sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Astrônomos contam númerosde estrelas visíveisno céu

Vega, por exemplo, a mais brilhante que se vê nos céus de verão, tem magnitude zero. As estrelas mais tênues que uma pessoa com boa vista pode enxergar sem telescópio são as de magnitude 6,5. Há poucos lugares nos quais o céu seja escuro o bastante para permitir a apreciação de estrelas tão tênues.

É possível determinar de modo genérico a qualidade do céu para a astronomia observando a Ursa Menor, a constelação da estrela polar, visível durante os 12 meses do ano. As quatro estrelas do retângulo da Ursa Menor tem magnitudes dois, três, quatro e cinco.

Basta determinar quantas delas estão visíveis para avaliar a qualidade do céu em termos de observação. Caso a estrela de magnitude cinco esteja visível, poderíamos definir o céu como sendo "cinco estrelas", se bem que, na Catalunha, tenhamos dificuldades para encontrar locais onde seja possível avistar estrelas com magnitude inferior a três.

Apesar de tudo, mesmo que tenhamos a maior escuridão possível e o céu mais limpo, as 8.479 estrelas visíveis da Terra não são mais que uma porção insignificante das estrelas da galáxia, a qual, por sua vez, não é mais que parte insignificante das galáxias do universo; para cada estrela que se pode ver da Terra, existem 20 milhões de estrelas na galáxia cujo brilho é tênue demais ou que estão distantes demais para que se possa vê-las.

Tradução: Paulo Migliacci ME
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1807185-EI302,00.html

Nenhum comentário: