segunda-feira, 31 de março de 2008

Orbs e rods - O que são?

Um suposto rod em movimento, capturado em frames consecutivos de uma filmagem feita pelo ufólogo Roberto Affonso Beck, consultor de UFO

Orbs e rods - O que são?
Há dois fenômenos ocorrendo na natureza em relativa abundância, mas eles só são conhecidos por poucas pessoas. tratam-se dos orbs e rods, estruturas que parcem pertencer a um mundo invisível, mas mesmo assim alcançáveis pelo ser humano.

Sua constatação parte do próprio avanço tecnológico das pesquisas científicas atuais. Estas estranhas estruturas encontradas, em nosso meio ambiente fogem, ao padrão até mesmo da própria Ufologia.

Em 1994 começaram a circular na internet imagens de estranhas estruturas captadas quando se utiliza uma câmera de vídeo em determinadas condições. Elas foram rapidamente batizadas de rods por seu descobridor, o mexicano naturalizado norte-americano José Escamilla, o primeiro a registrá-las e disponibilizá-las na rede mundial de computadores.

Os rods são captados quando se filma, por exemplo, o clarão do Sol, quando o mesmo está oculto por um muro ou algum obstáculo sólido. Uma tradução para o termo rods, empregado por Escamilla para explicar o fenômeno, seria bastonete, forma que normalmente se apresenta nas imagens. Mas o que seriam?

Comecei a ter idéia somente em 2000, quando assisti em vídeo alguns registros dessas estruturas, feitos aqui no Brasil pelo pesquisador e consultor de UFO Roberto Affonso Beck. Utilizando uma filmadora comum e um método próprio de filmagem, Beck obteve diversos minutos de gravação que, quando analisados em câmera lenta ou quadro a quadro, revelaram dezenas de rods com uma nitidez impressionante.

O que chama a atenção de imediato é sua velocidade. Para se conseguir visualizá-los é necessário passar a fita quadro a quadro, pois cruzam a tela muito rapidamente. Podem ser vistos em um ou dois quadros no máximo, devido ao seu rápido movimento. São constituídos por diversos segmentos interligados, como se fossem vagões de um trem.

Cada um tem uma região central na forma de um bastonete, rodeado por algo que se assemelha a aletas ou pequenas asas. A posição relativa dessas aletas varia de um quadro para outro, sugerindo que estão ligadas ao seu movimento. Outra característica intrigante dos rods é que, aparentemente, não conseguimos ver seu fim.

Ao invés de demonstrarem uma extremidade bem definida, apresentam um corte abrupto que ocorre antes mesmo do término de um segmento. Quando se passa de um quadro para o seguinte, a posição do corte se altera em ambas as extremidades. Parecem estar constantemente saindo de uma fenda no céu, como se esse fosse um mar no qual eles mergulham ou passam através.

Os rods surgem a diferentes distâncias da câmera. Alguns aparecem tão longe que ficam pequenos e mal podemos visualizar suas características. No entanto, num dos casos, um deles estava tão próximo que apareceu desfocado.

Isso nos deixa com uma dúvida intrigante: será que podemos nos chocar com algum deles a qualquer hora? Existem muitos questionamentos quando o assunto é a natureza dos rods, principalmente porque ainda são pouco conhecidos do público que se interessa por Ufologia e temas similares.

Roberto Affonso Beck é presidente da Entidade Brasileira de Estudos Extraterrestres (EBE-ET) e consultor da Revista UFO. Seu endereço é: R. Juiz João Navarro Filho 157, Bessa, 58037-250 João Pessoa (PB). E-mail: roberto.beck@hs24.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

antes demais tenho que dar parabéns ao autor deste blog... eu também gosto de mistérios... quanto a este assunto, eu creio que há muito coisa que anda no céu que é muito estranha... agora o que é? não sei... Muitas vezes pensamos que são objectos voadores extraterrestres mas não são... mas ás vezes até podem ser... há muita coisa estranha que foi abafada... Roswell é um exemplo de uma história que foi abafada... por exemplo outra história mal contada foi em Marte... sim , nesse planeta foi encontrada o desenho (perfeito) duma cara... é mais uma coisa estranha abafada...
Mas a história dos extaterrestres pode ser já mais antiga do que a gente pensa... Na Atlantida (caso esta tenha existido) falava-se de uma civilização evoluída que estaria em contacto com seres de outra galáxia, também se fala dos extaterrestres na construção das piramides egípcias (seriam os egípcios capazes de contruir aquelas piramides brilhantes? tenho dúvidas, aliás cheguei a ver um documentário que demonstra que havia ossos enterrados nessa zona de seres até então desconhecidos (seriam seres de outros planetas? não sei, mas é estranho)... Também se fala dos extaterrestres no desaparecimento dos maias...
Uma coisa outra que me surpreendeu está relacionada com o quadro da Mona Lisa... Foi Leonardo da Vinci que no renascimento a pintou porém não faltaram depois imitaçoes do quadro por outros pintores... um deles (já não sei o nome) pintou a Mona Lisa À frente da cidade de Veneza e no céu, desenhou uma coisa com quatro rodas, parecia algo parecido com uma nave (mas não era bem uma nave, parecia mais um carro a voar) e isso demonstra que no renascimento houve avistamentos estranhos... nas guerras mundiais isso também se sucedeu...

Cumprimentos

angelo p r disse...

que legal,moro em SP mas sou paraibano e conheço o bessa...