sexta-feira, 6 de julho de 2007

Marte descida arriscada

Cabo de São Vicente, um dos muitos promontórios que se projetam das paredes da Cratera Victoria.

28 JUN 2006 - O explorador de Marte Opportunity está programado para começar a descer uma ladeira rochosa para dentro da enorme cratera do planeta vermelho, Cratera Victoria. Isto trás um risco real para o explorador robótico, mas a NASA e o time de ciências dos Exploradores de Marte forneça valiosos dados científicos.

A Opportunity já tinha explorado rochas em penhascos ao redor da Cratera Victoria. A equipe planejou cuidadosamente a descida para possibilitar uma eventual saída, mas a Opportunity poderia ficar presa dentro da cratera ou perder algumas de suas capacidades. O explorador já operou mais que 12 vezes o seu tempo de vida previsto que era de 90 dias.

O atrativo científico é a chance de examinar e investigar as composições e texturas dos materiais expostos nas profundezas da cratera, em busca de pistas sobre um passado com água. À medida que o explorador for descendo a ladeira, ele estará apto a examinar rochas cada vez mais antigas expostas nas paredes das crateras.

"Enquanto consideramos seriamente a incerteza da Opportunity poder subir de volta a ladeira, o potencial valor das investigações que parecem possíveis dentro da cratera me convenceram a autorizar a equipe a ir em frente com a descida na Cratera Victoria," disse Alan Stern, Administrador da NASA, Diretor da missão científica, na Sede da NASA, Washington. "É um risco calculado, principalmente por que esta missão excedeu seus objetivos iniciais."

O geólogo robótico irá entrar na Cratera Victoria através de uma alcova chamada "Duck Bay". A cratera erodida tem uma borda cheia de voltas como se fossem promontórios ou cabos, alternando com ladeiras mais suaves, chamadas de alcovas ou baías.

Continua


Nenhum comentário: