quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Fato ou Ficção?A água dos vasos sanitários...

A rotação da Terra em torno de seu eixo causa esse efeito, fazendo os ventos do Hemisfério Norte soprarem para a direita e os do Hemisfério Sul, para a esquerda. É por isso também que uma rota aérea entre Anchorage, no Alasca, e Miami, na Flórida, tem que considerar a rotação da Terra no sentindo anti-horário (como observado no Pólo Norte), até pousar em seu destino, evitando ir parar no Golfo do México.

No entanto, a Força de Coriolis não é onipotente, obrigando que todos os tipos de rotação sejam no sentido anti-horário ao Norte do Equador e no sentido horário ao Sul. Mesmo após várias pessoas terem assistido a vídeos de descargas na Austrália e nos Estados Unidos girando para direções opostas, esses experimentos são baseados em sorte e talvez – e o que não é surpresa alguma – no próprio desenho dos vasos sanitários. Algumas pessoas brincam que a Força de Coriolis determina até mesmo para que lado os cabelos se enrolam.

Apesar de uma grande quantidade de informações errôneas, os vasos sanitários – e mesmo os tornados – são muito pequenos para serem regidos pela Força de Coriolis. Essa força só começaria a agir sobre o giro das massas de ar se elas fossem pelo menos três vezes maiores que os sistemas de tempestades de super-células, que geralmente geram os tornados.

"Os tornados são indiretamente influenciados pela Força de Coriolis”, afirma o meteorologista Harold Brooks do National Oceanic & Atmospheric Administration\\'s National Severe Storms Laboratory, em Norman, Oklahoma. A maioria dos tornados aparece nos Estados Unidos em uma região com grandes planícies conhecida como “beco dos tornados”, mas eles podem aparecer em qualquer lugar, inclusive na região sul do Brasil e na parte nordeste da Argentina, ou em Bangladesh.

Continua

Nenhum comentário: