domingo, 11 de março de 2007

O que são Satélites - V

Nos planos de Banda destinados aos satélites de amador, ocorrem denominações com 2 letras, tais como Modo JA ou Modo JD. Nestas situações, a forma de operação do satélite deve ser feita para o caso do Modo JA em modo J em serviço Analógico, e na situação referencia como Modo JD, opera-se no Modo J em serviço Digital.

Noutras ocasiões, vimos que um determinado satélite opera em modo composto, como por exemplo Modo KA, isto significa que se pode operar um Uplink quer na banda dos 15 metros (21.2 MHz) quer na banda dos 2 metros (145 MHz), e que em ambas as ligações se faz o Downlink na banda dos 10 metros (29 MHz).

14. Qual é a potência de emissão requerida para uma ligação através de satélite ?
A operação através de um satélite não requer especificamente o emprego de potências elevadas, apenas a necessária. Porquanto o emprego de sistemas lineares de transposição de freqüência ou transponders são fortemente afetados pelo emprego de sinais fortes, que descriminam as estações com ligações menos estáveis, saturando os andares de saída da cadeia emissora do satélite e reduzindo substancialmente a potência do emissor no Downlink.

Este é um sintoma evidente de que o PA do satélite está a ser protegido pelo seu sistema de ALC.Quando se utilizam sistemas de antenas do tipo YAGI-UDA ou outras antenas direccionais, não se aconselha a utilizar potências de emissão superiores a 80 no máximo 100 W.

15. Classificação dos Satélites
O sector industrial da exploração comercial de satélites, está hoje mais dedicado à colocação de satélites no espaço em órbitas geo-estacionários, e com massas úteis que podem variar entre 1000 Kg e mais de 5 toneladas onde se podem incluir as estações orbitais tripuladas.

Em seguida vamos saber o que significa o termo de pequeno satélite, e que utilidades se podem conferir à exploração espacial.Em muitas outras aplicações, que aliás, estão na origem da própria exploração espacial, surgem a construção e o lançamento pelos russos e americanos, dos primeiros satélites como foram o Sputnik, o Explorer e o Vanguard entre os anos de 1957 e 1961.

Neste concurso, de saber e conhecimentos, estão desde a primeira hora, os Amadores de Rádio ou radioamadores, como são vulgarmente conhecidos.

A evolução das engenharias aeroespacial e eletrônica tem permitido potenciar e explorar tecnologias alternativas, que permitiram entre outras, reduzir substancialmente o tamanho e aumentar a eficiência dos satélites. Estas condições permitem reduzir o tamanho dos satélites de tal forma que são hoje classificados da seguinte forma:

Grupo do satélite.............. Massa do satélite

LARGE satellite .............. 1000kg

MEDIUM satellite ................ 500 a 1000kg

SMALL satellite .............. 500kg

.......................................... MINI ................... 100 a 200kg
....................................... MICRO ................. 10 a 100kg
SMALL satellites: ................. NANO ....................... 1 a 10kg
................................................. PICO .................. 0,1 a 1kg
............................................... FEMTO ................. 100gr

Nenhum comentário: