domingo, 6 de maio de 2007

O homem foi á lua:


VF: Quando, o senhor acredita, que o homem chegará a Marte?
RS:
Não tão cedo. Acho até que seria mais prudente investir na Lua agora, deixando Marte para um pouco mais tarde. Há problemas sérios a superar; a experiência com a Lua poderia ajudar. Eu não espero ver naves tripuladas em Marte nos próximos 25 anos, não por causa de uma tecnologia insuficiente, porque ela não é, mas porque não acredito muito que o investimento necessário seja feito. Eu gostaria de estar errado, porque, se houver vontade, poderemos ir lá em menos tempo.

VF: Quais são os verdadeiros motivos para se gastar fortunas na exploração de Marte?
RS:
Fortunas muito maiores são gastas em armamentos e guerras estúpidas. Se não investirmos nas pesquisas espaciais, que são benéficas, logo alguém encontrará uma nova guerra para aplicar o dinheiro não utilizado. Marte é importantíssimo para nós. É o único planeta que oferece condições para ocupação. Ele pode nos dar as respostas para aquelas perguntas que há muito nos incomodam, principalmente sobre a da vida no Universo. É nosso destino natural e um dia poderá ser nossa única alternativa, quando o Sol começar a esquentar.

VF: O senhor acredita que existiu vida orgânica no passado remoto de Marte?
RS:
Pode ter havido vida lá e é por isso que precisamos estudá-lo de perto. Uma simples bactéria marciana viva hoje ou um fóssil encontrado dentro de uma rocha em um daqueles leitos secos de rios seria a maior descoberta da Ciência. A menos de uma grande e desejável surpresa, não deve ter havido vida muito evoluída em Marte, pela provável falta de tempo para isso ocorrer. Marte pode ter perdido muito cedo suas condições de manter a vida ou até mesmo nunca ter tido tais condições. Ainda não sabemos.

VF: Como o senhor acredita que a vida teria surgido no planeta Terra?
RS:
Há algumas idéias, mas todas adiam as respostas para as perguntas definitivas. Como e por que a primeira coisa viva veio à luz? Tem a vida algum significado maior? É mesmo tudo isso obra do puro acaso? Se a vida na Terra veio de outras formas de vida mais antigas que atravessaram o espaço cósmico, o que deu origem a essa vida anterior? Se a vida que conhecemos foi formada aqui mesmo, como ela começou? Por quê? Ninguém sabe.

Continua

Nenhum comentário: