segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Começando a ver a luz


Começando a ver a luz
Por George Musser

Vários anos atrás, num feito incrível de pensamento lateral, o engenheiro elétrico Igor I. Smolyaninov deduziu as propriedades das ondas eletromagnéticas ao utilizar as teorias da física sobre máquinas do tempo. O professor da Universidade de Maryland estava estudando o que iria se tornar uma das áreas mais atraentes da ciência de materiais: a plasmônica, na qual a luz é transformada de onda tridimensional (um fóton) em onda bidimensional (um plasmon) ondulando, por exemplo, na lateral de uma folha de metal.

Se você colocar uma pequena gota de líquido na folha, os plasmons ficam presos - da mesma forma que fótons num buraco negro. Na verdade, o buraco pode ser usado para criar um análogo a uma máquina do tempo e gerar todas as contradições familiares a fãs de ficção científica.

Smolyaninov argumentou que, se máquinas do tempo não funcionam, seus análogos também não deveriam funcionar, e com base nisso ele tirou conclusões sobre o comportamento das ondas.
Ele e seus colegas usaram agora o análogo do buraco negro de pequena gota de líquido para criar um microscópio que pode ver detalhes menores do que o comprimento de onda da luz iluminadora - um feito que os livros escolares de física costumavam afirmar ser impossível.

A chave é que os plasmons têm um comprimento de onda menor do que os dos fótons dos quais foram convertidos, então eles respondem a características mais finas.
A equipe de Smolyaninov usou luz de laser com um comprimento de onda de cerca de 500 nanômetros para gerar plasmons com um comprimento de onda de 70 nanômetros.

Eles focaram uma gota de glicerina para formar uma imagem 2-D, que foi vista num microscópio ótico regular.
Como a plasmônica, a ciência relacionada dos metamateriais - a criação de átomos com propriedades óticas diferentes das de qualquer átomo natural - é a entrada para um mundo tão fantástico que qualquer um pensaria se tratar meramente de ficção.

Mas não é. Nesta primavera [editor], John B. Pendry, do Imperial College de Londres, junto com David Schurig e David Smith da Universidade de Duke, e, de forma independente, Ulf Leonhardt, da Universidade de St. Andrews na Escócia, previram que uma cobertura de metamateriais poderia redirecionar a luz incidindo em torno de um objeto e torná-lo invisível.
Os pesquisadores de Duke demonstraram uma "capa de invisibilidade" em outubro.Nader Engheta, da Universidade da Pensilvânia, e seus colegas propuseram um conjunto padronizado de componentes plasmônicos semelhantes a resistores, capacitores e indutores, que iriam permitir aos engenheiros construir circuitos usando a luz em vez da eletricidade. Em breve o fantástico mundo dos plasmônicos poderá ser encontrado na loja de eletrônicos mais próxima.

Nenhum comentário: