segunda-feira, 31 de março de 2008

Códices maias - IV

Calendário tzolk'in
Alguns acreditam que os maias identificaram o aspecto energético e espiritual do tempo de cada dia e codificaram isso em seus calendários. O que temos, com efeito, é que, a par do arranjo dos ciclos, os maias tentaram consolidar os principais eventos de tais dias.

Há quem diga que os maias definiam o tempo como uma energia real ou força que existe em todo o universo, cuja freqüência seria 13:20. Treze referir-se-ia às 13 lunações anuais (13 x 28 = 364) onde o mês lunar tem 28 dias, que, coincidentemente multiplicado por 20 (base) resulta em 260 dias, período algo próximo ao ciclo ovariano da reprodução humana.

Clique na imagem
Calendário Tzolk'in: nomes dos dias e glifos associados (em seqüência).


Notas:

1. o número seqüencial do dia designado no calendário Tzolk'in.
2.
Nome do dia, na ortografia padrão revista padrão da Academia Guatemalteca de Línguas Maias.
3.
Exemplo de glifo (lograma) para o dia designado. Notar que para a maior parte destes existem várias formas diferentes; as aqui mostradas são as versões talhadas nos monumentos (estas são versões em cartela).
4.
Nome do dia, conforme registros em língua iucateque do século XVI, principalmente de Diego de Landa; até há pouco tempo, esta ortografia era largamente difundida.
5. Na maioria dos casos, não é conhecido o verdadeiro nome do dia, tal qual era falado nos tempos do período (c. 200-900) em que foi feita a maioria das inscrições. As versões aqui apresentadas (em maia clássica), a principal língua usada nas inscrições) são reconstruções baseadas em evidências fonológicas, se existentes; o símbolo '?' indica que se trata de uma tentativa de reconstrução.


http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dices_maias#C.C3.B3dice_de_Dresden

Nenhum comentário: