terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ufólogos pedem abertura de arquivos do País

Ufólogos pedem abertura de arquivos do País

Documentos teriam relatos de Ovnis, sigla para objetos voadores não-identificados. Ex-comandante confirma a existência dos arquivos e se diz favorável à divulgação.

Integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos pediram ao governo a abertura de todos os arquivos sobre relatos de Ovnis, sigla para objetos voadores não-identificados, que teriam aparecido no país, com base na lei que modificou os prazos para a divulgação de documento classificados como secretos. Eles prometem cuidado com as informações sobre os relatos.

“A gente tem de ter equilíbrio, não pode aceitar qualquer coisa como sendo verdadeira. A abertura desses documentos despertaria a ciência em si para a possibilidade de vida fora do nosso planeta, vida inteligente”, defende o ufólogo Roberto Beck.

Há dois anos, eles visitaram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira (Comdabra) e viram parte dos arquivos em poder da Aeronáutica. Inclusive os da chamada “Operação Prato”. Em
1977, a Aeronáutica investigou durante quatro meses a presença de Ovnis no Pará.
Ex-comandante do Comdabra, o brigadeiro José Carlos Pereira confirma a existência dos arquivos. E se diz favorável à divulgação. “Pessoas relatam terem visto isso. Se viram, ou não, isso é outro problema, depende de investigações.
Falta base cientifica que justifique realmente o que seria a presença de um disco voador”, afirmou Pereira. Base científica que os ufólogos acreditam que terão a partir do estudo dos registros oficiais.
“É isso que a gente está querendo, a prova definitiva para que isso desperte o interesse da ciência como um todo, inclusive a ciência brasileira”, defende o ufólogo Fernando Ramalho. Outro suposto fenômeno que é investigado pelos ufólogos ocorreu em 20 de janeiro em Riolândia, a 562 km de São Paulo. As marcas do que para os ufólogos pode ser um Ovni ficaram em um canavial na cidade paulista.
Acesse e veja em vídeo a reportagem

INSTRUÇÕES PARA VIGÍLIAS


Instruções Para Vigílias

Deve-se prestar atenção quando há outras chuvas no mesmo período.
O seguinte material pode ser providenciado:
1) cadeira de praia (espreguiçadeira)
2) comida e bebida durante os intervalos de observação
3) Repelente de insetos
4) Relógio acertado pelo UTC
5) Lanterninha com luz vermelha (lanterninha de LED) Atenção, não pode ser apontador LASER, pois poderia ser confundido com uma arma por algum E.T. desavisado. A lanterna com luz vermelha é para que quando a acendamos nossa visão noturna seja o menos prejudicada possível.
6) Lápis (canetas falham)
7) Gravador de fita cassete e/ou bloco de anotações

Não esquecer de Binóculo, Luneta, Máquina fotográfica e Filmadora. O relógio ou cronômetro poderá ser acertado por meio do sinal da estação WWV em Ondas Curtas - 2,5 ; 5 ; 10 ; 15 e 20 MHz. A hora fornecida na WWV corresponde ao Tempo Universal Coordenado (TUC).

1) Tempo mínimo de observação: apesar de o consenso determinar que uma observação visual deva durar ao menos duas horas, aconselhamos aos observadores um tempo mínimo de uma hora EFETIVA de observação. Períodos menores do que este devido a influências e problemas climáticos poderão ser reportados e sofrerão uma avaliação mais criteriosa.

2) O uso de um gravador é fundamental para obter um maior Teff (tempo efetivo) de observação. Com o registro fonográfico você estará ganhando pelo menos 20% a mais de tempo em relação à anotação em papel!
Outra grande vantagem da utilização deste método é a qualidade no registro das observações. Detalhes como hora, brilho, rastro, cor e posição, são facilmente reportados sem que haja perda de objetos, simplesmente porque o observador não tira os olhos do firmamento.

3) O registro de objetos deve obedecer critérios imparciais e metodológicos, portanto, uma recomendação é a observação INDIVIDUAL dos objetos e o registro individual por parte dos observadores, para que DEPOIS, seja possível se comparar o que foi visto e tecer considerações.

Modelo de Reporte de Vigília - Data e Hora!

·Nome do observador e demais dados de identificação individual
·Local da observação, com descrição pormenorizada
·Direção da Observação: (do norte para o sul ou do sudeste para o noroeste, por exemplo)
·Condições atmosféricas - inexistência de nuvens e /ou obstruções.
·Cidade /Município
·Estado
·Se possível latitude, longitude e altura do local Consegue no (Google Earth).
Pequena Escala De Magnitudes
Magnitude : Objeto
-13 : Lua cheia
-10 : Lua de quarto
-4.5 : Vênus (avg.)
-2.5 : Júpiter (avg.)
-1.5 : Sirius (a estrela mais brilhante)
0 : Capella, Vega
1 : Deneb, Altair
2 : Polaris, Kochab, Alpha Andromedae
2.5 : Alpha Pegasi, Epsilon Cygni, Alpha Cephei
3 : Gamma Ursae Minoris, Beta Cygni, Eta Pegasi
3.5 : Epsilon Cassiopeiae, Iota Cephei

Por estarem muito mais perto de nós que as estrelas, os planetas se movem noite após noite por entre o céu estrelado. Para encontrá-los siga estas dicas:

·Planetas têm brilho estático. Eles não cintilam como as estrelas (a menos que estejam próximos do horizonte ou sejam observados sob uma atmosfera turbulenta /poluída).

·Planetas seguem o mesmo caminho no céu por onde passaram o Sol e a Lua.(a eclíptica). Você nunca verá Marte, por exemplo, perto do Cruzeiro do Sul.

·Planetas são objetos extensos quando vistos numa luneta com magnificação de pelo menos 40 vezes (as estrelas sempre aparecem como pontos). Com uma luneta você distinguirá as fases de Vênus, o disco avermelhado de Marte, o sistema de satélites de Júpiter e os anéis de Saturno.

·Imprima e use mapas celestes on line, Eles fornecem a posição atual dos planetas no céu. Assim você não corre o risco de confundi-los com estrelas ou mesmo OVNIs, especialmente se ainda não adquiriu experiência.

·Não esqueça os planisférios celestes. Ao contrário das cartas on line, eles não fornecem a localização de um planeta, mas lhe ajudarão muito para que você se familiarize cada vez mais com o céu noturno.

Medidas angulares
Em Astronomia De Posição, a Medida De Distância é o Grau. É fácil de perceber o motivo. Toda a abóbada celeste (de um horizonte ao outro) abrange 180 graus. Do horizonte ao zênite temos a metade, 90º. É útil saber distâncias angulares ainda menores.

De sorte que para a maioria das pessoas a relação entre o largura da mão e o comprimento do braço é um valor constante. Assim, com o braço estendido, um adulto pode obter uma estimativa de valores angulares usando partes de sua mão como mostram as gravuras anexadas.

Ao fecharmos a mão, o punho cobre um ângulo de cerca de 10º. Da mesma forma, com a mão aberta na direção do céu, a largura do dedo mínimo (ou a ponta do indicador ou ainda 1cm de uma régua) cobre um ângulo de 1º.
Vários segmentos do dedo indicador também podem fornecer estimativas angulares muito úteis no reconhecimento do céu. Mas é importante manter o braço estendido ao efetuar essas medidas.

Pesquisadores querem que Aeronáutica...

Marcas em formato circular, de 60 metros de diâmetro, surgiram no canavial da cidade. O fenômeno foi registrado no início desta semana.

Assista a reportagem. (Clique ao lado)
Pesquisadores querem que Aeronáutica monitore 'desenho em canavial'


Pesquisadores da área de ufologia querem que radares da Aeronáutica passem a monitorar a região de Riolândia, a 562 km de São Paulo, para verificar o que tem causado estranhas marcas, em formato circular de cerca de 60 metros de diâmetro, no canavial perto do Rio Grande. O fenômeno foi registrado no início desta semana.

Pesquisadores do Instituto de Astronomia e Pesquisa Espaciais (Inape) estão preparando um relatório para a Aeronáutica sobre o que ocorreu na região. Usando um GPS, aparelho de monitoramento por satélite, o especialista do Inape, identificou as coordenadas geográficas do local.

O ufólogo Jorge Néri deve concluir um relatório sobre o episódio até o final desta semana. O documento vai ser encaminhado à Aeronáutica, para um setor especializado na investigação desse tipo de fenômeno. O pesquisador descarta a possibilidade de as marcas terem sido causadas por um fenômeno natural.

O depoimento de Maurício Pereira da Silva, morador que contou ter visto um objeto não identificado sobre o canavial, vai ser a principal informação no relatório preparado pelo especialista. “Levantei
3h
de sábado para domingo e escutei um barulho da cana quebrando.

Falei ‘meu Deus, se for vento vai derrubar tudo’. Na hora que eu olhei para cima da cana eu observei [o objeto]. Explicar o jeito, a forma, o tamanho é difícil porque o susto é muito grande. A única coisa que você pensa é correr para dentro”.

Os pesquisadores Paulo César Rapassi e Maria José Antunes Francisco contam que já analisaram outras ocorrências perto de Votuporanga e que Riolândia é o quarto ou quinto caso observado na região.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL276177-5605,00.html


Desenho em canavial’ atrai curiosos e ufólogos ao interior de SP

Marcas circulares surgiram em plantação de cana em Riolândia.
Equipe de ufólogos foi à região para pesquisar o ocorrido.

Um fato no mínimo curioso foi registrado em um canavial em Riolândia, na região de Votuporanga, a
519 km de São Paulo. Em uma plantação perto do Rio Grande, a cana foi amassada em um formato circular de cerca de 60 metros de diâmetro na madrugada de sábado (19). Até o prefeito da cidade foi visitar a área.

"Vamos deixar que quem entende do assunto investigue isso", disse o prefeito Maurílio Viana da Silva (PSB). A cerca de
15 metros dessa primeira marca há outras duas áreas circulares com cana amassada. Cada uma delas têm diâmetro de 8
metros.

O ufólogo Jorge Neri, do Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais, acredita que se trata da ação de um OVNI, sigla para objeto voador não-identificado. Na madrugada de sábado, o empresário Maurício Pereira da Silva, de
39
anos, estava na cozinha de sua casa, vizinha ao canavial, quando foi surpreendido pelo barulho da cana sendo quebrada.

Ele relatou ter visto pela janela um objeto oval sobre o canavial. Uma equipe de ufologia do instituto, composta por oito pessoas, está no local para investigar o que ocorreu. Jorge Neri diz que vai medir o posicionamento geográfico, com um equipamento de GPS, para enviar os dados à Aeronáutica.

Ele quer que a Aeronáutica monitore a área para que qualquer movimentação seja captada por radares.O “fenômeno” atrai também moradores de municípios vizinhos, como Adolfo, Cardoso e Paulo de Faria, segundo relata a mulher de Maurício, Márcia Cristina Ribeiro Santos, de
30
anos.

Ela estima que cerca de
30 pessoas tenham visitado a região entre a terça-feira (22) e esta quarta-feira (23).
Até um investigador da polícia civil foi ao local, por curiosidade, mas um boletim de ocorrência não foi registrado.

Continua

Desenho em canavial’ atrai curiosos e ufólogos ao interior de SP


Sobrevôo
Maurício e Márcia arrendam a Pousada Piapara, que foi de onde ele ouviu a plantação se partindo. “Tem bastante gente que veio ver. Ontem o telefone não parou. Hoje aumentou (o movimento). Vem gente de fora para ver o que tem na cana.

O pessoal vem, olha e tira fotos com celular”, conta Márcia, que disse estar “um pouco assustada” com o ocorrido. Márcia diz que o movimento da pousada, freqüentada por pescadores, não aumentou nem diminuiu após a divulgação da história.

“Por telefone, o pessoal pergunta se a cana ainda está daquele jeito, se a gente viu, se ouviu alguma coisa”, diz ela. Segundo o ufólogo Jorge Neri, o instituto já recebeu relatos de moradores da região que também teriam visto objetos estranhos.

“Queremos saber se (a cana foi amassada) pelo pouso de uma nave, o que chamamos de ‘ninho’, ou se são desenhos, sinais, como os que já apareceram em plantações na Inglaterra.” Jorge vai sobrevoar a região na tarde desta quarta-feira para colher imagens de cima e comparar com outros desenhos.

Visita do prefeito
No final da tarde da terça-feira
(22), o prefeito de Riolândia, Maurílio Viana da Silva (PSB), foi até a pousada para ver o canavial tão comentado na cidade. Por telefone, ele disse à reportagem do G1 que os sinais deixados no canavial eram "estranhos" e que nunca tinha visto algo daquele tipo.

Apesar da estranheza, ele informou que, por enquanto, a prefeitura não irá tomar nenhuma atitude sobre o assunto. "Vamos deixar que quem entende do assunto investigue isso", disse ele, se referindo aos ufólogos.

http://g1.globo.com