sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Ovnis. - Por que tantos acreditam?

Arquivo X
Clique na imagem

Há décadas a ciência investe na investigação de vida fora do planeta Terra. As missões espaciais representam apenas o aspecto mais visível e glamurosos das buscas. Uma das áreas consideradas mais promissoras são as pesquisas que envolvem a tentativa de entrar em sintonia com sinais alienígenas emitidos no espaço (e, é bom que se diga, sem nenhum resultado até agora).

O mais famoso centro do tipo, o Seti Institute, da Califórnia, anunciou neste ano o início da construção de um super-radiotelescópio de
25 milhões de dólares para captar sons alienígenas. Mais de 1,5
milhão de pessoas se apresentaram como voluntárias para ajudar no trabalho de monetarização.

"Não faz sentido gastar milhões tentando sintonizar ruídos suspeitos se os ETs estão em nosso quintal", afirma o ufólogo Ademar Gevaerd, presidente do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores. Uma das razões pelas quais os ufólogos não se deixam desanimar com a falta de comprovação de suas teorias está exatamente no fato de boa parte deles acreditar na existência de uma conspiração governamental para esconder a verdade da população. Essa idéia foi levada às telas pelo seriado Arquivo X, de espetacular sucesso.

Como tudo o mais neste planeta, a ufologia é também um negócio. Muitas localidades envolvidas em fenômenos extraordinários conseguiram transformar o assunto numa rendosa indústria turística. A cidade de Roswell, nos Estados Unidos, talvez a mais famosa do mundo dos óvnis, recebeu no ano passado mais de
180.000
visitantes e sua principal loja de suvenires faturou no mesmo período 1 milhão de dólares.

O exemplo começa a ser imitado em Varginha, no interior de Minas Gerais. Ali, quatro anos atrás, dois alienígenas com chifres e olhos vermelhos teriam sido capturados por soldados do Exército e do Corpo de Bombeiros da cidade.

A associação comercial do lugar acaba de registrar a marca "ET de Varginha" e pretende usá-la numa linha de produtos. O caso é um exemplo de como um episódio mal explicado ganha enorme repercussão. O que ocorreu de verdade em 1996: num dia em que estavam caminhando de volta para casa, três jovens moradoras tomaram um susto com a visão de uma criatura estranha. Saíram gritando pelas ruas, certas de que haviam topado com o demônio. A imprensa e os ufólogos se encarregaram de transformá-lo no "ET de Varginha".

Continua

Nenhum comentário: