sábado, 28 de abril de 2007

Arqueólogos acham '´país pré- histórico' no fundo mar




Arqueólogos da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, descobriram um "país pré-histórico" no fundo do Mar do Norte.

A área, onde teriam vivido comunidades de caçadores que retiravam da natureza tudo o que precisavam, foi inundada pela alta nos níveis da água do mar depois da última Era do Gelo, há mais de 8 mil anos. Os pesquisadores dizem que a descoberta é muito importante, já que vai permitir o mapeamento da "paisagem pré-histórica mais bem conservada da Europa".

Tecnologia

Os cientistas da Universidade de Birmingham estão usando tecnologia de exploração de petróleo para conseguir recuperar os detalhes da área que foi tomada pelo mar. A região vai da Costa Leste da Grã-Bretanha até as ilhas Shetlands e a Escandinávia. Para Vince Gaffney, que lidera a pesquisa, "foi como encontrar um outro país".

Ele acredita que a descoberta também serve como um alerta sobre o aquecimento global, que pode varrer populações inteiras da face da terra."Algumas vezes, essas mudanças podem ser sutis e vagarosas, mas outras vezes, elas podem ser extremamente rápidas. Isso pode ter sido muito traumático para essas comunidades", diz Gaffney.

"Seria uma engano pensar que as pessoas (que viviam nessas comunidades pré-históricas) eram simples e sem cultura própria...Eles já davam nomes a seus rios e montanhas e faziam associações espirituais". De acordo com a pesquisa, a região, que ocupava
23 mil quilômetros quadrados, teria levado 4 mil anos para ser completamente coberta pela água do mar.

Nenhum comentário: