sexta-feira, 6 de julho de 2007

Parceria de Luz

Anel acelerador de partículas do LNLS

Laboratório de luz síncrotron brasileiro estabelece intercâmbio com maior laboratório do gênero no Reino Unido

Por: Ana Paula Corradini


No dia 27 de junho, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado em Campinas (SP), e o Diamond Light Source, maior laboratório do mesmo tipo no Reino Unido, assinaram um memorando para fixar uma parceria de pesquisas.

Os projetos científicos utilizam a luz síncrotron, que abrange uma ampla faixa do espectro eletromagnético, emitindo raios X, ultravioletas e infravermelhos, além de luz visível. Os feixes funcionam como um poderoso microscópio, permitindo que os pesquisadores tenham uma visão molecular e até mesmo atômica dos objetos. O acordo foi firmado pelo diretor do LNLS, José Antônio Brum, e Gerhard Materlik, CEO do Diamond.


Neste primeiro momento, o intercâmbio dos usuários, nem os projetos que deverão ser compartilhados foram definidos ainda. Mas após dois dias de workshops com membros dos dois laboratórios, os diretores chegaram à conclusão de que a maioria das pesquisas deve ser voltada para a biologia estrutural e cristalografia de proteínas, em estudos de agentes patogênicos e desenvolvimento de medicamentos, possivelmente em parceria com a indústria farmacêutica.


Por enquanto, o Diamond, recém-inaugurado e o maior investimento do Reino Unido em ciência nos últimos 40 anos, espera aprender com os 10 anos de experiência do LNLS. “Estamos interessados em saber mais sobre recursos humanos em ciência”, afirmou Materlik. Brum também chamou a atenção para o intercâmbio de informações sobre o gerenciamento desse tipo de laboratório:

“O síncrotron é uma tecnologia sofisticada, e trocar experiências com outro laboratório do mesmo gênero é muito importante, mas também é vital aprender mais sobre o dia a dia da operação do Diamond". O memorando de entendimento assinado entre o LNLS e o Diamond Light Source é a quinta parceria estabelecida entre institutos de pesquisa do Brasil e Reino Unido por iniciativa do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação. O acordo foi oficializado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido em 2006.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/parceria_de_luz.html


Nenhum comentário: