quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Origem da Vida e Vida Extraterreste- IX

Hipótese muito otimista: N = 109:
1 bilhão de civilizações na nossa Galáxia podem e querem se comunicar!
Hipótese pessimista: N =
10-12: criaturas como os terráqueos são muito raras, apenas 1 caso em 1 trilhão de galáxias no nosso universo observável tem 1011
galáxias estamos sozinhos!

Já que não podemos viajar até as estrelas, qual seria a maneira de detectar sinal de vida em um planeta?
Considerando que a água é um solvente ideal para as reações químicas complexas que levam á vida, e que seus dois constituintes, hidrogênio e oxigênio são abundantes em toda a Galáxia, consideramos que água líquida na superfície e, portanto, calor adequado, é um bom indicador da possibilidade de vida.

Outros dois indicadores são a detecção de oxigênio e de dióxido de carbono. Oxigênio é um elemento que rapidamente se combina com outros elementos, de modo que é difícil acumular oxigênio na atmosfera de um planeta, sem um mecanismo de constante geração.. Um mecanismo de geração de oxigênio é através de plantas, que consomem água, nitrogênio e dióxido de carbono como nutrientes, e eliminam oxigênio.

O dióxido de carbono
(CO2) é um produto de vida animal na Terra. Mas estas evidências não serão indicações de vida inteligente, já que na Terra foram necessários 4,5
bilhões de anos para a vida inteligente evoluir, mas somente 1 bilhão para a vida microscópica iniciar.

O escritor Amir D. Aczel propôs a unidade de distância ano-jato, a distância que um avião a jato comercial, viajando a
1000 km/h, percorre em um ano, voando sem parar, e que corresponde a 8,766 milhões de quilômetros.
Portanto a distância mínima entre a Terra e Marte, de 56 milhões de km, corresponde a 6,388 anos-jatos, isto é, levaria 6,388 anos para viajar em um avião comercial a Marte. Para chegar a estrela mais próxima, levar-se-ia 4,64 milhões de anos, viajando a 1000 km/h. Até o centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, 30 bilhões de anos, mais do dobro da idade do Universo.

O projeto Phoenix de procurar por emissão de rádio vindo de cerca de
800 estrelas parecidas com o Sol e a no máximo 200 anos-luz de distância, usando os maiores rádio telescópios do mundo durante os últimos 10 anos (1994 a 2004)
chegou ao fim sem encontrar qualquer emissão equivalente ao transmissores de nossos radares militares.

O campo magnético dos planetas é importante para manter a atmosfera, pois a colisão das partículas ionizadas do vento estelar com a atmosfera do planeta erode a atmosfera rapidamente. Portanto a existência de campo magnético dos planetas é uma das condições para manter vida.

Um vírus (do latin virus=toxina, veneno) é um agente infeccioso submicroscópico incapaz de crescer ou se reproduzir fora de uma célula hospedeira e, portanto, não é um ser vivo. Os seres vivos são atualmente divididos em cinco reinos: animais, plantas, fungos, protistas (protozoários monocelulares e alga) e moneras (eubactéria e cianobactéria) ou seis reinos: animais, plantas, fungos, protistas, eubactérias e archaebactérias.

Os OVNI não necessitam luzes para viagens espaciais, já que não há o que iluminar no espaço, e também não há notícias dos cones e explosões causados pela quebra da barreira de som quando altas velocidades são relatadas.


© Kepler de Souza Oliveira Filho & Maria de Fátima Oliveira Saraiva









































Nenhum comentário: