segunda-feira, 31 de março de 2008

Códices maias

Os códices maias são livros desdobráveis produzidos pela civilização maoa pré colombiana. Os textos estão redigidos utilizando caracteres hieroglíficos maias que foram inscritos sobre papel mesoamaericano produzido a partir da casca de algumas árvores, sobretudo algumas espécies de figueira (Ficus pafofila e Ficus cotinifolia e). Este papel, conhecido geralmente pela designação naúatle amatl era chamado huun pelos maias.

Estes códices são o produto do trabalho de escribas profissionais que trabalhavam sob o patrocínio dos Deuses Macaco. Os maias desenvolveram o seu huun cerca do século V, e comparado com o papiro era mais durável e mais apropriado à escrita. Atualmente os códices têm os nomes das cidades onde acabaram por ficar. O Códice de Dresden é geralmente considerado o mais importante dos poucos que ainda restam.

O que é o códice - Um códice (ou codex, da palavra em latim que significa "livro", "bloco de madeira") é um livro manuscrito, em geral do período da era antiga tardia até a Idade Média. Manuscritos do Novo Mundo foram escritos por volta do século XVI. O códice é um avanço do rolo de pergaminho, e gradativamente substituiu este último como meio de escrita. O códice, por sua vez, foi substituído pelo livro impresso.

Códice de Dresden
O Códice de Dresden encontra-se na Sächische landesbibliothek, a biblioteca estadual de Dresden, na Alemanha. É o mais elaborado dos códices maias, bem como uma importante obra de arte. Muitas secções são ritualistas (incluindo os chamados "almanaques"), outras são de natureza astrológica (eclipses, ciclo de Vênus).

O códice encontra-se escrito numa longa folha de papel dobrada de forma a produzir um livro de
39 folhas, escritas em ambas as faces. Terá sido escrito pouco tempo antes da conquista espanhola. De alguma maneira chegou à Europa e foi comprado pela biblioteca real da corte da Saxónia em Dresden no ano de 1739.

Continua

2 comentários:

angelo pê reslsing disse...

adorei esse blog!!

http://esperanca-futuro.blogspot.com/

angelo disse...

mem referindo ao seu claro,é que na postagem anterior parecia que eu estava "adorando"o meu..