domingo, 24 de fevereiro de 2008

FLG 0253 – Climatologia I



Disciplina Ministrada pelo Prof. Dr. Tarik
Aula de Ricardo Augusto Felicio
Sistemas de Meso Escala
– As Trovoadas –

1-Introdução

O presente resumo de aula pretende ensinar os conceitos dos sistemas de mesma escala que atuam nas latitudes dos trópicos e sub-trópicos, mostrando como a atmosfera da Terra efetua as trocas térmicas nestas faixas de latitude. A entidade meteorológica principal que atua na escala de tempo /espaço proposta nesta discussão é conhecida por trovoada.

A trovoada, um nome genérico para as tempestades, é sugerido pela Língua Portuguesa, de tempos remotos dos antigos navegadores, por um simples motivo: a existência de trovões. Contudo, trovões não são as causas, mas conseqüências de processos que existem dentro das células de trovoadas.

Porém, são eles que denunciam a presença da tempestade, ou seja, quando esta alcançou sua fase madura e a partir deste ponto, todos os fenômenos associados à sua existência poderão ocorrer. Veremos detalhadamente estes processos adiante. Nas escala temporal, as trovoadas são definidas como sistemas que têm um tempo de vida dentro da faixa de 7 horas a 2 ou 3 dias e que atuam em um espaço de aproximadamente 20km até 1.000km.

Com estas características, estamos delimitando sua existência dentro da meso escala (células de trovoadas isoladas) a sub-sinóptica (Linhas de Instabilidade, por exemplo, com muitas células de trovoadas independentes, mas atuando em conjunto).

Continua

Um comentário:

Anônimo disse...

It's a shame you don't have a
donate button! I'd most certainly donate to this
fantastic blog! I guess for now i'll settle
for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
I
look forward to new updates and will share this blog with my Facebook group.
Talk soon!

My web blog Go to my website