quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Como reconstruir o genoma neandertal

“Com exceção das substituições de C por T e de G por A, e talvez G por T, a troca de nucleotídeos observada em neandertais, quando comparadas a humanos e chipanzés, são tão confiáveis como se tivessem sido determinadas em um DNA contemporâneo”, citaram os pesquisadores na Proceedings of the National Academy of Sciences USA.

A possibilidade de se ter um genoma completo ressuscita a idéia de trazer de volta à vida animais extintos ou pessoas através da substituição do DNA em embriões de seus parentes modernos. No entanto, para Pääbo, essa possibilidade não existe. “Uma pessoa não pode clonar indivíduos apenas com o DNA, é necessário células intactas” afirma o pesquisador.

Apesar disso, esse procedimento está a caminho para alguns animais Pleitocenos. “Eu sei que estão tentando clonar um mamute. Também sei que as chances de sucesso são muito pequenas, não porque seja impossível, mas porque ainda não sabemos o suficiente sobre as diferenças genéticas entre os mamutes e os elefantes modernos para fazer com que dê certo”.

É mais provável que a leitura do genoma do neandertal se torne útil como uma comparação com código genético do Homo sapiens. Afinal, mesmo com o hominídeo extinto, os neandertais podem servir como guias para o nosso genoma, assim como nossos parentes próximos vivos, os chipanzés.

“Cada diferença genética entre os neandertais e os seres humanos é um candidato potencial para o desenvolvimento de um tratamento genético ou com drogas”, diz Hawk. “Cada um dos genes trabalhava em uma criatura quase humana. Sabemos que nenhum deles era letal. Assim, por exemplo, as diferenças funcionais no metabolismo muscular de neandertais e humanos podem levar a tratamentos para problemas em seres humanos, como a perda muscular”.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/como_reconstruir_o_genoma_neandertal.html

Nenhum comentário: