terça-feira, 22 de maio de 2007

Entrevista com o Paulo Aníbal

VII- Quais os méritos da equação de Frank Drake que estima a possibilidade de centenas de civilizações em estado de evolução capacitada a comunicação em nossa galáxia?

Paulo Aníbal G. Mesquita: Ele foi o primeiro a estipular matematicamente a presença de possíveis civilizações com um certo grau de desenvolvimento tecnológico. Frank Drake formulou a equação matemática em 1961, de possibilidade de vida extraterrestre:
N* x fp x Ne x f1 x fi x fc x fL = N

Onde:
N* é o número de estrelas de uma galáxia, no caso da Via Láctea a estimativa é de 200 Bilhões de estrelas.

fp..é a fração de estrelas com planetas ao seu redor- 0,5 onde acredita-se que metade das estrelas tenha planetas orbitando ao seu redor.

Ne é número de planetas em cada sistema com condições para o desenvolvimento da vida. Estima-se entre
1 e 4.


f1. é a fração de planetas onde a vida se desenvolveu. Entre 0,1 a 1,0.

fi.é a fração de planetas onde a inteligência se desenvolveu. Estima-se 1.

fc .é a fração de civilizações que desenvolveram à comunicação, pelo menos rádio. Estima-se entre
0,1 a 0,9.

fL.é a fração de tempo em que essa civilização enviou sinais.Estimativa de 0,00001.

N.é número total de civilizações avançadas existentes numa galáxia e, por esses números da conta de Drake, há 100.000 civilizações inteligentes com capacidade de comunicação só em nossa galáxia.


VIII.- O Sr. acredita na Abiogênesis, que se baseia na origem de organismos vivos diretamente à partir da matéria sem vida?

Paulo Aníbal G. Mesquita: Não acredito na abiogênesis. Não devemos confundir com a idéia mais aceita da origem da primeira forma de vida no planeta, que deve ter sido algo semelhantes as arqueobactérias, onde pela Biologia clássica, a primeira vida na Terra surgiu como produto de reações químicas pré-bióticas (Oparin 1924 \ Muller e Urey, 1953). Mas atualmente, qualquer forma de vida que exista em qualquer lugar é porque já havia a mesma antes, pois todas as formas de vida são capazes de se reproduzirem, até mesmo as formas mais simples, como os vírus.

Continua

Nenhum comentário: