domingo, 25 de março de 2007

O G.E.I.P.A.N. Grupo de Estudo e de Informação dos Fenômenos Espaço aéreos Não identificados CNES- I

Curta historia -I

Em Setembro de 2005, o Sr. Jacques Patenet sucede ao Sr. Jean- Jacques Velasco e o SEPRA torna-se o GEIPAN, Grupo de Estudo e de Informação dos Fenômenos Espaço aéreos Não identificados. Um Comitê de pilotagem doravante é-lhe associado; é presidido pelo Sr. Yves Sillard, antigo diretor CNES, antigo Delegado Geral para o Armamento.

Comunicado de imprensa CNES: PARIS, 28.9. 2005 CP 075 - 2005 UM COMITÉ DE PILOTAGEM PARA O ACOMPANHAMENTO DAS ACTIVIDADES VINCULADAS AOS FENÓMENOS AEROSPATIAUX NÃO IDENTIFICADOS Para supervisionar e controlar a atividade de acompanhamento dos Fenômenos Espaço aéreos não identificados (PANO) e uma política de informação neste domínio, foi decidido constituir um Comitê de Pilotagem cuja primeira reunião celebrou-se o 22 de Setembro de 2005 CNES.

A atividade CNES relativa aos Fenômenos Espaço aéreos não identificados comporta três vertentes: a recolha, a apreensão e o arquivo dos relatórios a fim de manter e gerir uma base de dados (atividade CNES), a análise destas informações recorrendo à correspondentes os domínios e disciplinas em causa, na comunicação ao públicos os interessados, a publicação de relatórios periódicos e a gestão do acesso aos arquivos.

O Comitê de Pilotagem, presidido pelo Sr. Yves Sillard, antigo Diretor Geral CNES, antigo Delegado Geral para o Armamento, é constituído: de representantes CNES:

O Diretor Associado do Centro de Toulouse, o Diretor da Comunicação Externa, a Educação e os Negócios Públicos, o agente de missão para as perguntas éticas, representantes dos organismos com os quais CNES colabora neste domínio: Gendarmerie Nacional, Polícia Nacional, Exército do Ar, Segurança Civil, Aviação Civil, Metereologia França, investigadores convidados pelo Presidente CNES de acordo com o Presidente do Comitê de Pilotagem.

Quanto a sua primeira reunião, o Comitê preconizou instaurado ou reatualização de protocolos de acordo entre CNES e os Organismos parceiros. Sublinhou a necessidade de uma política transparente e carta registrada a criação de um sítio Internet com aposta em linha das informações disponíveis, no respeito da legislação em vigor.

O Comitê de Pilotagem reunir-se-á como necessidade e no mínimo duas vezes por ano sobre convocação do seu Presidente. O responsável CNES da atividade PANO apresentará um relatório de síntese anual ao Comitê de Pilotagem assim único um relatório de adiantamento à ano.

Cnes dirigirá o relatório de síntese anual às suas tutelas acompanhado das apresentações e recomendações do Comitê de pilotagem. Contacto pressiona: Sandra LALY, tel. 01.44.76.77.32 - 06.08.48.39.31 Entrevista do Sr. Jacques Patenet do 19 de Outubro de 2005 sobre o sítio ovniland.

Nenhum comentário: