sexta-feira, 30 de março de 2007

Portugal inaugura maior planta de energia solar do mundo

Folha Oline

A maior planta de energia solar do mundo foi inaugurada nesta quarta-feira em Portugal. A planta, que custou US$ 78,5 milhões e tem capacidade para produzir 11 megawatts de energia, é um projeto conjunto das empresas americanas GE Energy Financial Services e PowerLight Corporation e da companhia de energia renovável portuguesa Catavento.

Os painéis para captar a energia solar espalham-se por uma área de 60 hectares em Serpa, 200 km a sudeste de Lisboa, em uma das regiões mais ensolaradas da Europa, com 3.300 horas de luz solar por ano. A nova planta deve produzir energia suficiente para 8.000 casas e também deve prevenir a emissão de 30 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano, quando comparada a combustíveis fósseis.

A planta, que começou a ser construída em junho de 2006, produzirá 20 gigawatts de energia por hora na fase inicial. "Esta é a planta de energia solar mais produtiva no mundo, e produzirá 40% mais energia do que a segunda maior, em Pocking, na Alemanha", disse Howard Wenger, da Powerlight.

Portugal depende quase totalmente de energia importada, mas está desenvolvendo projetos de energia solar, eólica e de ondas. O país planeja investir US$ 10,8 bilhões em projetos de energia renovável nos próximos cinco anos. Em janeiro, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse que o governo quer que 45% do consumo de energia do país venha de fontes renováveis em 2010.

Com Associated Press.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16185.shtml

Nenhum comentário: