sábado, 8 de dezembro de 2007

Crianças Índigo - I


Crianças Índigo
Maria de Fátima Hiss Olivares - Psicóloga

Nos últimos tempos recebi muitas perguntas sobre este tema, e quando o José Roberto pediu para que eu escrevesse sobre o assunto, notei que seria a hora certa. Falar sobre as crianças índigo não é uma tarefa fácil, pois se trata de um fenômeno que muitos observam, mas cada um com um olhar diferente.

Os místicos as vêem de uma forma, os educadores de outro, os pais de outro. Enfim, se eu escolher uma visão para expor o assunto, as outras perderão espaço. Portanto, tentei resolver este dilema estudando o assunto nas diversas vertentes e tentarei expor a vocês de uma forma resumida, alguns pontos de vista.

Não quero agradar a gregos e troianos. A esperança é que desta maneira amplie-se à forma de entendimento sobre estas pessoinhas especiais. Vamos primeiro entender quem são estas Crianças Índigo. Observou-se que desde a década de
70
, muitas crianças têm apresentado características especiais bem diferentes do que se estava acostumado a ver e conviver até então.

A partir desta observação, notou-se que entre estas crianças, ditas especiais, havia certos padrões de comportamento que se repetiam. Elas apresentavam comportamentos diferentes das crianças ditas normais. O fenômeno não foi registrado em somente uma área populacional, mas sim em diferentes países, em diferentes comunidades ao mesmo tempo.

Continua

Nenhum comentário: