quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Uma experiência no espaço

Não restava dúvidas que eles estavam equipados com os mapas de navegação de absoluta exatidão e apontavam para a parte de nossa Galáxia com toda a precisão. Kovalyonok fez um sinal, pondo o dedo polegar pára cima, e ,o estranho ser, sem sorrir, fez a mesma coisa. Em seguida, a nave deles se afastou, como se quisesse mostrar sua manobrabilidade, a uma velocidade tal que parecia varrida dos céus.

Na órbita seguinte, estava de volta. Ela se afastou seis vezes, ao todo, jamais por uma razão aparente. É possível que haja uma relação entre os intervalos decorridos e os pontos da Terra correspondentes. Um membro da equipe do Gal.Beregovoy, que estava na reunião de 18.6.81 e vive nos EUA, é o matemático e especialista em computadores Boris Katznborgen.Ele conseguiu decifrar uma das mensagens extraterrenas.

Usando uma lanterna potente, Kovalyonok tentou primeiro se comunicar em russo através de código Morde sinalizando :" Cosmonautas soviéticos, saúdam visitantes à Terra". Os estranhos não entenderam. Tentou então uma mensagem em Inglês: "Areyou receiving us?", também em Morse. Nenhuma resposta...

Então ele tentou uma figura matemática, usando uma luz breve para ZERO e uma longa para UM, e sinalizou o número 101101.Logo depois veio um sinal luminoso em resposta. A mensagem não era apenas mera repetição da cifra de Kovalyonok e foi decifrada com sendo um logaritmo da base usada por Kovalyonok.Prova de que, pelo menos em matemática, nós falamos a mesma linguagem.

Continua

Nenhum comentário: