quarta-feira, 18 de julho de 2007

As Marcas do Fenômeno


Fisiológicos - Se nos concentrarmos nos efeitos fisiológicos, veremos que os OVNIs, além de serem percebidos visualmente, estimulam nossos órgãos sensoriais auditivos e até geram estímulos olfativos, que se formam em torno do fenômeno, além de muitos outros raramente relatados. O corpo humano pode responder de várias formas à aproximidade dos OVNIs. Os sintomas que normalmente são relatados são:

01 – Paralisação temporária ou impossibilidade de mexer, que afeta a totalidade ou uma parte do corpo, e sensações de mal-estar nas extremidades.
02
Calafrios, coceira na cabeça, garganta seca, sonolência, dificuldades respiratórias, dano nos olhos (que podem ser permanentes) e tonteiras.
03 –
Histeria e choque emocional diante do fenômeno.
04
Onda de calor.
05
Odor estranho.

A falta de som é uma nota destacada nos OVNIs e assinala claramente que seu sistema de propulsão não é convencional. Mas, em cerca de 15% dos informes sobre aterrissagens, se fala de sons procedentes dos OVNIs, os quais podem formar – a grosso modo - dois grupos: os ruídos violentos e os sons suaves.

Os ruídos violentos são de dois tipos: uma explosão ensurdecedora instantânea e um ruído forte e contínuo. Os sons suaves são descritos como assobios, zumbidos, sons que lembram um enxame de abelhas, sopros de ventos, serra elétrica, que são apenas tentativas de estabelecer similaridades com o estímulo auditivo que foi percebido pela testemunha diante do fenômeno – o que torna toda a concepção um tanto quanto subjetiva.

As experiências fisiológicas também entram dentro do esquema imaginado por McCampbell, no sentido de que a energia das microondas é responsável pelos efeitos dos OVNIs. A radiação de microondas pode criar tensões elétricas em fibras e nervos motores em diversas zonas do corpo, que se propagariam em direções opostas, chegando a anular a coordenação dos músculos voluntários pela sua aniquilação com impulsos lançados do cérebro. Conjuntos de músculos se contrairiam, sobrevindo uma imobilidade rígida, que responderia à reação de paralisação temporária que citam as testemunhas.

Os campos elétricos alternantes na freqüência das microondas penetram com facilidade na pele, causando diatermia – o calor nos tecidos. A absorção desta radiação explicaria o aumento de temperatura sentido por algumas pessoas. Um estímulo elétrico por microondas no órgão do sistema nervoso central que controla funções como o sono ou os estados emocionais, cujo mecanismo é fundamentalmente químico, daria como resultado a produção de agentes químicos que induziriam a sonolência, nervosismo, etc.

Poderia seguir descrevendo sintomas secundários que se originem pela recepção de um fluxo de radiação eletromagnética de alta freqüência como são as microondas, mas é óbvio que os dados não são suficientes para documentar uma teoria a esse respeito. É importante que se entenda que se trata de hipóteses de trabalho na pesquisa do fenômeno UFO, o qual é impossível ter a confirmação efetiva já que não temos o objeto de pesquisa disponível para estudo e não temos qualquer controle sobre sua manifestação.

Continua


Nenhum comentário: