terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A ERA DE AQUÁRIO -III

Em 17 de outubro de 1967, anos após o impressionante aglomerado aquariano, foi lançado o musical "Hair", cuja música-tema canta (traduzindo para o português):
"Quando a Lua estiver na sétima casa e Júpiter se alinhar com Marte então a paz guiará os planetas e o amor dirigirá as estrelas este é o começo da Era de Aquário (...)"A música em questão NÃO está tecnicamente correta, já que, conforme explicado, o início da Era de Aquário não tem absolutamente nada a ver com Marte alinhado com Júpiter ou com a Lua na Casa 7. Entretanto, a música não tem nenhuma obrigação de estar tecnicamente correta.

Vale aqui recordar a controvérsia envolvendo o filme "O Signo da Cidade", no ano passado: a arte não tem que corresponder a uma verdade técnica. Se a música expressasse que a Era de Aquário começaria com Plutão na Casa
13 ou com a Lua retrógrada, isso seria licença poética, a prioridade é a rima, a estética, e não a verdade técnica.
O problema começa quando queremos de qualquer jeito encaixar a arte na verdade técnica ou a verdade técnica na arte. Vale também salientar que a música em momento algum diz que o alinhamento de Marte com Júpiter deve ser no signo de Aquário.
Ela fala de alinhamento de Marte com Júpiter puro e simples, coisa que acontece com grande regularidade. A Lua na Casa 7, por sua vez, é um evento diário. A propósito, a Lua sempre estará na Casa 7 em algum ponto do planeta Terra.
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, viveremos um alinhamento envolvendo os planetas Marte e Júpiter no signo de Aquário, numa conjunção muito próxima.
O Nodo Lunar Norte e Quíron também estarão envolvidos nessa configuração. Mercúrio se aproxima de Marte e Júpiter por conjunção aplicativa; e Netuno, apesar de estar em Aquário, estará muito distante do que seria aceitável para uma conjunção.

Nenhum comentário: