quarta-feira, 1 de agosto de 2007


O giro do tornado: O giro de um tornado é determinado pela colisão de ventos, o que significa que ele pode girar para qualquer lado, dependendo das circunstâncias
Fato ou Ficção? A água dos vasos sanitários e os tornados giram em direção oposta acima da linha do equador? Qual o menor sistema controlado pela Força de Coriolis?

Por Robynne Boyd

O clima nem sempre é previsível. Se fosse, as previsões diárias conseguiriam mapear furacões com antecedência, e sairíamos para passear sem o perigo de sermos pegos por uma pancada de chuva. No entanto, não é isso que acontece. Os sistemas climáticos são complexos assim, e os tornados não são exceção. Apesar de ser possível adivinhar para qual lado o tornado irá girar, como em qualquer previsão climática isso estará sujeito a erros.

É verdade que os tornados tendem a girar no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e no sentido horário no Hemisfério Sul. Entretanto, de acordo com Richard Rotunno, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos em Boulder, Colorado, o contrário também já foi verificado.

Existem aparições ocasionais de tornados com rotação no sentido horário e também anti-horário na mesma tempestade. Esses desvios enfraquecem a idéia comum de que o giro dos tornados é regido pela Força de Coriolis. Para esclarecer o assunto, Rotunno explica que a Força de Coriolis possui uma influência significante na direção da rotação dos maiores sistemas circulatórios dos mares e oceanos da Terra, como por exemplo a Corrente do Golfo, o fluxo a jato, os ventos alíseos e ciclones.

Continua







Nenhum comentário: