sexta-feira, 11 de maio de 2007

Estrela explode e cria a maior supernova já vista

Imagem artística (acima) e imagens de telescópio da maior supernova já registrada, segundo a Nasa; ela foi provocada por uma explosão que 'rachou' uma estrela talvez 150 vezes mais robusta que o Sol

Estrela explode e cria a maior supernova já vista
Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - Uma monstruosa explosão rachou uma estrela talvez 150 vezes mais robusta que nosso Sol, numa galáxia relativamente próxima, criando a mais poderosa e brilhante supernova já observada, disseram astrônomos na segunda-feira.

A dramática morte da estrela que explodiu pode ser um tipo raro de supernova, reservada para as estrelas de "massa estranha", que os astrônomos já haviam especulado, mas nunca haviam testemunhado. A supernova, designada como SN 2006gy, ocorreu a 240 milhões de anos-luz, numa galáxia chamada NGC 1260, e foi estudada usando o Observatório de Raios-X Chandra (orbital), da Nasa, bem como telescópios ópticos na Terra.

A explosão aconteceu há muito tempo, mas só foi detectada no ano passado, depois de sua luz viajar muitíssimos trilhões de quilômetros, até que pudesse ser observada na Terra. "Isso soa muito distante, mas na verdade é bastante perto na vasta escala do universo", disse o astrônomo Nathan Smith, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que liderou a pesquisa, em entrevista coletiva.

A supernova foi descoberta em setembro de 2006, sendo de longe a mais poderosa e brilhante já observada, segundo Smith. "Na verdade, mesmo após a maior parte de um ano, bem depois de 200 dias, ela já se apagou um pouco, mas ainda é praticamente tão visível quanto uma supernova normal em seu auge", disse Smith.

Uma supernova marca a morte de uma estrela numa explosão espetacular. Os cientistas dizem que esses eventos têm um papel crucial na criação de elementos pesados, por meio da fusão e síntese nuclear, e posterior lançamento no espaço, semeando o cosmo com metais.

Os cientistas descartaram uma possível explicação alternativa para o que estavam vendo, de que seria a explosão de uma estrela anã branca, com uma massa apenas um pouco maior que a do Sol. O astrofísico Mario Livio disse que a supernova pode ter resultado de um tipo de mecanismo de explosão que só existia em cálculos teóricos. Ele disse que a primeira geração de estrelas no universo pode ter morrido dessa maneira.

Numa supernova normal, o núcleo de uma estrela desmorona quando esgota seu combustível, e forma uma estrela de nêutrons ou um buraco negro, com poucos elementos pesados sendo jogados no espaço. Mas esta supernova parece ser resultado de o núcleo, em vez de desmoronar, ter sido destruído durante uma explosão que jogou todo o seu material para o espaço, segundo os cientistas.

Terra está a salvo de supernova gigante


Terra está a salvo de supernova gigante

Brasileiro especialista na Eta Carinae explica como será explosão da estrela. Astro voltou a chamar a atenção após descoberta da maior supernova já registrada.

Marília Juste

A descoberta da maior explosão estelar já detectada pelos astrônomos, levantou mais evidências de que a estrela Eta Carinae, relativamente próxima da Terra dentro da Via Láctea, pode estar prestes a passar por um megaevento como esse e se tornar não uma supernova, mas uma hipernova. O G1 ouviu um dos maiores especialistas do mundo quando o assunto é a Eta Carinae, o brasileiro Augusto Damineli, da Universidade de São Paulo. E ele afirma: nosso planeta está seguro.

“Quando uma estrela explode e se torna uma supernova há um raio que chamamos de ‘raio de letalidade’, onde tudo acaba destruído. Esse raio é de mais ou menos mil anos-luz. Como estamos a cerca de 7,5 mil anos-luz da Eta Carinae, estamos seguros nesse caso”, explica o cientista.

Se a estrela corresponder às expectativas dos astrônomos americanos que descobriram a maior supernova, também não há perigo. Explosões gigantes como essas são mais que supernovas, são consideradas ‘hipernovas’, segundo Damineli. “Nesse caso, o perigo maior vem de uma faixa de raios gama emitida pelos pólos da estrela que explode, que destrói tudo no caminho por até 100 mil anos-luz".

Se estivéssemos no caminho desse faixa dificilmente a Terra sobreviveria. Mas, segundo cálculos dos astrônomos, a Eta Carinae está inclinada a cerca de 40º da Terra. Por isso, o perigo não deve atingir nosso planeta.

Apesar da boa notícia, os cientistas não deixam de ter uma pontinha de tristeza por não estar no caminho da destruição. “Como não estamos na direção do pólo também não podemos estudar como esse fenômeno ocorre”, conta o astrônomo. “É como se tivéssemos um tiranossauro vivo no quintal. Do ponto de vista científico seria uma maravilha poder estudar a espécie em detalhes. Por outro lado, não iríamos sobreviver para contar a história”, brinca Damineli.

A Eta Carinae deve explodir, porque está perdendo muita massa, exatamente como ocorreu com a estrela que deu origem à SN 2006gy -– a supernova divulgada na segunda-feira. A questão é que ninguém sabe exatamente quando ela vai explodir. Pode ser até que isso já tenha acontecido, e a estrela já tenha se tornado uma hipernova, mas a luz do evento ainda não tenha chegado aqui. O professor da USP, no entanto, aposta que ainda vão passar algumas centenas de milhares de anos para a Eta Carinae dar um show nos céus da Terra.

“Temos um período de incerteza sobre quando ela explodirá, porque há pouquíssimas estrelas como ela perto o suficiente para serem estudadas adequadamente. E estamos muito no começo desse período. Teoricamente, ela já pode até ter explodido, ou pode estar explodindo agora, mas matematicamente faz mais sentido esperar que isso só aconteça mais para frente dentro dessa faixa de incerteza, dentro de cem ou duzentos mil anos”, diz Damineli.

Os dados dos astrônomos tiram da Eta Carinae o apelido de “Estrela da Morte”. “Na verdade, se tivermos que dar qualquer apelido, o mais justo seria ‘Estrela da Vida’, porque é nesse tipo de astro que se forma o oxigênio”, diz Damineli. Se não sabemos exatamente quando a explosão vai ocorrer, há certeza, no entanto, no fato de que quando a Eta Carinae se transformar, a visão da Terra será incrível. Resta saber se estaremos por aqui para ver o espetáculo.

Não Estamos Sozinhos


OVNI - Objetos Voadores Não Identificados .
Não estamos sozinhos
Francisco Gomes, Caldas da Rainha

Todos os primeiros sábados de cada mês, durante quatro horas, um grupo de interessados em demonstrar que "não estamos sozinhos no universo" e que existe vida extraterrestre na nossa galáxia reúne-se num hotel de Lisboa. Quer aprofundar o estudo e divulgação do fenômeno que envolve avistamentos de objetos voadores ou submarinos não identificados, raptos de pessoas até naves para serem examinadas, aparições marianas relacionadas com manifestações ovniológicas, movimentações em forma de vareta de seres de outra dimensão temporal e outro tipo de visitantes alienígenas.

Cristina Cosmelli, da Associação de Pesquisa OVNI (APO), entidade que há quatro anos se dedica em Portugal à investigação, discussão e procura de uma explicação racional para estes fenômenos, revela que "cada vez há mais pessoas que relatam as suas experiências e mandam fotografias do que viram", sublinhando a importância da internet na difusão da informação entre os interessados na temática OVNI (Objetos Voadores Não Identificados).
Consciente do cepticismo da sociedade em relação a este tema, o atualmente mais representativo clube de ovniologia, com 700 membros, tem na internet uma página que serve de fórum de discussão e relato de avistamentos, motivando todos os dias o aparecimento de diversos testemunhos.

"O fenômeno OVNI em Portugal é tão evidente como em outros lados e nota-se até que as pessoas estão mais despertas para este assunto", diz Cristina Cosmelli, ressalvando, contudo, que o aumento dos relatos não significa que possam ser aceites como verídicos na mesma proporção."Não podemos dizer logo que é um OVNI, e pessoas cépticas todos devemos ser à partida, mas temos de ter a mente aberta, porque não sabemos com o que estamos a lidar", adianta, defendendo que as mentalidades devem abrir-se ao conhecimento e não fugir à procura da verdade.


A investigadora da APO considera que "há muitas pessoas que procuram sensacionalismo, outras desconhecem determinados fenômenos já perfeitamente explicados pela ciência, mas há outros fenômenos que a ciência não está tão avançada para conseguir perceber e nem se pronuncia se é verdade ou mentira, porque não havendo uma prova científica /física não acredita". Cristina Cosmelli acentua, no entanto, a idéia de que "a ciência vai tendo provas e há uma série de relatos a que não podemos virar as costas".


A APO está a desenvolver uma base de dados de avistamentos em território português, tentando recolher depoimentos e imagens, e encontrou em Sines "um verdadeiro laboratório de pesquisa OVNI", onde têm havido constantes relatos de fenômenos de ovniologia. A investigação requer o uso de instrumentos específicos dispendiosos, mas os aparelhos artesanais acabam por ajudar nas pesquisas.


"Um colaborador nosso inventou um detector de OVNI, que é basicamente uma bússola que detecta movimento e modificações do campo magnético", conta Luís Aparício, presidente da APO. "Hoje já não nos chamam de maluquinhos dos OVNI e o assunto está a ser melhor estudado".

Continua

Não Estamos Sozinhos

Mistérios Do Espaço

Disco Voador.
A expressão deve-se a Kenneth Arnold, piloto da Força Aérea Americana, quando, a 24 de Junho de 1947, teve um avistamento em que descreveu nove objetos em forma discóide e utilizou pela primeira vez o termo "disco voador".


Naves Desconhecidas
Ovni – Objeto Voador Não Identificado. Em vários pontos do Mundo, milhares de pessoas já viram objetos estranhos no céu, sendo em muitos casos ilusões de óptica, sondas, pedaços de satélites que caem sobre a Terra, aviões de tecnologia mais avançada e pouco conhecidos pelo público em geral ou, simplesmente, nuvens. Apenas uma pequena percentagem dos relatos não tem tido explicação.


Outros Seres.
ET – Extraterrestre. É comum a idéia da aparência de seres extraterrestres como sendo humanóides verdes, de cabeças grandes e olhos amendoados. Há organizações que acreditam que a mensagem principal deixada por seres extraterrestres é sobre o uso e abuso de energia nuclear e outras formas de poluição, que podem pôr em causa não só a sobrevivência do nosso planeta mas também a vida de seres que habitam outros cantos do Universo.


Abdução
É comum ouvir histórias de raptos de pessoas durante a noite por extraterrestres, empregando recursos psíquicos e iluminação intensa para fazerem as vítimas perder a consciência. Algumas contam mesmo que foram operadas por estes estranhos seres e depois transportadas novamente a casa. O objetivo seria estudar o ser humano.


Segredos Ou Mitos.
NASA – Agência Espacial Norte-Americana. Desde 8 de Julho de 1947, os Estados Unidos rotulam como `top secret' a notícia sobre uma alegada nave extraterrestre, assinando acordos de cooperação espacial com outros países no sentido de abafar a informação.

5 Mistérios que nunca serão solucionados


Cinco Mistérios que nunca serão solucionados
Por Stephen Wagner
Tradução de Luiz Medeiros - Equipe UFO


Das pirâmides à vida após a morte, estes mistérios podem permanecer para sempre sem respostas. Fizemos uma coletânea de fenômenos paranormais e mistérios inexplicáveis aqui. Existem muitos mistérios que ainda confundem a todos. Através de intensa pesquisa, talvez, um dia consigamos compreender a maioria deles. Conceitualmente, nós compreenderemos como a telepatia e a precognição funcionam. O Pé Grande poderá ser capturado no próximo ano. Poderemos até encontrar uma explicação para fantasmas e assombrações. Mas existem alguns mistérios duradouros para os quais nunca poderemos obter as respostas:

Como As Pirâmides Foram Construídas.
As incríveis pirâmides de Gisé, Egito permanecem como um monumento memorável à habilidade de engenharia do homem. Até agora, ninguém sabe com certeza como foram construídas. Os métodos de sua construção têm sido um dos maiores mistérios da habilidade humana. Não existem evidências conclusivas por escrito ou entalhadas que nos contam como foram feitas.

Esta lacuna de registro tem gerado dúzias de teorias, desde as mais comuns até as mais fantásticas. Os tradicionalistas afirmam que elas foram construídas durante décadas por um massivo número de trabalhadores, puxando enormes blocos de pedra, os quais deslizavam através de toras de madeira por sobre uma série de rampas de terra. Novamente, não existem provas definitivas para esta teoria.

Outros, intimidados pela grandeza destas extraordinárias construções, dizem que nenhuma soma de trabalho humano poderia ter arrastado as pedras massivas – algumas pesando várias toneladas – por tão grandes altitudes e alinhá-las juntas com incrível precisão. Os egípcios devem ter possuído alguma tecnologia que foi perdida no tempo, dizem. Talvez, eles sabiam como levitar grandes blocos de pedra com dispositivos antigravitacionais. Ou talvez eles tiveram ajuda de extraterrestres.

Uma teoria relativamente recente é de que alguns dos grandes blocos, principalmente os utilizados nos níveis mais altos, foram na verdade fabricados no local com a utilização de algum tipo de concreto de pedra calcária.
Por que talvez nunca saibamos? Nós não temos evidências definitivas. O segredo das pirâmides pode estar perdido para a história.

A única coisa que saberemos é...
Que o debate sobre como as grandes pirâmides do Egito irá persistir indefinidamente. A única forma deste mistério ser resolvido é se algum escrito ou artefato antigo do período da construção for desenterrado e não deixar nenhuma sombra de dúvidas acerca do método empregado.

Continua

5 Mistérios que nunca serão solucionados

O Caso Roswell
Alguma coisa caiu no rancho de Willam “Mac” Brazel em junho ou julho de 1947. Exatamente o que foi ainda não é certo. Muitos ufólogos estão bastante certos de que foi um disco voador – um veículo pilotado por extraterrestres. Os militares americanos insistem que não foi; de que foi algo deles.

O Caso Roswell – provavelmente o mais famoso incidente de todos os tempos – é muito complexo para ser detalhado aqui. Uma pesquisa na Internet lhe trará bastante informação. Mas o que é tido por certo é que algo caiu lá no verão de 1947 e que os militares, liderados pelo major Jesse Marcel, chegaram e limparam a área.

O que fez alguém pensar se tratar de um UFO? Bem, é que os próprios militares inicialmente disseram se tratar de um! Numa nota à imprensa datada de 8 de julho, o Exército disse: "Os diversos rumores acerca dos discos voadores mostraram ser reais ontem, quando o escritório da inteligência do 509º agrupamento de bombas da oitava força aérea de Roswell foi bem afortunado ao se apossar de um disco, através da cooperação de um rancheiro da localidade e do xerife do condado de Chaves”.

É claro que posteriormente os militares desmentiram e admiram se tratar de apenas da queda de um balão metereológico. Mas então nos anos 90 eles disseram que, na verdade, se tratava de escombros do altamente secreto Projeto Mogul – um balão equipado para detectar testes nucleares soviéticos.

Pesquisas feitas por investigadores, tais como Stanton Friedman e outros, que incluíram entrevistas com Mac Brazel, Jesse Marcel e sua família, e muitos outros da região de Roswell, os levaram a conclusão de que não apenas um artefato alienígena caiu lá, mas também de que os corpos dos aliens foram recuperados – e que um deles pode ter sobrevivido.

Por que talvez nunca saibamos? Porque o Caso Roswell tem sido alvo de tantos rumores, de testemunhos duvidosos, suposições, decepções e diversas contradições militares. O problema é que nenhuma evidência forte foi apresentada ainda. Existem circunstâncias evidenciais intrigantes e algumas evidências eloqüentes, especialmente aquela declaração inicial do exército americano dizendo tratar-se de fato de um disco voador.

A única coisa que saberemos é... Que, até este ponto, a única resolução do mistério terá de vir provavelmente dos militares americanos. Eles têm vindo com tantas estórias sobre Roswell que acaba ficando muito difícil crer neles...


Continua

5 Mistérios que nunca serão solucionados

O Experimento Filadélfia.
O Experimento Filadélfia é muito similar do Caso Roswell pelo fato de poder ter sido uma operação militar secreta cujo segredo tem gerado uma torrente de teorias conspiratórias, estórias contraditórias e contos extravagantes.

Conforme a lenda, se é que podemos chamar assim, em 1943 a marinha americana conduziu um experimento que envolveu o destróier USS Eldridge. Este experimento consistia em envolver o Eldridge com um poderoso equipamento eletromagnético que, quando acionado, poderia tornar o navio invisível. Não apenas invisível ao radar, como alguns aviões de caça, mas invisível aos olhos. A teoria era a de que um forte campo eletromagnético poderia curvar a luz ao redor do navio, fazendo-o efetivamente desaparecer.

O que aconteceu? O vácuo criado pela documentação da marinha acerca do experimento (se é que ele foi um) foi preenchido com estórias criativas. Conforme uma estória, o navio não apenas se tornou invisível, mas foi, na verdade, teleportado da base naval da Filadélfia para a base naval em Norfolk, Virginia! Não apenas isso: a tripulação infortunada foi afetada de formas horríveis, desde tremularem como loucos até o encontro de corpos cravados na fuselagem do navio!

Tais contos atiçam a imaginação e, por algum senso de lógica de algum tipo, são tão extravagantes que podem ser verdade. Os militares sempre têm a ver com algo! Uma explicação mais plausível sobre o experimento é que seu objetivo era desmagnetizar o navio, de forma que ele não atraísse minas ou torpedos. Ou de que era para ser invisível apenas aos radares. Ou de que o equipamento serviria para aquecer a água ao redor do navio e escondê-lo numa nuvem de neblina.

Por que talvez nunca saibamos? Existem muito mais evidências pouco confiáveis – circunstanciais, anedatórias ou de outro tipo – para as fantasiosas alegações do Experimento Filadélfia do que existem para o Caso Roswell. Existem poucos testemunhos que declaram que as estórias são reais, mas então os teoristas da conspiração dizem que o restante das testemunhas sofreu ameaças ou lavagem cerebral para ocultar a verdade. E, é claro, a marinha está sempre acobertando. Como a maioria dos casos, você não pode provar que não aconteceu, mesmo que não haja virtualmente nenhuma evidência de que tenha ocorrido.

A única forma que sabermos é... Apenas por uma revelação completa da marinha. Mas se eles não fizeram isto nos últimos sessenta anos, será que ainda o farão?

Continua

5 Mistérios que nunca serão solucionados

OS Círculos Nas Plantações
Ainda chegaremos ao fundo dos círculos nas plantações? Eles são feitos pelo homem? Ou existem outras forças inexplicáveis envolvidas em sua criação?

Eu suspeito que a maioria dos círculos seja, provavelmente, feita pelo homem. Os assim chamados “fazedores de círculos” têm demonstrado de forma bem convincente que eles podem elaborar fantásticos padrões intrincados nas plantações usando ferramentas simples e planejamento detalhado. Portanto as pessoas podem fazê-los. Até mesmo o pesquisador de longo tempo sobre os círculos, Colin Andrews, admitiu acreditar que oitenta por cento deles são obras do homem.

O quanto aos vinte por cento restantes? Existem características em alguns círculos de desafiam a explicação de terem sido feitos pelo homem:

· Símbolos grandes e complexos são formados um espaço curtíssimo de tempo;
· Mudanças enigmáticas nas plantas, que não podem ser atribuídas simplesmente ao fato de dobrá-las incluem: nódulos alongados e como se tivessem explodido de dentro para fora, aumento do tamanho da planta e da sua produtividade; alterações celulares e sementes modificadas.
·Outros efeitos estranhos têm sido relatados em círculos “genuínos”, incluindo efeitos sobre os equipamentos, medições eletromagnéticas incomuns, sons inexplicáveis, seca e mudanças no solo, tonturas e outros efeitos fisiológicos declarados pelos pesquisadores.

Portanto, se alguns deles não são feitos pelo homem, quem ou o quê os estaria fazendo? Os extraterrestres têm sido os suspeitos, é claro, embora nenhuma explicação satisfatória tenha sido oferecida para explicar as intenções destes em fazê-los. Outra diz que a própria Terra estaria criando-os como uma forma de tentar se comunicar com nós, os humanos, que não estamos cuidando bem dela. Neste caso, a mensagem simbólica da Terra é no máximo, muito vaga.

Talvez os militares sejam novamente os responsáveis. Talvez eles tenham a habilidade de criar padrões complexos via microondas de alta intensidade através de feixes enviados por satélites controlados. Talvez, mas novamente – por quê?

Por que talvez nunca saibamos? Os círculos feitos pelos humanos podem certamente provar que eles podem ter criado os símbolos e estarem envolvidos com isto, caso quisessem. Mas eles podem provar que criaram todos eles? Se a Terra ou aliens são os responsáveis, nem pensar em eles admitirem. E se forem os militares, eles também não gostariam de revelar esta tecnologia.

A única forma que sabermos é... Não estou certo como poderemos saber, a menos que seus criadores realmente documentem cada símbolo que fazem e talvez expliquem como as anomalias ocorrem. Ou ao menos que os militares conduzam uma demonstração pública do satélite.

Continua

5 Mistérios que nunca serão solucionados

O Que Acontece Quando Morremos?
Esta é a grande pergunta. Nenhuma têm mexido tanto com a mente humana desde que nos tornamos aptos a conjecturar tais coisas. Existe vida após a morte? Para onde nós vamos? Existem um Paraíso e um Inferno literalmente falando? Vamos para outra dimensão? Outro planeta? Ou apenas apagamos e cessamos de existir?

Não existe nenhuma forte evidência científica de vida após a morte. Mas existe uma grande quantidade de evidências relatadas de que nosso espírito – nossa energia, nossa alma ou o que quer que nos faça ser o que somos – sobrevive à morte em algum outro plano de existência. Existem milhares de milhares de relatos de fantasmas, registrados desde o início da história da humanidade, a maioria contam sobre encontros com afetos desencarnados recentes que aparecem aos parentes para confirmar que eles estão bem e felizes em suas novas vidas.

Também temos as experiências de quase-morte, nas quais uma pessoa declarada clinicamente morta é ressuscitada. Estas pessoas relatam terem sido transportadas através de um túnel de luz para uma outra existência onde encontram entes queridos que faleceram, bem como, em alguns casos, figuras religiosas. Poderiam eles ter experimentado em primeira mão uma vida após a morte? E existem extraordinários casos de reencarnações. São eles evidências de vida após a morte?

Por que talvez nunca saibamos?
Baseados no que podemos encontrar de relatos de fantasmas, experiências de quase-morte e reencarnação, devemos admitir que eles não podem ser provas. Podemos considerar os números absolutos e a consistência deles como uma evidência, mas não como uma prova conclusiva.

A única forma que sabermos é...
Quando morrermos. E isto é inevitável – e todos nós descobriremos cedo ou tarde.