terça-feira, 22 de maio de 2007

Entrevista com o Paulo Aníbal

II- Nos estudos, temos um grande e importante elo entre a vida na terra e uma possível vida extraterrestre: o carbono. Quais foram as principais descobertas cientificas que constataram a presença moléculas orgânicas corpos celestes e nebulosas?

Paulo Aníbal G. Mesquita: O espectroscópio, que através das cores analisa a luz emitida, por isso ele esta para um exobiólogo o que à lupa esta para um detetive; no final da década de 60 foi descoberta a amônia (NH3) pela radioastronomia, e que as nuvens nos meios interestelares com hidrogênio (H), hélio (He), carbono (C), oxigênio (O), nitrogênio (N) e outros formam varias moléculas orgânicas complexas. Por exemplo, o HCOOH (ácido fórmico) e a H2CHN (metanímina) descobertos pela radioastronomia que, combinados, formam a glicina (NH2CH2COOH), aminoácido essencial para a vida que compõem as proteínas, foi detectado em uma nuvem interestelar na direção da constelação de Sagitário.

Análise de alguns meteoritos carbonáceos revelou a presença de aminoácidos, como por exemplo, o meteorito Murchison (J.Cronin- Univ. Arizona) onde foi detectado 74 diferentes aminoácidos e dezenas de outros compostos orgânicos, revelando que há mais diversidade orgânica de aminoácidos em meteoritos do que a própria vida na Terra. Outro dado interessante é a detecção de HCN (ácido cianídrico) e de H2O (água) na nebulosa de Órion ("Berçário" de estrelas); em algumas nuvens interestelares foram identificadas moléculas mais complexas como C2H50H (álcool etílico).

A espectroscopia ainda revelou radicais e moléculas orgânicas e água nos cometas, que seriam os “fecundadores” espaciais. A presença de elementos orgânicos, ou seja a base de carbono, como citamos na resposta anterior, não deixa qualquer dúvida, inclusive corroborado pelas descobertas da sonda Giotto(1986), que interceptou o núcleo cometa Halley e constatou à presença de componentes pré-biológicos como CO2, CO, H2O, CH4(metano), NH3 e grãos de grafita , os cinco primeiros também foram detectados pelo infravermelho(Satélte ISO);

No coma do cometa, que resulta da sublimação do gelo do núcleo, que da origem à famosa cauda, foram detectados substâncias como CH3CN(metilcianido), HCN(no cometa Kohoutek), HCOOH(ac. fórmico), CH3OH(álcool metílico) e H2S (sulfeto de hidrogênio); todas essas substâncias também foram detectadas no cometa Hale-Bopp pelo o satélite IRAM. Para reforçar a idéia que o carbono é mais comum é que são inúmeros os compostos encontrados em meteoritos condríticos carbonáceos.

Continua

Nenhum comentário: