terça-feira, 29 de janeiro de 2008

INSTRUÇÕES PARA VIGÍLIAS


Instruções Para Vigílias

Deve-se prestar atenção quando há outras chuvas no mesmo período.
O seguinte material pode ser providenciado:
1) cadeira de praia (espreguiçadeira)
2) comida e bebida durante os intervalos de observação
3) Repelente de insetos
4) Relógio acertado pelo UTC
5) Lanterninha com luz vermelha (lanterninha de LED) Atenção, não pode ser apontador LASER, pois poderia ser confundido com uma arma por algum E.T. desavisado. A lanterna com luz vermelha é para que quando a acendamos nossa visão noturna seja o menos prejudicada possível.
6) Lápis (canetas falham)
7) Gravador de fita cassete e/ou bloco de anotações

Não esquecer de Binóculo, Luneta, Máquina fotográfica e Filmadora. O relógio ou cronômetro poderá ser acertado por meio do sinal da estação WWV em Ondas Curtas - 2,5 ; 5 ; 10 ; 15 e 20 MHz. A hora fornecida na WWV corresponde ao Tempo Universal Coordenado (TUC).

1) Tempo mínimo de observação: apesar de o consenso determinar que uma observação visual deva durar ao menos duas horas, aconselhamos aos observadores um tempo mínimo de uma hora EFETIVA de observação. Períodos menores do que este devido a influências e problemas climáticos poderão ser reportados e sofrerão uma avaliação mais criteriosa.

2) O uso de um gravador é fundamental para obter um maior Teff (tempo efetivo) de observação. Com o registro fonográfico você estará ganhando pelo menos 20% a mais de tempo em relação à anotação em papel!
Outra grande vantagem da utilização deste método é a qualidade no registro das observações. Detalhes como hora, brilho, rastro, cor e posição, são facilmente reportados sem que haja perda de objetos, simplesmente porque o observador não tira os olhos do firmamento.

3) O registro de objetos deve obedecer critérios imparciais e metodológicos, portanto, uma recomendação é a observação INDIVIDUAL dos objetos e o registro individual por parte dos observadores, para que DEPOIS, seja possível se comparar o que foi visto e tecer considerações.

Modelo de Reporte de Vigília - Data e Hora!

·Nome do observador e demais dados de identificação individual
·Local da observação, com descrição pormenorizada
·Direção da Observação: (do norte para o sul ou do sudeste para o noroeste, por exemplo)
·Condições atmosféricas - inexistência de nuvens e /ou obstruções.
·Cidade /Município
·Estado
·Se possível latitude, longitude e altura do local Consegue no (Google Earth).
Pequena Escala De Magnitudes
Magnitude : Objeto
-13 : Lua cheia
-10 : Lua de quarto
-4.5 : Vênus (avg.)
-2.5 : Júpiter (avg.)
-1.5 : Sirius (a estrela mais brilhante)
0 : Capella, Vega
1 : Deneb, Altair
2 : Polaris, Kochab, Alpha Andromedae
2.5 : Alpha Pegasi, Epsilon Cygni, Alpha Cephei
3 : Gamma Ursae Minoris, Beta Cygni, Eta Pegasi
3.5 : Epsilon Cassiopeiae, Iota Cephei

Por estarem muito mais perto de nós que as estrelas, os planetas se movem noite após noite por entre o céu estrelado. Para encontrá-los siga estas dicas:

·Planetas têm brilho estático. Eles não cintilam como as estrelas (a menos que estejam próximos do horizonte ou sejam observados sob uma atmosfera turbulenta /poluída).

·Planetas seguem o mesmo caminho no céu por onde passaram o Sol e a Lua.(a eclíptica). Você nunca verá Marte, por exemplo, perto do Cruzeiro do Sul.

·Planetas são objetos extensos quando vistos numa luneta com magnificação de pelo menos 40 vezes (as estrelas sempre aparecem como pontos). Com uma luneta você distinguirá as fases de Vênus, o disco avermelhado de Marte, o sistema de satélites de Júpiter e os anéis de Saturno.

·Imprima e use mapas celestes on line, Eles fornecem a posição atual dos planetas no céu. Assim você não corre o risco de confundi-los com estrelas ou mesmo OVNIs, especialmente se ainda não adquiriu experiência.

·Não esqueça os planisférios celestes. Ao contrário das cartas on line, eles não fornecem a localização de um planeta, mas lhe ajudarão muito para que você se familiarize cada vez mais com o céu noturno.

Medidas angulares
Em Astronomia De Posição, a Medida De Distância é o Grau. É fácil de perceber o motivo. Toda a abóbada celeste (de um horizonte ao outro) abrange 180 graus. Do horizonte ao zênite temos a metade, 90º. É útil saber distâncias angulares ainda menores.

De sorte que para a maioria das pessoas a relação entre o largura da mão e o comprimento do braço é um valor constante. Assim, com o braço estendido, um adulto pode obter uma estimativa de valores angulares usando partes de sua mão como mostram as gravuras anexadas.

Ao fecharmos a mão, o punho cobre um ângulo de cerca de 10º. Da mesma forma, com a mão aberta na direção do céu, a largura do dedo mínimo (ou a ponta do indicador ou ainda 1cm de uma régua) cobre um ângulo de 1º.
Vários segmentos do dedo indicador também podem fornecer estimativas angulares muito úteis no reconhecimento do céu. Mas é importante manter o braço estendido ao efetuar essas medidas.

Nenhum comentário: