quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Nasa divulga imagem mais fiel da Terra já...

Nasa divulga imagem mais fiel da Terra já feita até hoje

A imagem acima é a mais fiel à verdadeira aparência da Terra feita até hoje, segundo informações da agência espacial americana, a Nasa. A imagem foi criada a partir de uma coleção de dados sobre a superfície terrestre coletados através de satélites durante meses. A 'foto' registra áreas continentais, oceanos, mares de gelo e nuvens num mosaico que mapeia cada quilômetro do planeta. (Foto: Reuters )

'Foto' foi criada a partir de informações coletadas durante meses por satélites. Imagem mostra continentes, oceanos e nuvens em detalhes

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL80431-5603,00.html

Como reconstruir o genoma neandertal

PARENTES VIVOS? Cientistas descobriram como superar os erros no genoma de um neandertal, aumentando as possibilidades para decifrar seu código genético completo


Um neandertal, um mamute e um urso das cavernas foram parar em um laboratório e nesse processo, revelaram que é possível reconstruir todo o seu mapa genético

Por David Biello

Se você pretende trazer de volta da extinção o ancestral do moderno Homo sapiens, mais conhecido como homem de neandertal, não se esqueça de ter em mãos uma cópia do mapa genético. No entanto, é complicado determinar se o DNA de um esqueleto de 38 mil anos de idade é realmente de neandertal ou se pertence a alguma bactéria que se alojou ou ainda às pessoas que manipularam a amostra.

Svante Pääbo, especialista em análises de DNA antigo, está trabalhando na reconstrução do genoma neandertal, e revela como a destruição pelo tempo fica restrita a alguns tipos de erros.

Pääbo e sua equipe do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, na Alemanha, examinaram um osso de um neandertal proveniente de uma escavação, assim como ossos de um mamute de 43 mil anos e restos de um urso das cavernas de 42 mil anos de idade com o intuito de determinar se os genomas de criaturas tão antigas poderiam ser seqüenciados.

Continua


Como reconstruir o genoma neandertal

Ainda que os pesquisadores, incluindo Pääbo, conseguissem extrair o DNA dos ossos, o código genético completo seria difícil de mapear devido à confusão gerada pelos espaços vazios na cadeia e de uma contaminação em potencial.

Mas, por meio da análise do DNA disponível, Pääbo descobriu que os danos ocorrem principalmente em certas ligações da cadeia e no final de algumas moléculas. Além disso, esses danos nas ligações são provavelmente uma confusão na interpretação da citosina (C) por tiamina (T) ou guanina (G) por adenina (A) – as bases nitrogenadas que formam o DNA.

“O dano parece estar limitado a esses dois tipos de mudança e, os cientistas acreditam que outras variações podem ser reconhecidas como diferenças genuínas entre as seqüências antigas e as modernas” explica John Hawks, paleoantropólogo da University of Wisconsin em Madison.

Com essas informações em mãos, os pesquisadores devem conseguir reconstruir o genoma do neandertal, ou até quem sabe de mamutes, ursos das cavernas ou qualquer outra criatura extinta daquele período usando muito menos amostras de DNA para concluir o trabalho, evitando assim a destruição de fósseis para a preparação de amostras para a análise.

Continua

Como reconstruir o genoma neandertal

“Com exceção das substituições de C por T e de G por A, e talvez G por T, a troca de nucleotídeos observada em neandertais, quando comparadas a humanos e chipanzés, são tão confiáveis como se tivessem sido determinadas em um DNA contemporâneo”, citaram os pesquisadores na Proceedings of the National Academy of Sciences USA.

A possibilidade de se ter um genoma completo ressuscita a idéia de trazer de volta à vida animais extintos ou pessoas através da substituição do DNA em embriões de seus parentes modernos. No entanto, para Pääbo, essa possibilidade não existe. “Uma pessoa não pode clonar indivíduos apenas com o DNA, é necessário células intactas” afirma o pesquisador.

Apesar disso, esse procedimento está a caminho para alguns animais Pleitocenos. “Eu sei que estão tentando clonar um mamute. Também sei que as chances de sucesso são muito pequenas, não porque seja impossível, mas porque ainda não sabemos o suficiente sobre as diferenças genéticas entre os mamutes e os elefantes modernos para fazer com que dê certo”.

É mais provável que a leitura do genoma do neandertal se torne útil como uma comparação com código genético do Homo sapiens. Afinal, mesmo com o hominídeo extinto, os neandertais podem servir como guias para o nosso genoma, assim como nossos parentes próximos vivos, os chipanzés.

“Cada diferença genética entre os neandertais e os seres humanos é um candidato potencial para o desenvolvimento de um tratamento genético ou com drogas”, diz Hawk. “Cada um dos genes trabalhava em uma criatura quase humana. Sabemos que nenhum deles era letal. Assim, por exemplo, as diferenças funcionais no metabolismo muscular de neandertais e humanos podem levar a tratamentos para problemas em seres humanos, como a perda muscular”.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_reconstruir_o_genoma_neandertal.html

Fósseis Cósmicos

Sabemos há tempos que resíduos das primeiras galáxias estão à deriva por todo o Universo. Agora, os astrônomos estão à sua caça

Stuart Clark

Quando o assunto é a formação de galáxias, os astrônomos têm muito em comum com os pais da era vitoriana. Eles possuem alguma idéia a respeito do que está envolvido na concepção e sabem como o produto final se parece. Mas o parto em si é um mistério total. Usando telescópios ópticos, astrônomos podem espiar o passado do Universo até cerca de 1 bilhão de anos após o Big Bang.

Mesmo nesse estágio inicial existiam galáxias, não totalmente crescidas como as de hoje, mas assim mesmo reconhecíveis como tal. Viajar ainda mais para o passado significa estudar microondas mais do que luz, e aí perdemos de vista as galáxias como um todo.

Em vez disso, há um banho de radiação que revela como o Universo se parecia 300 mil anos depois do Big Bang. Naquele ponto da história cósmica não havia galáxias - apenas ondulações trepidantes na densidade do gás que preenchia o espaço.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG78255-7843-193,00.html








O giro do tornado: O giro de um tornado é determinado pela colisão de ventos, o que significa que ele pode girar para qualquer lado, dependendo das circunstâncias
Fato ou Ficção? A água dos vasos sanitários e os tornados giram em direção oposta acima da linha do equador? Qual o menor sistema controlado pela Força de Coriolis?

Por Robynne Boyd

O clima nem sempre é previsível. Se fosse, as previsões diárias conseguiriam mapear furacões com antecedência, e sairíamos para passear sem o perigo de sermos pegos por uma pancada de chuva. No entanto, não é isso que acontece. Os sistemas climáticos são complexos assim, e os tornados não são exceção. Apesar de ser possível adivinhar para qual lado o tornado irá girar, como em qualquer previsão climática isso estará sujeito a erros.

É verdade que os tornados tendem a girar no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul. Entretanto, de acordo com Richard Rotunno, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos em Boulder, Colorado, o contrário também já foi verificado.

Existem aparições ocasionais de tornados com rotação no sentido horário e também anti-horário na mesma tempestade. Esses desvios enfraquecem a idéia comum de que o giro dos tornados é regido pela Força de Coriolis. Para esclarecer o assunto, Rotunno explica que a Força de Coriolis possui uma influência significante na direção da rotação dos maiores sistemas circulatórios dos mares e oceanos da Terra, como por exemplo a Corrente do Golfo, o fluxo a jato, os ventos alíseos e ciclones.

Continua







Fato ou Ficção?A água dos vasos sanitários...

A rotação da Terra em torno de seu eixo causa esse efeito, fazendo os ventos do Hemisfério Norte soprarem para a direita e os do Hemisfério Sul, para a esquerda. É por isso também que uma rota aérea entre Anchorage, no Alasca, e Miami, na Flórida, tem que considerar a rotação da Terra no sentindo anti-horário (como observado no Pólo Norte), até pousar em seu destino, evitando ir parar no Golfo do México.

No entanto, a Força de Coriolis não é onipotente, obrigando que todos os tipos de rotação sejam no sentido anti-horário ao Norte do Equador e no sentido horário ao Sul. Mesmo após várias pessoas terem assistido a vídeos de descargas na Austrália e nos Estados Unidos girando para direções opostas, esses experimentos são baseados em sorte e talvez – e o que não é surpresa alguma – no próprio desenho dos vasos sanitários. Algumas pessoas brincam que a Força de Coriolis determina até mesmo para que lado os cabelos se enrolam.

Apesar de uma grande quantidade de informações errôneas, os vasos sanitários – e mesmo os tornados – são muito pequenos para serem regidos pela Força de Coriolis. Essa força só começaria a agir sobre o giro das massas de ar se elas fossem pelo menos três vezes maiores que os sistemas de tempestades de super-células, que geralmente geram os tornados.

"Os tornados são indiretamente influenciados pela Força de Coriolis”, afirma o meteorologista Harold Brooks do National Oceanic & Atmospheric Administration\\'s National Severe Storms Laboratory, em Norman, Oklahoma. A maioria dos tornados aparece nos Estados Unidos em uma região com grandes planícies conhecida como “beco dos tornados”, mas eles podem aparecer em qualquer lugar, inclusive na região sul do Brasil e na parte nordeste da Argentina, ou em Bangladesh.

Continua

Fato ou Ficção?A água dos vasos sanitários...

Essas violentas colunas de ar se originam de tempestades de trovões conhecidas como super-células. Nos Estados Unidos, elas se formam quando o ar polar mais seco proveniente do Canadá se encontra com a massa de ar tropical do Golfo do México, fazendo com que o ar aquecido se eleve rapidamente.

O processo da elevação natural da massa de ar quente gera uma força para cima. “Se existem ventos laterais com força suficiente (ventos com mais velocidade e altura) esse movimento de elevação se transformará em rotação”, explica Brooks. “Tornados giram quase sempre na mesma direção da tempestade que eles estão associados”.

Portanto, se ventos quentes sopram para o norte a partir do Equador e se encontram com os ventos frios vindos do oeste, o tornado irá girar no sentido anti-horário. Já se o vento equatorial quente soprar em direção ao sul e se chocar com correntes de grande altitude, o tornado irá girar no sentido horário.

Isso acontece porque, em ambos os hemisférios, ventos de alta intensidade sopram do oeste devido ao movimento de rotação planetária. Esses ventos são a participação sutil da Força Coriolis no torque de um tornado.

Apesar de parecer fácil entender a pouca influência da Força de Coriolis sobre a direção do giro do tornado, o mesmo não vale para o funcionamento dos tornados. E predizer exatamente quando e onde os tornados vão aparecer e para que lado eles vão girar é mais difícil ainda. A incerteza ainda é a única certeza quando se trata de previsões meteorológicas.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/fato_ou_ficcao__a_agua_dos_vasos_sanitarios_e_os_tornados_giram_em_direcao_oposta_acima_da_linha_do_equador_.html
A Rússia reivindica grande parte do leito do Ártico

Expedição russa mergulha 1,3 km no gelo do Ártico

Dois minisubmarinos russos fizeram neste domingo uma jornada inédita até uma profundidade de 1,3 km sob o gelo do Oceano Glacial Ártico, como preparativo para uma expedição rumo ao leito do mar, nunca antes visitado antes pelo homem.

“Esta foi a primeira vez que um submersível foi usado por baixo da camada de gelo do Ártico, e (o aparelho) provou ser capaz de fazer isso”, disse Anatoly Segalevich, piloto de um dos minisubmarinos, que levam apenas um tripulante cada um. A equipe de pesquisadores está buscando indícios geológicos que dêem respaldo à reivindicação russa de que uma vasta área do leito do mar deve ser considerada parte do território do país.

Acredita-se que o leito tenha depósitos de petróleo, gás natural e outras reservas minerais.

Continua


Expedição russa mergulha...

Missão inédita

O grupo russo deve tentar alcançar o leito do mar nesta semana e pretende fincar no leito do oceano uma bandeira da Rússia...

“Nós enfrentamos a mais dura e arriscada missão, descer as profundezas, até o leito do mar, no mais inóspito dos oceanos, onde ninguém foi antes, e ficar de pé no meio do oceano com nossos próprios pés”, disse o parlamentar russo Arthur Chiligarov, um experiente explorador polar. “A humanidade há muito sonha com isso”, completou.

Uma convenção internacional estabelece uma área de exploração econômica do Ártico de até 200 milhas náuticas (cerca de 370 km) para países que fazem fronteira com o Ártico, a partir do território do país. Esse limite às vezes pode ser expandido, mas, para isso, o país interessado precisa provar que a estrutura geológica da plataforma oceânica é a mesma de seu território.

Moscou argumentou perante uma comissão da ONU em 2001 que uma estrutura geográfica submarina do Ártico, chamada de Cordilheira de Lomonosov, é uma extensão geológica do seu território continental. A ONU ainda não anunciou uma decisão definitiva sobre o assunto.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/07/070729_russia_articorg.shtml

Uma experiência no espaço


No dia 18 de junho de 1981, o Gosplan (Ministério do Planejamento da ex-URSS) convocou uma reunião extraordinária, com a presença de especialistas em UFOs, cosmonautas e autoridades soviéticas, inclusive militares. Seu moderador foi o próprio chefe do programa espacial soviético, General Georgi Timofeevict Beregovoy. Ao seu lado estava Vladimir Kovalyonok, o cosmonauta que, em companhia de Viktor Savinikh, permanecera 77 dias no espaço, a bordo da estação Salyut-6 (de 12/3/81 a 14/5/81).

Kovalyonok respondeu a numerosas perguntas. Não causa surpresa - e até está muito de acordo com a tradição soviética de guardar segredo - o fato que, o general Beregovoy sempre se recusara a dar entrevistas oficiais sobre o assunto, agora, porém,, aquele caráter secreto do encontro parece ter sofrido um revisionismo do Kremlin e algumas fontes resolveram falar, embora nem todas se identifiquem. E a revelação que fizeram foi de aturdir o mundo.

Trata-se simplesmente da história de um contato imediato de segundo grau - que só não foi de terceiro porque o comando da missão terra, instruiu : NYET. A Salyut-6 fez contato com uma nave extraterrestre durante 4 dias (com interrupções), orbitaram juntas, a uma distância de 400 km de nosso planeta.

O evento envolveu cinco astronautas : Kovalyonok, Savinikh e três ETs a bordo do veículo desconhecido que tinha a forma de uma esfera e apenas a metade do tamanho da Salyut-6 (que tinha 16 m de comprimento e parecia com uma garrafa ). O veículo também não apresentava saliências como painéis solares, dos quais as espaçonaves terrestres costumam extrair energia. As duas naves encontraram-se em 14 de maio de 1 981, quase no fim da prolongada estada dos dois astronautas russos.

Continua











Uma experiência no espaço

Beregovoy esperava certamente novos contatos imediatos. Se houve, ele jamais revelou. Há boatos, porém, que teria havido um outro, há poucos meses, com a Salyut-7 com a mesma ou outra nave extraterrestre. Havia cerda de 200 pessoas no salão de conferências que é, em geral, reservado exclusivamente para reuniões da cúpula. Entre elas professores universitários, astrofísicos, vários membros do Centro Espacial, gente do governo e militares.

Todos receberam passes especiais e foram cuidadosamente revistados por agentes da segurança armados, primeiro na entrada da Praça da Paz, depois no auditório. Gravadores, cadernos, máquinas fotográficas etc...tiveram que ser deixados no vestíbulo. O encontro começou as 5 da tarde e durou quase duas horas.

Após uma breve introdução do gal. Beregovoy, todos viram um impressionante filme, um documento estarrecedor feito por cosmonautas soviéticos durante o período em que as duas naves mantiveram contato." O filme está bem guardado nos porões de aço, embaixo da Cidade-Estrela", declara Aleksandr Kazantsev, cosmólogo, um dos presentes ao encontro. O filme foi rodado através de uma das portinholas da Salyut-6. A nave alien, às vezes, aparece a uma distância de apenas 40 m.

Os dois astronautas estavam trabalhando em sua experiências científicas, após 75 dias de permanência no cosmo, quando Kovalyonok observou um objeto esférico, surgindo de repente a uma distância de mais ou menos 1.000 m, e alertou Savinikh. Eles ficaram algum tempo observando o objeto, através de duas portinholas separadas.

Kovalyonok apanhou uma câmara e rodou os primeiros fotogramas do que acabou se tornando um filme de 45 minutos. Ele não tinha a menor explicação plausível para o que estava acontecendo. Com a ajuda de binóculos percebeu portinholas na outra nave. Durante as primeiras 24 horas, isto é, todo o dia 14.05.81, o objeto misterioso permaneceu em posição estacionária em frente a Salyut-6, sem demonstrar sinais de vida.

De repente, ao acordarem, no dia cósmico seguinte, os dois astronautas viram a nave alien mais perto, a menos de 100 m de distância. Ela se movera sem usar jatos, impulsos ou quaisquer outros recursos visíveis.. A esfera, mesmo de perto, não denotava nenhum deslize na sua superfície suave, uniforme, prateada. A não ser aberturas. Os astronautas identificaram uma série de janelas, 24 ao todo, em três níveis, e, três cabeças de aparência humana atrás, respectivamente, de três portinholas.

Cada portinhola era cerca de 6 vezes maior que a da Salyut-6. Mas, as outras janelas, eram menores com cerda de 45 cm de diâmetro. As cabeças pertenciam ao que pareciam ser seres humanos. Eles usavam capacetes leves, tipo capuzes apertados, tendo, assim, os rostos praticamente cobertos. Mas, três quartas partes das faces eram visíveis através de visores transparentes, tipo plásticos. Eles tinham sobrancelhas compridas e grossas e narizes retos, dignos de estátuas gregas.

Continua

Uma experiência no espaço

O que mais impressionou os cosmonautas foram os olhos - enormes, azuis, duas vezes maiores que os nossos- fixos neles, sem mostrar o menos sinal de emoção. Os traços eram bonitos, muito morenos. Eles lembravam homens hindus solenes. Mas nenhum músculo se mexia nos seus rostos. Tinham um ar de robôs.Seriam robôs então? eis uma das muitas perguntas que os russos não sabem responder.

Mais tarde, no mesmo dias, e durante o dia seguinte, como as criaturas se mostravam, sem dúvidas, amistosas, dispostas a entrar em comunicação, Kovalyonok pediu autorização à Terra para estabelecer contato mais imediato. Recebeu permissão para tentar trocar mensagens visuais, mas - tratando-se de contato físico - o controle da missão respondeu com um irrevogável NYET.

Os cosmonautas estavam se sentindo perfeitamente à vontade ante o comportamento muito humano dos estranhos, cuja nave mudava de posição freqüentemente, sem dificuldade. Numa ocasião chegou a distar 30 metros da estação soviética. Os astronautas podiam não só ver os estranhos, mas também observar-lhe os movimentos, que pareciam, decididamente humanos, embora muito rígidos, mecânicos e artificiais.

Pouco mais tarde, seguindo um impulso, ele abriu um grande mapa celeste em frente a si mesmo. A carta mostrava nosso sistema solar no centro. O coração de Kovalyonok parou quando um dos outros passageiros puxou seu próprio mapa. Kovalyonok viu, distintamente, pela janela: tinha o nosso sistema solar num lado, e só mesmo astros marcados.

Continua

Uma experiência no espaço

Não restava dúvidas que eles estavam equipados com os mapas de navegação de absoluta exatidão e apontavam para a parte de nossa Galáxia com toda a precisão. Kovalyonok fez um sinal, pondo o dedo polegar pára cima, e ,o estranho ser, sem sorrir, fez a mesma coisa. Em seguida, a nave deles se afastou, como se quisesse mostrar sua manobrabilidade, a uma velocidade tal que parecia varrida dos céus.

Na órbita seguinte, estava de volta. Ela se afastou seis vezes, ao todo, jamais por uma razão aparente. É possível que haja uma relação entre os intervalos decorridos e os pontos da Terra correspondentes. Um membro da equipe do Gal.Beregovoy, que estava na reunião de 18.6.81 e vive nos EUA, é o matemático e especialista em computadores Boris Katznborgen.Ele conseguiu decifrar uma das mensagens extraterrenas.

Usando uma lanterna potente, Kovalyonok tentou primeiro se comunicar em russo através de código Morde sinalizando :" Cosmonautas soviéticos, saúdam visitantes à Terra". Os estranhos não entenderam. Tentou então uma mensagem em Inglês: "Areyou receiving us?", também em Morse. Nenhuma resposta...

Então ele tentou uma figura matemática, usando uma luz breve para ZERO e uma longa para UM, e sinalizou o número 101101.Logo depois veio um sinal luminoso em resposta. A mensagem não era apenas mera repetição da cifra de Kovalyonok e foi decifrada com sendo um logaritmo da base usada por Kovalyonok.Prova de que, pelo menos em matemática, nós falamos a mesma linguagem.

Continua

Uma experiência no espaço

No dia seguinte, ELES saíram da nave e andaram pelo espaço. Tinham mais ou menos dois metros de altura e usavam a mesma roupa que dentro da nave. Sua fonte de energia, seja qual for, é miniaturada porquanto invisível. É evidente que desenvolveram uma energia que não é nuclear nem térmica.

Eles certamente venceram a gravidade e as forças gravitacionais , que mantêm o homem prisioneiro na Terra, desde que a vida surgiu neste planeta. Há uma massa de informações que o soviéticos querem analisar melhor. No quarto dia a nave desapareceu.

Por alguma razão, Kovalyonok e Savinikh haviam acostumado àqueles estranhos silenciosos,antiemotivos, encontrados por acaso. Haviam sentido uma amizade sutil, jamais denotada em palavras ou gestos, mas parecida com a do filme de Spielberg Contatos Imediatos do Grau .

Reportagem : Revista Manchete de 24 de setembro de 1984.

Um Novo Paradigma para Pesquisar a Consciência

O Espiritualismo Universalista objetiva o estudo da consciência de modo integral, com todos os corpos, existências e dimensões, tendo como base os princípios da ética cósmica (cosmoética, moral cósmica).

Algumas ferramentas utilizadas para a pesquisa da consciência constituem na observação e análise dos atributos da personalidade e também na experimentação e auto-pesquisa das próprias reações perante às diferentes formas de energia, sejam provenientes da natureza, dos ambientes ou das consciências.

Estudar a consciência não é uma tarefa simples. Cada microuniverso consciencial é extremamente complexo para ser pesquisado de maneira convencional. Os instrumentos, aparelhos ou parâmetros físicos são ainda insuficientes para analisar a consciência, pois esta se encontra além da própria matéria e da energia.

O microuniverso consciencial não pode ser colocado dentro de um tubo de ensaio, não pode ser observado por um microscópio ou ser analisado por um sofisticado computador. Segundo as premissas do Espiritualismo Universalista é necessário estabelecer novos parâmetros de medida, descobrir novos instrumentos de investigação para pesquisar a consciência. Este novo modelo denomina-se Paradigma Consciencial.

Continua

Um Novo Paradigma para Pesquisar a Consciência

O Paradigma Consciencial é fundamental para responder a inúmeros questionamentos e explicar vários fenômenos que vêm sendo ignorados ou excluídos da ciência convencional há cerca de 2 séculos; e levantar também outros tantos questionamentos importantes para o desenvolvimento da ciência.

Através deste novo paradigma a consciência irá estudar a si mesma. Isto quer dizer que a consciência (você e todos nós) torna-se, simultaneamente, o objeto de estudo, o sujeito e o próprio instrumento de pesquisa. No método da auto-pesquisa (pesquisa de si mesmo) o pesquisador é o próprio objeto das suas investigações.

O Paradigma Consciencial propõe a ampliação do pensamento científico, oferecendo uma visão integral do Universo e da consciência. A partir desse novo ponto de vista é possível sair da "dermatologia da consciência", ou seja: o estudo superficial, material, que representa a "pele" da consciência, para adentrar profundamente na dinâmica do microuniverso consciencial.

O Paradigma Consciencial aborda a consciência a partir dessas premissas básicas:

Continua

Um Novo Paradigma para Pesquisar a Consciência

Holossomática: Admite a existência do holossoma (holo + soma), ou seja, o conjunto de corpos ou veículos de manifestação da consciência formados pelo soma ou corpo físico; energossoma,o corpo das energias, também conhecido como holochacra; psicossoma ou corpo das emoções e mentalsoma, o corpo do discernimento.

Bioenergética: Assume a existência e a aplicação lúcida das bioenergias através do energossoma (energo + soma: corpo energético formado pelo conjunto de chacras), levando em consideração as influências das energias imanentes e conscienciais muito além das percepções cerebrais registradas a partir dos sentidos físicos.

Multidimensionalidade: A consciência se manifesta em múltiplas dimensões e cada veículo se manifesta em uma dimensão. Portanto, através do domínio voluntário das projeções conscientes - experiências fora do corpo - projetor tem a oportunidade de comprovar essa realidade, pois está em contato direto com inúmeras dimensões e realidades não-físicas.

Serialidade: Sustenta o princípio de que a consciência é multiexistencial e multimilenar, ou seja, a personalidade submete-se à serialidade de existências ou múltiplas vidas humanas em série, intercalando com períodos chamados intermissivos, ou seja, entre as vidas humanas - (reencarnações e períodos no astral).

Continua

Um Novo Paradigma para Pesquisar a Consciência

Cosmoética: O paradigma consciencial tem por filosofia moral a cosmoética ou moral cósmica - um princípio mais amplo que a moral humana - que leva em consideração as múltiplas vidas, ou seja, as nossas múltiplas relações interpessoais nem sempre positivas; os diferentes veículos de manifestação, levando em consideração a qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e energia e suas repercussões.

Universalismo: É o conjunto de idéias derivadas da universalidade das leis básicas da Natureza e do Universo, que através de todos os campos de pesquisa envolve o microuniverso das consciências, expandindo a partir dela para o Universo, onde estão todos imersos. Diante dessa premissa, perde o sentido do apego aos bairrismos, institucionalismos, nacionalismos exacerbados, preconceitos de todos os tipos, fronteiras entre países.

Auto-experimentação: Embasa a pesquisa da consciência a partir da auto-experimentação. A Viagem Astral / Projeciologia é considerada a parte prática, experimental, da Consciencialidade, pois o fenômeno da projeção consciente é a ferramenta muito importante para o estudo da consciência.

A projeção conduz a consciência ao autoconhecimento integral. Daí surge a necessidade do pesquisador espiritualista desenvolver sua capacidade de projetar-se para fora do corpo humano com lucidez. O conhecimento teórico, muitas vezes apoiado em provas convencionais, crenças ou especulações não é suficiente para realizar a ciência da consciência, embora ajude muito.

Ao invés disso, o pesquisador irá buscar a experimentação pessoal na mediunidade e na projeção consciente - um fenômeno natural que é auto-persuasivo ou se auto-comprova. Todas as descobertas, hipóteses e teorias da Consciência formam um conjunto de Vivências Pessoais, ou seja, realidades mais importantes, novas e prioritárias para serem aprofundadas, discutidas e também refutadas.

http://www.iipc.org/ciencias/paradigma.php