segunda-feira, 16 de abril de 2007

Porque os UFos preferem a noite...

Os horários onde acontecem picos de observações de UFOs na noite também poderiam ter como causa as atividades humanas e não necessariamente pela própria atividade ufológica. Valle correlaciona que "o número de relatos de Tipo I [aterrissagem de UFOs] diminui gradativamente no progredir da noite, em proporção direta ao número de observadores em potencial (à medida que as pessoas voltam para casa do trabalho e vão dormir)". O segundo pico de atividade na madrugada poderia ser causado quando as pessoas acordam cedo para ir ao trabalho deixando suas casas, e sendo os UFOs uma manifestação maciçamente em ambiente aberto, elas estariam sujeitas as estas observações.

De qualquer forma, é de se questionar do porque se aglomerarmos o início e o fim da noite com a madrugada, momento este onde as pessoas estão dormindo, existe ainda uma maior freqüência de observações do que o período diurno onde elas estão acordadas e em atividade. Hipóteses alternativas poderiam também tentar explicar porque eram vistos mais UFOs pela noite no período de 4 meses em que durou a Operação Prato. Uma sugestão seria de que a equipe do capitão Hollanda não mantinha vigília 24 horas e muita parte da manhã eles estavam dormindo para que de noite pudessem investigar os corpos luminosos (nome dado aos UFOs noturnos no relatório oficial), conseqüentemente estavam pouco sujeitos a observações de aeromóveis (nome dado aos UFOs diurnos no relatório oficial).

Entretanto, o relatório oficial consta também de relatos de populares, e unindo a quantidade de relatores pode-se afirmar que praticamente existia uma vigília diária nos locais, assegurando-nos que as estatísticas não estão desviadas por essa variável. De qualquer modo, para eliminar completamente toda variável que seja a causa das atividades corriqueiras humanas nesta questão horária, seria ideal uma vigília 24 horas realizada por aparelhos eletrônicos. Necessariamente, uma câmera de vídeo registrando todo o ambiente em volta e monitorando qualquer anomalia aérea.

Tal vigília eletrônica já foi realizada no Vale de Hessdalen na Noruega, onde fluía uma intensa atividade ufológica nos anos 80. Segundo os estudiosos do Projeto Hessdalen, 85% dos UFOs eram luzes avistadas em céu escuro e o restante era objetos aéreos vistos em céu claro. O fenômeno, que era monitorado por diversos aparelhos além das câmeras, ocorria várias vezes por dia, mas sua concentração maior estava logo ao anoitecer ou na noite. Era a derradeira conclusão de que, pelo menos neste Vale, os UFOs realmente apareciam em maior quantidade no período noturno, independente das atividades do dia-dia dos humanos.

CONTINUA

Nenhum comentário: