quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SAGITÁRIO exibe cinco aglomerados globulares como torrões de açúcar para os que saboreiam chá enquanto observam com binóculo

Por Phil Harrington

Este mês vamos nos reunir para tomar um gole de chá celestial. Claro, vou servir o chá do famoso asterismo da Chaleira do Sagitário. Conhecido nos tempos antigos como o Arqueiro, com sua flecha apontada na direção do Escorpião imediatamente a oeste, Sagitário é normalmente representado por um centauro – criatura mitológica metade homem, metade cavalo.

Na nossa percepção moderna as oito estrelas mais brilhantes de Sagitário formam uma perfeita chaleira, incluindo a tampa, o bico e um cabo encurvado. E o chá está sempre pronto, a julgar por todo o vapor que escapa dela – a Via Láctea! Usando nosso binóculo e um pouco de imaginação é fácil adicionar uma colher de chá ao nosso jogo. O falecido escritor de astronomia George Lovi (1939-1993) apontou para um triângulo de estrelas fracas a nordeste do cabo da Chaleira.

Lovi sugeriu que, ligando mais duas estrelas fracas um pouco mais a leste, formamos uma perfeita colher de chá. As estrelas da colher são apenas visíveis a olho nu sob céu escuro e são alvos fáceis para um binóculo. Continuando com suas imagens, Lovi sugeriu que o fraco arco de estrelas ao sul da Chaleira é a nossa fatia de limão.

Na verdade essa é a esmaecida constelação da Coroa Austral, mas ela desempenha bem a sua dupla função. Essas estrelas também são visíveis a olho nu, mas binóculos ajudarão a traçar o arco completo. Sagitário oferece cinco torrões de açúcar para serem observados através de binóculos – quer dizer, cinco aglomerados globulares.


Através de telescópios esses aglomerados parecem montes de açúcar derramados sobre um veludo negro. Podemos não conseguir resolver esses aglomerados em estrelas individuais através de um binóculo, mas sua aparência de confeito nos faz lembrar longínquos torrões de açúcar.

Continua

Nenhum comentário: