quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Expedição russa mergulha...

Missão inédita

O grupo russo deve tentar alcançar o leito do mar nesta semana e pretende fincar no leito do oceano uma bandeira da Rússia...

“Nós enfrentamos a mais dura e arriscada missão, descer as profundezas, até o leito do mar, no mais inóspito dos oceanos, onde ninguém foi antes, e ficar de pé no meio do oceano com nossos próprios pés”, disse o parlamentar russo Arthur Chiligarov, um experiente explorador polar. “A humanidade há muito sonha com isso”, completou.

Uma convenção internacional estabelece uma área de exploração econômica do Ártico de até 200 milhas náuticas (cerca de 370 km) para países que fazem fronteira com o Ártico, a partir do território do país. Esse limite às vezes pode ser expandido, mas, para isso, o país interessado precisa provar que a estrutura geológica da plataforma oceânica é a mesma de seu território.

Moscou argumentou perante uma comissão da ONU em 2001 que uma estrutura geográfica submarina do Ártico, chamada de Cordilheira de Lomonosov, é uma extensão geológica do seu território continental. A ONU ainda não anunciou uma decisão definitiva sobre o assunto.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/07/070729_russia_articorg.shtml

Nenhum comentário: