terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Duas opiniões distintas sobre o vídeo de Rio Branco -II

Mas o que é o Internauta-padrão?
Normalmente, usa-se "analfabeto funcional" para identificar qualquer mula virtual. Eu faço aqui uma ressalva: a expressão, usada para definir quem consegue ler e escrever mas não sabe interpretar, é perfeita para alguns cidadãos totalmente sem noção, mas é um pouco forte para peculiaridades que definem algum tipo de deslize, mesmo os mais corriqueiros e imperceptíveis.

É diferente do Internauta-padrão, derivado de "operário padrão", isto é, aquele que bate cartão, dá uma enrolada, faz apenas o necessário e não está nem aí para o mundo. Assim como essa turma, o Internauta-padrão não pensa. Por alguma razão qualquer: limitação técnica ou saco cheio mesmo.

Por essa razão, Internauta-padrão não é um rótulo fixo. Ninguém é, necessariamente, Internauta-padrão o tempo todo. É bem provável que, a qualquer momento, eu ou você "estejamos" sob essa condição, permanente ou temporariamente (assim espero).

Para deixar bem clara a definição do Internauta-padrão, vamos mostrar gradativamente os tipos mais comuns, reunindo suas características específicas. Evidentemente, muitos desses tipos são complementares - e se algum usuário se encaixar em todos eles, "analfabeto funcional" ainda será pouco. Depois desta breve introdução, finalmente a primeira parte...

Nenhum comentário: