segunda-feira, 31 de março de 2008

Códices maias - II

Outros códices maias
Dada a raridade e importância destes livros, rumores relativos à descoberta de novos códices muitas vezes despertam interesse. As escavações arqueológicas de sítios mais têm encontrado várias amontoados de estuque e flocos de tinta, sobretudo em túmulos de elite. Estes amontoados são códices em que todo o material orgânico decompôs-se.

Alguns destes amontoados mais coerentes, foram preservados, com a esperança remota de que venha a ser desenvolvida alguma técnica que permita recuperar alguma da informação a partir dos restos destas páginas antigas. Os códices maias mais antigos que se conhecem, foram encontrados por arqueólogos em ofertas funerárias em escavações efetuadas em Uaxactún, Guaytán em San Agustín Acasaguastlán, e Nebaj em Quiché, Guatemala, em Altun Ha no Belize e em copán nas Honduras.

Estes seis exemplares descobertos em escavações datam do período clásico inicial (Uaxactún e Altun Ha), do clássico tardio (Nebaj, Cópan) e pós-clássico inicial (Guaytán) e infelizmente todos foram alterados pela pressão e humidade durante os muitos anos que permaneceram enterrados encontrando-se reduzidos a massas de pequenos fragmentos, não sendo provável que alguma vez venham a ser lidos.

Falsificações

Desde o início do século XX foram produzidas várias falsificações de qualidade variável; porém, raramente foram enganados verdadeiros peritos mas alguns colecionadores de arte têm-no sido. Quando surgiu pela primeira vez o Códice Grolier, vários estudiosos da cultura maia pensaram tratar-se de uma falsificação de qualidade excepcional e apesar de o seu exame detalhado ter convencido muitos da sua autenticidade, permanecem ainda muitas dúvidas.

Continua

Nenhum comentário: