segunda-feira, 16 de abril de 2007

Porque os UFos preferem a noite...

Vallee atestava que essa distribuição horária era a mesma em todos países que pôde verificar. Como forma de comprovar esta afirmação do eminente astrofísico, o autor deste artigo resolveu computar em dados estatísticos uma grande onda brasileira de UFOs ocorrida no Amazônia e Pará no ano de 1977. Essa onda regional ficou conhecida pelo nome dado as luzes, o fenômeno Chupa-Chupa, e foi estudado in-loco pela Força Aérea Brasileira (FAB), criando a chamada Operação Prato sob comando do capitão Uyrangê Hollanda. A operação expediu um relatório final de mais de 200 páginas registrando inúmeras das manifestações aéreas.

É deste relatório que retiro uma amostra de 500 observações de UFOs relatadas pela própria equipa de Hollanda e também por populares. Os resultados vêm a confirmar a afirmativa de Jacques Vallee, apresentando uma distribuição horária similar e maior manifestação ufológica no período noturno. Nessa amostragem não foi adotada nenhuma categoria de classificação usada por Vallee ou Hynek, simplesmente foi considerado qualquer avistamento de UFOs como uma categoria única. Como resultado, praticamente foi quase nulo o avistamento de objetos aéreos entre o período de 7:00 às 17:00.

A maior concentração de atividade ufológica desta onda brasileira ficou entre 18:00 e 24:00 horas (315 relatos, 63%), encontrando seu grande ápice de 19:00 para 20:00 horas (142 relatos, ou 28,4%, somente dentro desta hora). Ao correr da madrugada os relatos são menos intensos e só retornam a apresentar outro pico de 5:00 para 6:00 horas, sendo que a partir das 6:00 decaem bruscamente. Deve-se salientar que toda avaliação da distribuição horária da manifestação ufológica em países diferentes tem que se levar em conta o horário local em determinada estação do ano e o momento do crepúsculo do Sol para cada região.

Por que as pessoas narram que observaram mais UFOs à noite? Será que os UFOs realmente se apresentam mais na nossa atmosfera neste período ou são os humanos que estão mais propícios para observações nesses horários? Antes de se buscar qualquer explicação extraordinária, deve-se tentar filtrar explicações prosaicas. Precisamente, muitas desta proeminente presença de luzes no céu noturno poderiam, a priora, serem meteoros, balões iluminados, faróis de automóveis, estrelas, planetas, luzes de aeronaves, satélites, bando de aves iluminadas pelas luzes de uma cidade etc. O escuro poderia dificultar a visão humana provocando diversos erros de interpretação. Contudo, Hynek como astrônomo, excluiu todas os relatórios que indicavam essas possibilidades e os números continuaram ainda a sinalizar pelo noturno.

Algumas hipóteses podem ser lançadas: talvez as pessoas despertem para essas visões noturnas devido a iluminação dos UFOs contra o background negro da abóbada celeste favorecer a atração da atenção humana, ao invés do céu diurno onde a iluminação dos UFOs quiçá sejam mais ofuscadas pela luz solar. É algo relativo, mas comumente é mais fácil ver um objeto luminoso em céu noturno do que em céu iluminado. Muitos relatos de populares na Operação Prato descreviam que estavam em suas residências quando foram desviadas suas atenções por uma forte iluminação externa ou que adentrava suas casas.

CONTINUA

Nenhum comentário: