sexta-feira, 6 de julho de 2007

Marte descida arriscada

Acima: Duck Bay, onde gentis ladeiras fornecem acesso relativamente fácil ao interior da Cratera Victoria


O impacto de um meteoro milhões de anos atrás escavou Victoria, que fica aproximadamente 4 milhas (6 quilômetros) ao sul de onde a Opportunity pousou em janeiro de 2004. A bacia criada pelo impacto tem 750 metros de diâmetro e cerca de 5 vezes a largura da Cratera Endurance, onde a Opportunity gastou mais do que seis meses explorando em 2004.

O explorador começou a viagem da Endurance para a Victoria há 30 meses atrás. Ele chegou à borda em Duck Bay há nove meses atrás. A Opportunity então deslocou-se um quarto do caminho no sentido anti-horário ao redor da borda, examinando as camadas rochosas visíveis nos promontórios e possíveis rotas de entrada nas alcovas. Agora, o explorador voltou ao ponto de entrada mais favorável .

"Duck Bay" parece ser o melhor candidato para entrar," disse John Callas, gerente de projeto do explorador, no JPL. Ele tem ladeiras com inclinação entre 15 e 20 graus e pedras expostas para uma direção segura."

Se todas as seis rodas continuarem a funcionar, os engenheiros esperam que a Opportunity esteja apta a sair da Cratera. Entretanto, o explorador gêmeo da Opportunity, o Spirit, perdeu o uso de uma das rodas há mais de um ano, diminuindo a capacidade de escalar.

"Estes exploradores já passaram em muito do tempo de vista previsto, e uma outra roda pode apresentar defeito," disse Callas. "Se a Opportunity perder uma das rodas dentro da Cratera Victoria, tornaria muito difícil, talvez impossível, escalar de volta."

"Nós não queremos que seja uma viagem de ida sem volta," disse Steve Squyres, investigador principal dos instrumentos científicos dos exploradores, da Universidade de Cornell, Ithaca, NY. "Nós ainda temos alguns excelentes objetivos científicos nas planícies que gostaríamos de visitar após Victoria. Mas se o Opportunity ficar preso lá, será inestimável o conhecimento adquirido."

http://www.sentandoapua.com.br/astronomia/index.php?id=7,61,0,0,1,0

Nenhum comentário: