tecnologias energéticas na Academia de Ciências Russa e na Academia Chinesa de Ciências, foi conferencista na histórica conferência "Quando as culturas se encontram" em Washington DC em 1995, que reconheceu a presença extraterrestre na Terra, por parte de consultores do governo, apresentou o caso Varginha a um comitê especial das Nações Unidas, recebeu vários prêmios e medalhas por seus filmes gráficos sobre ciência futura, apresentou-se no Encontro Ambiental das Nações Unidas, África do Sul e recentemente deu conferencias sobre Mudanças Climáticas também pela Nações Unidas onde falou sobre avanços na biofísica e purificação da água, participou na Conferência da Mente Quântica na Universidade de Salzburg, Áustria, foi um dos principais divulgadores nos anos 80 das famosas e enigmáticas construções na superfície do Planeta Marte, atribuídas a civilizações que lá existiram.

*****************

Tema
Uma Análise Critica dos Fenômenos Aéreos Anômalos e a Segurança da Aviação no Mundo.

Dr. Richard Haines Ph.D. (Estados Unidos) – Mestre e Ph.D. pela Universidade de Michigan em Psicologia Experimental, bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana, foi consultor científico da NASA no período de 67 a 88, onde trabalhou no campo da Astronáutica, conduzindo experimentos nos projetos Gemini, Apollo, Skylab e outros, atualmente é chefe de ciências do Centro de Relatórios da Aviação Nacional sobre Fenômenos Anômalos – NARCAP, foi autor de 75 artigos em publicações científicas, é autor de vários livros entre eles "Observing UFO", UFO Phenomena and the Behavioral Scientifist", "Melbourne Incident: Case Study Of a Missing Pilot", "Close Encounters of the Fifth Kind (CE-5)", foi participante da famosa reunião de cientistas na Universidade de Stanford, onde foi discutido o tema UFO, dando origem ao Relatório Sturrock, que foi favorável á realidade do fenômeno UFO.

***************

Tema
O Dossiê Cometa
Jacques Patenet (França) – Engenheiro Aeronáutico, membro da Agência Espacial Francesa – (CNES), atualmente é diretor do Grupo de Estudos e Informações Sobre Fenômenos Aeroespaciais Não-Identificados – (GEIPAN), entidade criada nos anos 70 pelo governo francês para o estudo de fenômenos aeroespaciais anômalos e ufológicos. Foi um dos responsáveis pela elaboração e divulgação do Dossiê Cometa que envolveu dezenas de cientistas na pesquisa do fenômeno UFO.
*******************
Tema
A confirmar
Dr. Stanton Friedman (Canadá) – Físico Nuclear, trabalhou no Departamento de Propulsão Nuclear de Aeronaves da General Eletric, recentemente foi homenageado pelo prefeito de Frederiction, sua cidade natal, que agora comemora anualmente o dia 21 de Agosto como o dia de "Stanton Friedman" por sua dedicação à pesquisa do fenômeno UFO, é um dos mais requisitados ufólogos pela mídia internacional, recentemente participou de programas como "Larry King Live", "Fox News Live" e "CBS Sunday Morning", ficou mundialmente conhecido por tornar público documentos sobre o famoso "Caso Roswell" evento que registrou a queda de um UFO em solo norte-americano em 1947, é autor de vários livros e centenas de artigos publicados em dezenas de países.
******************
Tema
Os Verdadeiros Arquivos X.

Nick Pope (Inglaterra) – Foi durante muitos anos diretor de estudos ufológicos do Ministério da Defesa Britânico, iniciou seus trabalhos com uma visão cética para a realidade do fenômeno UFO, sua postura mudou quando teve acesso a documentos secretos mantidos pelo governo referente à pesquisa ufológica, sua presença no Ministério de Defesa lhe proporcionou acesso a depoimentos de pilotos, registros de ufos em radares, contatos com autoridades e cientistas, documentos do governo, etc, que resultou no seu livro "Céus Abertos – Mentes Fechadas".
******************

Tema -Epicentros da Verdade:

Crônicas desconhecidas e documentadas sobre o fenômeno dos OVNIs no Peru.

Dr. Anthony Choy Montes (Peru) – Advogado, membro fundador e principal investigador do Grupo de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos da Força Aérea do Peru – (OIFAA), é mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica do Peru, mestre em Defesa e Desenvolvimento Aeroespacial pela Escola Superior de Guerra da Força Aérea do Peru, diplomado em Investigação Científica e Cátedra Universitária pela Universidade Inca Garcilazo de la Veja, escritor, periodista e jornalista de investigação, responsável pela investigação e pesquisa do caso "Incidente Chulucanas" que foi o primeiro evento envolvendo a presença de OVNIs divulgado pela Força Aérea do Peru –(FAP).
*****************
Tema - As Investigações Oficiais sobre os OVNIs realizadas pelo CRIDOVNI no Uruguai.

Cel(Nav) Ariel Sanchez (Uruguai) – Tenente Coronel da Força Aérea Uruguaia (FAU), membro da Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de OVNIs – CRIDOVNI, entidade criada com o aval da Governo Uruguaio, e que representa o reconhecimento oficial deste país para a realidade do fenômeno UFO, atualmente trabalha como controlador de tráfego aéreo.

**********************
Tema – OVNIs no Chile: Uma aproximação global.

Prof. Rodrigo Fuenzalida (Chile) – Sociólogo, conferencista internacional, presidente do Grupo de Investigações Ovinológicas – (AION), é representante no Chile da Mutual UFO Network - (MUFON) principal entidade de pesquisas ufológicas dos Estados Unidos, dirigente do primeiro Curso de Ufologia Científica da Universidade Tecnológica Metropolitana em Santiago, participante em 2000 do FIDAE organizado pela Força Aérea do Chile, onde foi debatido o tema ufologia.


CONVIDADOS ESPECIAIS
Tema 1 – Os UFOs e o perigo real e imediato nos espaços aéreos em todo o mundo.
Tema 2 – O papel do CEFAA no contexto nacional dos UFOs.

Durante o II Fórum Mundial de Ufologia, o NPU e Câmara Municipal de Curitiba estarão homenageando dois importantes nomes ligados ao campo ufológico, um da velha geração e outro da nova geração, General Ricardo Bermudez, responsável pela criação do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos – (CEFAA) entidade oficial da Força Aérea Chilena para pesquisa dos UFOs, e o Capitão Rodrigo Bravo, piloto da Força Aérea do Exército do Chile, que recebeu recentemente autorização do Comando do Exército de seu país para falar abertamente sobre casos pesquisados pela Força Aérea do Chile.

Continua

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

Conferencistas Nacionais
Tema
A busca da vida extraterrestre:
Uma abordagem científica.

Dr. Carlos Alexandre Wuensche (SP) – Doutor em Radioastronomia e Física Solar e Mestre em Ciência Espacial e Astrogeofísica ambos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - (INPE), bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – (UERJ), atualmente é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do INPE, onde é também Prof. de Astrofísica no curso de pós-graduação, entre os experimentos científicos que participa destaca-se o Projeto ARCADE (Absolute Radiometer for Cosmology, Astrophysics and Diffuse Emission) experimento extratosférico que tem como objetivo o estudo do espectro da radiação cósmica, autor de dezenas de artigos científicos.
***********************
Tema
Quem é vivo sempre aparece.
Um ensaio sobre os extraterrestres.
Dr. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão (RJ) – Doutor em Astronomia pela Universidade de Paris, criador e diretor do primeiro Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, escritor, autor de mais de 85 livros entre eles "Explicando a Teoria da Relatividade" , o "Livro de Ouro do Universo" e "Dicionário de Astronomia e Astronáutica", foi diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.
***********************
Tema
UFOs: Erros de Interpretação.
Dr. Ricardo Varela (SP) – Doutor em Computação Científica, cientista integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – (INPE), onde trabalha no setor de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), e no Grupo de Segurança de Sistemas e Redes – (GSR).
*******************
Tema
Uma abordagem científica da possibilidade de vida inteligente no Universo.

Prof. Wilson Picler (PR) – Graduado em Física, Professor e Empresário no campo educacional superior, diretor do Grupo Educacional UNINTER, primeiro suplente de Deputado Federal pelo PDT do Paraná, um dos idealizadores da Universidade Aberta Leonel Brizola, foi responsável por inúmeras pesquisas no campo da psicotrônica e do efeito Kirlian onde pretende desenvolver tese de mestrado, presidente eleito para o biênio 2008/09 da TV Comunitária de Curitiba.

Continua

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

Painel Especial

Participação dos dirigentes da Comissão Brasileira de Ufologia – CBU
Ademar José Gevaerd (MS) – Editor da Revista UFO
-Tema – O Brasil no contexto mundial dos UFOs.

Fernando Ramalho (DF) – Diretor da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres – (EBE-ET)
-Tema – Aspectos Legais para a liberação de arquivos ufológicos sigilosos do governo brasileiro.

Marco Antonio Petit (RJ) – Diretor da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos – (AFEU)
Tema – Ufologia Militar na Brasil.

Rafael Cury (PR) – Presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil – (ANUB)
Tema – A Ufologia e a Organização das Nações Unidas – A Busca por uma nova Assembléia.

WORKSHOP ESPECIAL 1

EXTRATERRESTRES PORQUE ELES ESTÃO AQUI
Conferencista: Dr. James Hurtak Ph.D, Ph.D.
Local – Auditório do Hotel Bourbon – Rua Cândido Lopes, 102 - Centro.
Data – Dia 15 de Novembro das 20h30m às 23h
Valor Único – R$ 50,00 – para sua reserva utilize o código WS 1

Uma análise das aparições de numerosas formas de Inteligência Extraterrestre. Se nós não estamos sozinhos, e mais importante, se existem muitos "outros tipos" de inteligência no espaço exterior: como podemos explicar essas outras formas de vida? E por que as inteligências extraterrestres podem aparecer e desaparecer tão rapidamente?

Isso significa que eles existem em outras dimensões da criação? Os cientistas acreditam que nós somos apenas uma forma acidental de criação, mas isso parece negar um propósito maior para o objetivo da vida e de um plano divino. Talvez nós estejamos presos no espaço e no tempo, mas podemos ser semelhantes a eles quando dermos o nosso próximo salto quântico evolucionário.

Observação – A comissão organizadora informa, que no período do Workshop não haverá palestras no congresso. Haverá tradução simultânea para o português.

Continua

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

WORKSHOP ESPECIAL 2

CASO ROSWELL – 60 ANOS DE MISTÉRIO
Conferencista: Dr. Stanton Friedman
Local – Auditório do Hotel Bourbon – Rua Cândido Lopes, 102 - Centro.
Data – Dia 17 de Novembro das 20h30m às 23h
Valor Único – R$ 50,00 – para sua reserva utilize o código WS 2

Uma abordagem geral e completa sobre um dos mais importantes acontecimentos da ufologia mundial. O Caso Roswell representou na história da ufologia o marco inicial da pesquisa mundial, foi um evento determinante para a criação do sigilo governamental em torno dos UFOs.

O físico nuclear Stanton Friedman foi o responsável pela divulgação no final dos anos
70
de farta documentação sobre o incidente e é sem dúvida a autoridade mais bem informada sobre o caso. Neste Workshop, além de apresentar documentos, evidências, testemunhas, trará as mais recentes informações que envolvem a pesquisa sobre a queda de Roswell, e irá desmistificar informações não verdadeiras sobre o incidente.

Observação – A comissão organizadora informa, que no período do Workshop não haverá palestras no congresso. Haverá tradução simultânea para o português.

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃ O

O Jantar será realizado no restaurante Dona Helena, um dos mais tradicionais de Curitiba, localizado no Centro da cidade. No cardápio, rodízio de carnes, buffet de antepastos, 21 tipos de saladas, polenta, risoto, maionese, massas, lasanhas, etc. Serão servidos vinhos, aperitivos e refrigerantes à vontade, além de oito tipos de sobremesas.

Local – Restaurante Dona Helena – Rua XV de Novembro, 1951 - Centro.
Data – Dia 16 de Novembro – Sexta Feira - às 21h00
Valor Único - R$ 30,00 - para sua inscrição utilize o código JC 01

Observação:
No valor estão inclusos o jantar e o transporte saindo dos hotéis e retornando aos mesmos após o termino do jantar.

Continua

II FÓRUM MUNDIAL DE UFOLOGIA

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM

A taxa única para participar do período integral do Fórum Mundial de Ufologia é de R$ 100,00. Solicite sua inscrição indicando o código TI 01. Qualquer dúvida favor consultar nossa central de informações.
HOTÉIS CONVENIADOS
Reserva de Hotéis através de nossa Central de Informações – Veja logo abaixo

Hotel Caravelle Palace (****)
Apto Single – R$ 75,00 – Diária
Apto Duplo – R$ 90,00 – Diária
Apto Triplo – R$ 130,00 – Diária

Hotel Tivoli
Apto Standard Single – R$ 80,00 – Diária
Apto Standard Duplo – R$ 106,00 – Diária
Apto Standard Triplo – R$ 132,00 – Diária
Apto Luxo Single – R$ 87,00 – Diária
Apto Luxo Duplo – R$ 116,00 – Diária
Apto Luxo Triplo – R$ 143,00 – Diária

Observações Importantes:
Já estão incluídos nos valores acima taxa de serviço e café da manhã.Não haverá necessidade de transporte dos Hotéis para o auditório do evento, o Hotel Tivoli fica ao lado do Bourbon e o Hotel Caravelle fica a cerca de uma quadra.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Transporte do Aeroporto.
A comissão organizadora do evento informa que existe um ônibus que sai do aeroporto Afonso Pena de 20 em 20 minutos e um dos destinos é o Hotel Bourbon, local onde será realizado o evento. O valor é R$ 8,00. Este serviço deve ser solicitado diretamente no aeroporto quando de sua chegada.

Certificado de participação.
A comissão organizadora do evento informa que será fornecido a cada participante do Fórum um certificado de participação no evento. Não haverá custo algum para este item.

Passagens aéreas.
Recomendamos que procurem comprar com antecedência seus bilhetes aéreos em razão do feriado. Indicamos a compra via Internet diretamente nos sites das companhias aéreas, pois os valores são geralmente promocionais.

Grade de horários das palestras no Fórum.
Acesse o site
www.npubrasil. com.br , e veja a ordem de apresentação dos conferencistas. Informamos também que a grade será distribuída no início do evento.

Materiais fornecidos durante o Fórum.
Na abertura do Fórum serão fornecidos pela comissão organizadora, Pastas, Crachás, Canetas e Papel para anotações.

Central de Informações e Inscrições
Núcleo de Pesquisa Ufológica – NPU - Rua Mariano Torres, 792 – Curitiba.
Fone (41) 3324-0805 e Fone/Fax (41) 3324-1003
E-mail – npubrasil@gmail. com
Caixa Postal – 1366 – CEP 80011-970 Curitiba – Pr.
Horário Comercial

Formas de Pagamento
Depósito Bancário:
Em nome do Núcleo de Pesquisa Ufológica – NPU.
CNPJ - 79547881/0001- 15
Banco Itaú – Ag. 3891 – Conta 00094-9
Banco Bradesco – Ag. 3285 -9 Conta 78932-1

Cheque Nominal e Vale Postal:
Em nome do Núcleo de Pesquisa Ufológica - NPU.
Enviar para Caixa Postal 1366 – Curitiba – Pr. CEP 80011-970

Boleto Bancário:
É só preencher o cupom com todos os pedidos e solicitar o envio do Boleto. Lembramos que o não pagamento do Boleto anula os pedidos. Informamos também que não havendo interesse no pagamento do Boleto é só eliminá-lo.

Núcleo de Pesquisa Ufológica – NPU
Rua Mariano Torres, 792 - Curitiba.
Fone (41) 3324-0805 e Fone /Fax (41) 3324-1003
E-mail – npubrasil@gmail. com
Site:
www.npubrasil. com.br
Caixa Postal – 1366 – CEP 80011-970 Curitiba – Pr.

Atenção:
Só serão computadas as inscrições, após o envio de cópia do comprovante de depósito através de fax, e-mail ou Caixa Postal. Não esquecer de anexar os dados da(s) pessoa(s) inscrita(s).

Apoio
Instituto Prof. Wilson Picler
Revista UFO –
www.ufo.com. br

Agradecimentos

UNIBEM – www.unibem.com. br
TV COM – www.tvcomunitaria. org
Celito Medeiros – www.celitomedeiros. com

REALIZAÇÃO
Núcleo de Pesquisa Ufológica – NPU
Rua Mariano Torres, 792 - Curitiba.
Fone (41) 3324-0805 e Fone/Fax (41) 3324-1003
E-mail – npubrasil@gmail. com
Site:
www.npubrasil. com.br
Caixa Postal – 1366 – CEP 80011-970 Curitiba – Pr.

Paulo Aníbal G. Mesquita
Consultor Revista UFO
C°I rev. Sexto Sentido
EXO-X, GUCIT & Ufo-Nit
www.ufo.com.br
www.exo_x.blogger.com.br

Tenente-coronel aposentado faz novas revelações...


Tenente-coronel aposentado faz novas revelações sobre a Operação Prato

Repórter do jornal O Liberal, de Belém, localiza, a pedido da Revista UFO, o coronel Gabriel Brasil, que foi contemporâneo de Uyrangê Hollanda durante a fase do chupa-chupa no Pará.
Sidney Pereira Filho, convidado especial da Revista UFO.

Muita coisa ainda está para ser esclarecida sobre os avistamentos e ataques a pessoas ocorridos no Pará, entre os anos de 1974 e 1978, especialmente na ilha de Colares, onde foi mais intensa a manifestação do fenômeno que assustou toda a população daquela vasta região, o chupa-chupa.

Como se sabe, em 1977 a situação ficou insuportável para os moradores das áreas atingidas e a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu então lançar uma ofensiva para investigação dos ataques, a chamada Operação Prato, que começou em setembro e acabou em dezembro do mesmo ano.

A onda do chupa-chupa ou “luz vampira”, como era muitas vezes chamada pelos ribeirinhos do Pará e do vizinho Maranhão, foi detectada inicialmente na região do Rio Gurupi, que corta ambos os estados e onde mais tarde se concentrariam os casos de maior gravidade que já se viu na casuística ufológica brasileira.

A Operação Prato foi lançada num momento em que, felizmente, os ataques começaram a diminuir de intensidade. Mas a vida dos moradores daquelas áreas não foi fácil até que isso ocorresse, e centenas de casos de agressões pelas luzes foram registrados, dos quais pelo menos quatro resultaram em óbitos.

A missão militar foi a maior iniciativa de que se tem conhecimento para investigação oficial do Fenômeno UFO no Brasil, e foi classificada como confidencial dentro das normas do Regulamento para Salvaguarda de Assuntos Sigilosos. Na maioria das vezes os avistamentos eram noturnos, quando os UFOs sobrevoavam as pequenas comunidades litorâneas e rurais, levando pânico e terror.

Segundo relatos da época, os objetos tinham formato geralmente esférico, seguidos dos de aparência cilíndrica e uns raros em forma de peixe. Muitas testemunhas dão conta de que transportavam em seu interior criaturas semelhantes a seres humanos de estatura média.

As vítimas do chupa-chupa eram em geral adultas e de ambos os sexos. Os incidentes ocorriam normalmente de forma casual, quando estavam em suas casas, nas ruas, igrejas e escolas. Segundo a doutora Wellaide Cecim Carvalho, médica enviada pela Secretaria de Saúde do Pará para tratar das vítimas, que dava expediente na pequena unidade sanitária de Colares, cerca de
60 a 70%
dos ataques da luz vampira eram dirigidos a mulheres.

A doutora Wellaide ainda explicou à Revista UFO que as lesões nos atingidos configuravam-se em queimaduras de primeiro a segundo graus, não superiores a
15 ou 20
cm de extensão e eram localizadas, na maioria das vezes, sobre a região torácica. O que mais a impressionou foi que a pele das vítimas parecia necrosada, como se os ataques tivessem ocorrido há dias, embora tivesse acontecido há poucas horas.

Os que eram atacados pelo chupa-chupa também se queixavam de vertigem, dores no corpo, tremores, falta de ânimo, sonolência, fraqueza, rouquidão, queda de pêlos, descamação da pele lesada e freqüentes dores de cabeça. “Parecia que aquela luz retirava não apenas sangue das vítimas, como se constatou, mas também sua energia vital, porque elas não tinham mais forças para nada”, diz a médica.

Toda essa situação já foi longamente exposta e documentada pela Revista UFO e outras publicações, inclusive os resultados obtidos durante a Operação Prato, embora nossos governantes tenham preferido manter silêncio sobre a missão militar mesmo passadas três décadas.

Assim, na falta de uma manifestação oficial de nossas autoridades, a Comunidade Ufológica Brasileira tem se valido de investigações constantes na região onde ocorreram os fenômenos e da cooperação de alguns poucos militares que resolveram revelar o que sabiam.

Continua

Tenente-coronel aposentado faz novas revelações...

Entre eles, evidentemente, o que mais contribuições deu para denunciar os fatos foi o coronel Uyrangê Hollanda, que comandou a operação e, 20 anos depois de encerrada, concedeu uma bombástica entrevista à UFO, revelando detalhes dos procedimentos da missão na selva e como ele e seus homens estiveram frente a frente com os seres extraterrestres que pilotavam as naves na Amazônia.

Agora,
10
anos após a histórica entrevista de Hollanda, surge um novo militar também disposto a revelar o que sabe sobre as ações secretas da FAB no Pará. O tenente-coronel Gabriel Brasil, aposentado da Aeronáutica e ainda residente em Belém, é este homem.

Embora inicialmente reservado e indeciso quanto até que ponto poderia chegar em suas declarações, o militar decidiu contar muita coisa que vinha guardando para si após uma rápida intervenção do editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd.
Apesar de não ter participado diretamente da Operação Prato, ele estava na ativa no I Comando Aéreo Regional (COMAR I) durante sua realização, e compartilhou informações com os homens que a conduziram, em especial o coronel Uyrangê Hollanda, de quem foi muito amigo.

Como também se sabe, o I COMAR foi a instituição que controlou as atividades da operação. Já reformado, Gabriel Brasil ainda guarda em seu arquivo pessoal cópias das fotos de UFOs tiradas na ocasião por Hollanda e seus homens em Colares. Ele as apresentou a este autor, mas a maioria delas já era conhecida da Comunidade Ufológica Brasileira, por terem sido várias vezes publicadas em UFO.

Continua

Tenente-coronel aposentado faz novas revelações...

Em sua entrevista, o militar também descreveu avistamentos de naves que teve pessoalmente nas décadas de 50 e 70, testemunhando que considera o Fenômeno UFO uma coisa séria e inquestionável. Durante o período em que esteve na ativa, ainda na década de 1980, o tenente-coronel foi chefe do extinto Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Belém (SRPV-BE).

Além disso, na mesma época, foi professor de teoria de propagação ionosférica na Universidade Federal do Pará (UFPA), quando teve um dos avistamentos mais marcantes de vida. “Eu dava aula à noite e naquela época os funcionários da UFPA estavam em estado de greve.

De repente as luzes do campus se apagaram e eu pensei que fossem representantes da categoria impedindo que déssemos aula. Saí da sala junto dos alunos para ver o que era e exatamente em cima da Ilha do Combu havia uma luz amarela com
300 a 500
m de diâmetro”, declarou o militar, referindo-se à ilha localizada na foz do Rio Guamá, bem em frente da universidade e ponto turístico de referência de Belém.

A luz observada, segundo Gabriel Brasil, era muito intensa e permaneceu por vários segundos no ar. “De repente, aquilo desapareceu como tivesse se teletransportado para algum lugar. Simplesmente desapareceu na nossa frente”. Depois de Hollanda, ele é o militar que mais contribuiu com a revelação de informações sobre a Operação Prato. Vejamos a entrevista exclusiva que concedeu.

Continua
UFO – O senhor tem em seu acervo algumas fotos que mostram os UFOs observados durante a Operação Prato, e disse ter visto muitas outras e ainda assistido a filmes feitos pelos militares em Colares. O que este material todo contém?

Gabriel Brasil – As fotos são retiradas dos filmes feitos pelos militares da Aeronáutica durante aquela missão na selva. Num deles aparece uma sonda ufológica com
80 cm de diâmetro, que foi fotografada e filmada à noite pela equipe do coronel Uyrangê Hollanda ao lado de um coqueiro.

Aquela sonda circulava por Colares e era ela que imobilizava as vítimas e recolhia materiais [Sangue de pessoas e amostras orgânicas e minerais do meio ambiente], segundo as informações da equipe que esteve lá. Além disso, eu assisti a um filme, que os colegas conseguiram, em que se vê a aproximação de uma nave.

Ela tinha descido do céu e arriado uma escada para seus tripulantes saírem do objeto. Mas quando eles perceberam a chegada da equipe do Hollanda, subiram de volta no aparelho e decolaram, deixando um rastro de luz bastante intenso e permitindo que fosse feito bastante material fotográfico.

As imagens mostravam também como era o funcionamento das tais naves, que aparentemente operavam através da variação da luz [Tese defendida por certos militares que atuaram na Operação Prato]. Agora, o que tinha dentro delas para se fazer essa avaliação, ninguém sabe.

UFO – Algumas fotos da Operação Prato acabaram vazando, mas infelizmente os filmes nunca saíram dos quartéis. O que o senhor, que os assistiu, poderia nos falar sobre eles? O que eles mostravam?
Gabriel Brasil – O que eu posso informar sobre a operação militar que aconteceu em Colares é que os registros resultaram principalmente em quatro filmes, que tinham duração de oito a 10 minutos cada. Naquela época, quem comandava o I Comando Aéreo Regional (COMAR I) era o brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, que reuniu representantes da sociedade e autoridades locais para mostrar o material obtido.

Também vieram para aquela reunião militares do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, de São José dos Campos (SP). Além deles, acredito, estavam representantes da NASA. Os filmes foram apresentados durante o encontro, mas depois disso nunca mais se soube deles.

Eu sempre tive uma forte relação de amizade com o saudoso coronel Uyrangê Hollanda, principalmente por causa de assuntos relacionados a discos voadores, pois ambos apreciávamos o tema. Ele me informou que os filmes obtidos por sua equipe foram enviados a Brasília, e creio que devem estar lá até hoje [Segundo fontes, estariam no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), na capital do país].

Naquele acervo era possível ver atividades dos objetos voadores não identificados sobrevoando a área, pousando, decolando e até entrando na água direto, sem reduzirem sua velocidade. Os filmes também apresentavam naves pequenas entrando em outras maiores. E ainda mostravam as operações das sondas, que coletavam material.

Continua

Tenente-coronel aposentado faz novas revelações...

UFO Onde foram parar essas fotos e filmes?
Gabriel Brasil
– Devido a toda a amizade que eu tinha com o Hollanda, várias cópias das fotos vieram parar em minhas mãos, e as mantenho até hoje. Ele também me mostrou duas imagens obtidas no município de Tomé-Açú, bem no interior do Pará.

Em uma delas aparecia uma nave pousando em determinado local, o que fica claro porque aparecem as marcas das sapatas da nave [Trem de pouso]. Eu também vi outra foto na qual é possível perceber que houve a coleta de material do solo a uma relativa altitude. Atualmente, eu não sei aonde essas duas imagens foram parar [Ao fim da Operação Prato, Hollanda entregou todas as fotos e filmes ao comando do I COMAR e não reteve nada para si].

UFO No período em que foi realizada a Operação Prato, em 1977, a população brasileira sofria com a ditadura militar. Existem algumas teorias que afirmam ter havido a presença de militares norte-americanos em Colares, e que eles teriam influenciado os brasileiros para que todo o material obtido na missão fosse apreendido e enviado a Brasília. O que o senhor sabe sobre isto?
Gabriel Brasil
Eu desconheço completamente esta versão. Não havia nenhum norte-americano aqui. Na época, eu trabalhava diretamente com o brigadeiro Camarão e com certeza eu teria sabido disso. A realidade é que ele recebeu uma determinação lá de Brasília para que fossem feitas investigações sobre o chupa-chupa, quando então foi montado um grupo de trabalho que passou vários meses em Colares.

Era a Operação Prato. Muito material foi coletado pelos militares, que também fizeram os avistamentos. Mas tudo foi apresentado para a sociedade e apenas os filmes foram encaminhados a Brasília. Daí eu nunca mais ouvi falar deles. É possível que ainda existam, mas sabe-se lá onde...

UFO Na Região Amazônica existem muitos casos de avistamentos de discos voadores e até de contatos com seres extraterrestres. O senhor saberia dizer que locais exatamente eles acontecem?
Gabriel Brasil – Além de Colares, outra região em que os fenômenos eram e ainda são constantes é a que está compreendida no delta do Rio Amazonas, indo de lá até a divisa do Pará com o Maranhão. Outro local onde ocorrem vários avistamentos é a região próxima do Rio Tapajós, onde eles são tão constantes que se tornaram comuns entre os ribeirinhos, fazendo parte de seu cotidiano.

Continua

Tenente-coronel aposentado faz novas revelações...

UFO Além de acompanhar o desenvolvimento da Operação Prato e de constatar seus resultados em fotos e filmes, o senhor também teve experiências pessoais de avistamentos de naves. Como elas ocorreram?
Gabriel Brasil
– Sim, tive um avistamento na década de 50, quando estudava na Escola da Aeronáutica, que funcionava no Campo dos Afonsos, na Ilha do Governador [Área militar onde está a Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro]. Eram 02h00 e eu estava de serviço na pista de pouso e decolagem da base, quando observei uma luz descendo na vertical a uma velocidade incrível.

Tinha uma cor amarelada, tipo lâmpada de sódio. Quando se aproximou um pouco solo, mudou de direção em
90 graus e manteve aparentemente a mesma velocidade, quando a luz então mudou para a cor verde.
Isso para mim foi incrível, porque entre as leis que nós conhecemos, da Mecânica de Newton e até a Mecânica Quântica, aqueles movimentos eram impossíveis.
Qualquer corpo mudando de direção sofre os efeitos de massa e velocidade, e assim haveria uma autodestruição do mesmo. Mas aquele objeto que eu vi não sofria a força da gravidade e nem a mudança de direção. Esse foi um dos avistamentos.

UFO – O senhor teve mais algum avistamento? Poderia nos contar?
Gabriel Brasil – O outro caso aconteceu na década de
70, quando eu ainda lecionava teoria de propagação ionosférica na Universidade Federal do Pará (UFPA), à noite. Numa determinada época, os funcionários públicos estavam em estado de greve e o movimento também atingia a universidade.

Numa ocasião, estava dando aulas quando de repente as luzes se apagaram. Eu pensei que fossem alguns representantes da categoria impedindo que déssemos aula, e saí junto com alguns alunos para ver o que se passava. Estudantes de outras turmas fizeram o mesmo, resultando num aglomerado de gente no pátio do campus.

Então, exatamente em cima da Ilha do Combu, que fica bem na frente da UFPA, havia uma luz amarela muito intensa, com tamanho entre
300 e 500
m de diâmetro. Aquela luz permaneceu ali parada por vários segundos, quando de repente desapareceu como se tivesse se teletransportado para algum lugar.

Simplesmente desapareceu na nossa frente. Além desse caso, eu também tive outro avistamento na década de
70, em cima das instalações da Embratel, em Belém. Era por volta das 23h00
quando surgiu uma luz branca muito intensa, passando a média altitude e com uma velocidade incrível.

Como piloto e acostumado com as velocidades das aeronaves, estranhei muito aquilo. Porque naquela década não havia, como ainda hoje não há, nenhuma aeronave que pudesse voar naquela velocidade, cruzando o horizonte tão rapidamente. Eu estimo que aquela luz estava em torno de seis a
10 mil quilômetros por hora. Tentei fotografar, mas foi tecnicamente impossível.

Funcionário demitido da NASA revela coisas incríveis

Tradução: Milton Dino Frank Junior.

O ex-gerente de Dados e do Departamento de Controle de Fotografia do Laboratório Receptor Lunar da Nasa durante o Programa Lunar tripulado Apollo, Ken Johnston, liberou totalmente recentemente várias declarações sensacionais nos EUA. O especialista disse que os astronautas norte-americanos acharam ruínas antigas de origem artificial e uma tecnologia previamente desconhecida para controlar a gravitação quando a missão pousou na Lua.

Os astronautas tiraram fotos dos objetos que eles acharam, mas a NASA ordenou que Johnston destruísse as imagens. Johnston não seguiu a ordem. Ele disse que o governo norte-americano estava mantendo esta informação um segredo durante 40 anos.

As alegações assustadoras de Johnston sobre a missão Apollo apareceram recentemente em um novo livro chamado "Dark Mission: the Secret History of NASA", (A Missão Escura: a História Secreta da NASA) de co-autoria com o consultor da NASA e Conselheiro científico da CBS, Richard C. Hoagland e Mike Bara, um consultor de engenharia aeroespacial.

De acordo com Kay Ferrari, Diretor da JPL do Programa SSA (em um telefonema para Johnston semana passada), foi Johnston que era citado como crítico da NASA no livro novo de Hoagland, "Dark Mission" (Missão Escura), isso a incitou pedir a resignação de Johnston do Programa SSA.

Quando Johnston se recusou, citando primeiro as proteções da Emenda de liberdade de expressão a disposição de todos os empregados da NASA, até mesmo aos que pertencem a JPL, Ferrari decidiu removê-lo arbitrariamente do Programa SSA esta semana sem uma real causa aparente.

Continua

Funcionário demitido da NASA revela coisas incríveis

As fotos de baixa qualidade que estão no livro mostram ruínas de edifícios, uma enorme cúpula como se fossem objetos feitos de vidro, torres de pedra e castelos pendurados no ar. Não tenho nada que perder. Briguei com a NASA e fui despedido", Ken Johnston disse.

"Realmente, a NASA acredita que as alegações sobre a civilização antiga achada na Lua não são sérias. Os autores do livro controverso também dizem que o presidente John F. Kennedy que lançou a corrida lunar com a União soviética realmente pretendia compartilhar tecnologias extraterrestres com Moscou.

Fazendo um discurso nas Organizações das Nações Unidas em setembro de
1963, Kennedy ofereceu supostamente para a URSS para organizar uma missão em conjunto à Lua. Richard Hoagland acredita que o interesse de Washington na exploração de Lua que apareceu de repente depois de 30 anos de silêncio está baseado nos achados lunares que o governo norte-americano tem mantido em segredo durante 40
anos.

Rússia, China, Japão e até mesmo a Índia anunciaram publicamente os seus planos para trabalhar na exploração da Lua. O EUA, Hoagland disse, quer ser neste momento o primeiro. Em dezembro a NASA anunciou planos para construir para uma base internacional em um dos pólos da Lua. A base será terminada antes de
2024.

O fabricante de foguete de lançamento da Rússia, Energia, tem um programa mais ambicioso: construir uma base tripulada permanente na Lua antes de
2015. A Rússia diz que a base será construída para desenvolver a produção industrial de hélio-3
. Especialistas norte-americanos preferem não dizer nada específico sobre assunto.

Para coroar tudo isso, a China lançou seu primeiro satélite à Lua no dia
24 de outubro. A China também pretende lançar uma base lunar e uma sonda espacial não tripulada à Lua antes de 2010
. Isótopo não radioativo do hélio, o hélio-3, é um combustível poderoso para a síntese nuclear.

Só seis toneladas deste combustível proveriam energia suficiente para abastecer um grande país europeu durante um ano. A qualidade do gás (produção livre de poluição e rendimento muito alto) faz com que muitos países tratem esta perspectiva com a maior seriedade possível. A Alemanha, Índia e China conduzem vários trabalhos de pesquisa para desenvolver métodos de extração de hélio-
3.

continua