sexta-feira, 11 de maio de 2007

5 Mistérios que nunca serão solucionados

O Experimento Filadélfia.
O Experimento Filadélfia é muito similar do Caso Roswell pelo fato de poder ter sido uma operação militar secreta cujo segredo tem gerado uma torrente de teorias conspiratórias, estórias contraditórias e contos extravagantes.

Conforme a lenda, se é que podemos chamar assim, em 1943 a marinha americana conduziu um experimento que envolveu o destróier USS Eldridge. Este experimento consistia em envolver o Eldridge com um poderoso equipamento eletromagnético que, quando acionado, poderia tornar o navio invisível. Não apenas invisível ao radar, como alguns aviões de caça, mas invisível aos olhos. A teoria era a de que um forte campo eletromagnético poderia curvar a luz ao redor do navio, fazendo-o efetivamente desaparecer.

O que aconteceu? O vácuo criado pela documentação da marinha acerca do experimento (se é que ele foi um) foi preenchido com estórias criativas. Conforme uma estória, o navio não apenas se tornou invisível, mas foi, na verdade, teleportado da base naval da Filadélfia para a base naval em Norfolk, Virginia! Não apenas isso: a tripulação infortunada foi afetada de formas horríveis, desde tremularem como loucos até o encontro de corpos cravados na fuselagem do navio!

Tais contos atiçam a imaginação e, por algum senso de lógica de algum tipo, são tão extravagantes que podem ser verdade. Os militares sempre têm a ver com algo! Uma explicação mais plausível sobre o experimento é que seu objetivo era desmagnetizar o navio, de forma que ele não atraísse minas ou torpedos. Ou de que era para ser invisível apenas aos radares. Ou de que o equipamento serviria para aquecer a água ao redor do navio e escondê-lo numa nuvem de neblina.

Por que talvez nunca saibamos? Existem muito mais evidências pouco confiáveis – circunstanciais, anedatórias ou de outro tipo – para as fantasiosas alegações do Experimento Filadélfia do que existem para o Caso Roswell. Existem poucos testemunhos que declaram que as estórias são reais, mas então os teoristas da conspiração dizem que o restante das testemunhas sofreu ameaças ou lavagem cerebral para ocultar a verdade. E, é claro, a marinha está sempre acobertando. Como a maioria dos casos, você não pode provar que não aconteceu, mesmo que não haja virtualmente nenhuma evidência de que tenha ocorrido.

A única forma que sabermos é... Apenas por uma revelação completa da marinha. Mas se eles não fizeram isto nos últimos sessenta anos, será que ainda o farão?

Continua

Nenhum comentário: