sexta-feira, 13 de abril de 2007

A abordagem científica da vida extraterrestre

5- IHU On-Line - Quais são os aspectos mais polêmicos na abordagem do tema?

Luiz Augusto Silva - Na ufologia moderna, um dos tópicos mais confusos e polêmicos diz respeito às abduções, ou seja, raptos sistemáticos de pessoas, promovidos por ETs, que estariam interessados em nosso material genético, por alguma razão ainda desconhecida. Nos últimos anos, o tema tem conquistado vigor, mas nada existe de conclusivo a respeito, falando do ponto de vista rigorosamente científico.

6- IHU On-Line - Quais são os “estudos de caso” que resultam mais interessantes para a ciência?

Luiz Augusto Silva - Desde 1947, aconteceram muitos casos interessantes. Nenhum, entretanto, foi capaz de acrescentar evidências científicas tangíveis. Ficou famoso o caso Roswell, da possível queda de um disco voador nos Estados Unidos, cuja tripulação haveria sido capturada pelos militares. E também o caso do casal Betty e Barney Hill, “seqüestrados” por uma nave alienígena no início dos anos 1960, que rendeu muito material para estudos de psicologia.


Mas até o momento, nenhuma ocorrência inerente à casuística ufológica conseguiu trazer à lume uma evidência inegável da presença de alienígenas na Terra. E, como dizia o falecido astrônomo norte-americano Carl Sagan, “fatos extraordinários requerem evidências extraordinárias”. Até o momento, destarte os esforços de alguns ufólogos e investigadores que poderiam perfeitamente ser incluídos na ala das pessoas sérias, tais evidências extraordinárias ainda não apareceram.

É de acrescentar ainda que as conclusões mais interessantes de qualquer estudo científico a respeito da ufologia surgem, não da análise de casos individuais, e sim dos grandes estudos estatísticos, que reúnem as características de milhares de ocorrências.

7- IHU On-Line - Como é tratada a vida extraterrestre no cinema de Hollywood?

Luiz Augusto Silva - Este vai ser o assunto específico do próximo curso de extensão universitária da série Vida Extraterrestre, que estamos desenvolvendo aqui na Unisinos, desde o semestre 2005/2. Vai se chamar Os Extraterrestres no Cinema, estando previsto para o semestre 2006/2. Vamos assistir a uma seleção dos grandes clássicos de ficção científica que abordaram a temática nos últimos 60 anos, na tentativa de traçar o perfil médio do “extraterrestre hollywoodiano”, além de verificar como ele se enquadra (se é que se enquadra!) nos conhecimentos científicos atualmente disponíveis.

8- IHU On-Line - Há algum outro aspecto que não foi perguntado e que considere importante acrescentar?

Luiz Augusto Silva -
Gostaria de frisar que a proposta do curso de extensão sobre ufologia é, antes de tudo, corajosa e ousada, além de inédita nos meios acadêmicos do País. Entretanto, isso não significa que estaremos pondo de lado todo o rigorismo da investigação científica. Aliás, o objetivo do curso é justamente este: ponderar os prós e os contras das diferentes interpretações, mas sem impor nada, ou seja, permitindo que cada participante escolha, após os elementos que forem apresentados e discutidos, que opinião prefere adotar.


Nenhum comentário: