sexta-feira, 13 de abril de 2007

Continuação

Continuação

5- IHU On-Line - Qual seria seu "mapa" da vida? Quais os planetas que poderiam ter "zonas habitáveis" e os que não?


David Grinspoon
- Qualquer lugar com água líquida é um ótimo lugar para se procurar. Isso significa que planetas semelhantes à Terra, rochosos, que estejam a certa distância de suas estrelas, podem ser bons lugares para se viver. Não tão perto ou será um forno, como Vênus. Não tão longe ou será um freezer, talvez como Marte (apesar de que Marte possa ter alguns lençóis de água quente, e Vênus possa justamente ter um estranho tipo de vida nas nuvens).

Também aprendemos por meio da exploração, que luas geladas afastadas de suas estrelas podem ter água líquida no subterrâneo se forem aquecidas por marés de outras luas e de planetas gigantes. Então esses lugares são de interesse. Finalmente, apesar de assumirmos isso freqüentemente, não sabemos se vida requer água líquida. Essa é uma premissa muito conservadora baseada no limitado exemplo da vida na Terra. Então qualquer lugar com fonte de energia química interessante e provavelmente algum tipo de líquido para que as coisas sejas dissolvidas nele, vale considerar para a vida.

6- IHU On-Line- O senhor acha que realmente há possibilidades de formar uma comunidade galáctica, algum dia?

David Grinspoon- Sim. Não apenas algum dia, mas talvez já exista. Como eu disse antes, somos muito jovens, e o universo tem bilhões de anos para que coisas interessantes aconteçam. Se a vida inteligente pode se formar aqui, porque não em outro lugar? Parece natural que essas criaturas tenham achado um ponto onde, como nós, tenham curiosidade sobre outros. Tentarão achar uns aos outros, e pode ser que alguns já tenham achado.

A história do universo, evolução cósmica, mostra uma progressão de formas mais simples que se combinam para fazer formas mais complexas. Partículas > átomos > moléculas > polímeros > vida > células > vida pluricelular > organismos complexos > sociedades, culturas e civilizações > cultura global > ??? > ??? > civilização pluriplanetária ??? Por que não?


7- IHU On-Line - Como o senhor avalia a forma em que a vida extraterrestre é representada no cinema?

David Grinspoon-
Geralmente bastante desapontadora e sem imaginação. Aliens de filme comumente parecem ligeiramente com seres humanos deformados, com cabeças engraçadas e orelhas pontudas. Aliens reais serão provavelmente bem mais estranhos. Vários filmes foram realmente criativos, como 2001: Uma Odisséia no Espaço, e a versão original de Solaris . Mas é difícil imaginar com o que a vida extraterrestre se parecerá, e ainda mais difícil retratar isso dentro das convenções de Hollywood.

8 -IHU On-Line- Gostaria de acrescentar algum outro aspecto que não foi perguntado?

David Grinspoon- Eu simplesmente acho que é muito importante continuar explorando, manter nossos olhos e mentes abertos. Podemos especular o quanto quisermos, mas aprenderemos a verdade quando sairmos e acharmos essa verdade, ou talvez quando ela venha aqui e nos encontre. Alien: Abreviação de alienígena. O significado original da palavra alienígena é estrangeiro, mas pode ser usada ao se refererir a algo que se mostra estranho ou desconhecido. Entretanto, ao longo do século XX esse termo passou a cada vez mais designar qualquer ser vivo, inteligente ou não, proveniente de outro planeta, devido ao seu uso em obras de ficção do cinema e literatura. Este significado foi incorporado à cultura popular e à língua oficial. (Nota da IHU On-Line) -Filme de 1968, dirigido por Stanley Kubrick, norte-americano. (N. da T.). Filme russo de 1972, dirigido por Andrei Tarkovsky. (N. da T.)

Nenhum comentário: