terça-feira, 22 de maio de 2007

Explosão devastou vida na America do Norte

Explosão devastou vida na América do Norte

da BBC Brasil

Uma polêmica nova teoria sugere que um grande cometa ou asteróide explodiu nos céus da América do Norte há 13 mil anos causando extinção em massa na região. A explosão pode ter aniquilado uma das primeiras culturas da Idade da Pedra na América, além dos grandes mamíferos do continente, como o mamute e o mastodonte. Cientistas vão mostrar as provas da teoria em uma reunião nesta semana, no México. A prova vem de camadas de sedimentos recolhidas em mais de 20 locais em toda a América do Norte.

Sedimentos
Os sedimentos apresentam materiais como minúsculas esferas de vidro e carbono, partículas ultra pequenas de diamantes e quantidades do elemento irídio, que são altas demais para terem vindo da Terra. Isso aponta para uma explosão a 12,9 mil anos de um objeto extraterrestre, de até cinco quilômetros de diâmetro, segundo os cientistas.

Nenhuma cratera foi encontrada, provavelmente devido à Camada de Gelo Laurentide, que cobria milhares de quilômetros quadrados na América do Norte durante a Era do Gelo. A cobertura de gelo era espessa o bastante para mascarar o ponto de impacto.Outra possibilidade é que a rocha espacial tenha explodido ainda no ar.

Camada
As rochas estudadas pelos pesquisadores têm uma camada preta que seria o carvão vegetal depositado por incêndios florestais que atingiram o continente depois da explosão. A explosão teria não apenas gerado quantidades enormes de calor que originaram os incêndios, mas também iniciou um período de esfriamento do clima que durou mil anos.

O professor James Kennett, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, disse que a explosão poderia ser a culpada pela extinção de vários mamíferos grandes da América do Norte no final da última Era do Gelo."Todos os elefantes, incluindo o mastodonte e o mamute, todas os preguiças terrestres, incluindo a preguiça gigante, todos os cavalos e todos os camelos da América do Norte foram extintos", disse.

Humanos

Segundo a teoria tradicional, os humanos vieram do nordeste da Ásia para a América no final da última Era do Gelo, através de uma ponte de terra que, na época, ligava a Sibéria ao Alasca. A cultura Clovis foi uma das mais antigas conhecidas no continente. Estes caçador-coletores desenvolveram uma lança muito fina, que é vista como uma das mais sofisticadas ferramentas de pedra já desenvolvidas.

Arqueólogos descobriram provas na Carolina do Sul, Estados Unidos, que as populações Clovis na região entraram em colapso. Mas não há provas de um declínio semelhante em outras partes do continente. A cultura Clovis desaparece dos registros arqueológicos de forma abrupta, mas é substituída por uma série de outras culturas diferentes, de caçador-coletores.

Segundo a nova idéia, o cometa teria causado o derretimento da camada de gelo da América do Norte. As águas teriam ido para o Oceano Atlântico, modificando suas correntes. Isto, segundo os cientistas, teria causado um esfriamento do clima que durou mil anos, o último avanço glacial. O último avanço glacial foi relacionado por alguns pesquisadores a mudanças nos padrões de vida de pessoas vivendo no Oriente Médio, o que levou ao início da agricultura.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u62267.shtml

Nenhum comentário: