segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Os círculos ingleses continuam desafiando ufólogos e cientistas


Os círculos ingleses continuam desafiando ufólogos e cientistas
Surgindo há quase duas décadas, até hoje os desenhos nas plantações do sul da Inglaterra não foram cientificamente explicados.
A. J. Gevaerd, editor.

Um dos fenômenos mais extraordinários ocorrendo nos dias de hoje é, sem dúvidas, o mistério dos círculos nas plantações inglesas. São desenhos simples ou complexos, envolvendo muitas vezes uma multiplicidade de formas geométricas perfeitas e circunscritas a uma só figura.

Ninguém sabe quem ou o que os causa, mas todos desconfiam – com muita razão – que sua origem esteja intimamente ligada ao Fenômeno UFO. Estudiosos de todo o mundo têm se engajado na coleta de informações sobre o assunto e em sua possível compreensão, ainda que logrando pouco êxito até aqui.

Os círculos começaram a surgir há mais de 15 anos, numa escalada que foi aumentando ano após ano e até hoje espanta os veteranos que os investigam desde então. Estudiosos estimam que pelo menos 10 mil dessas enigmáticas figuras já foram descobertas até hoje em todo o mundo.

O curioso, no entanto, é que cerca de 98% delas foram encontradas exclusivamente na Inglaterra, mais precisamente no sudoeste do país, próximo à região onde se situa Stone­henge, o monumento megalítico mais importante de toda a Grã Bretanha.

Alguns poucos círculos foram encontrados na Austrália, nos Estados Unidos, Canadá e até na França, mas são absolutamente insignificantes quando comparados com os da Inglaterra – e dentro do próprio País, somente a região sudoeste registra seu surgimento.

Por isso, o fenômeno é conhecido mundialmente como "círculos ingleses". Chamá-los de círculos, aliás, é algo que se faz por força do hábito, pois na verdade as figuras são emaranhados de formas geométricas de diversos tamanhos, dispostas de maneira organizada e intencionalmente lembrando mensagens que alguém ou algo está tentando nos passar.

O pico máximo de seu surgimento se dá entre os meses de maio e setembro, pois é verão na Europa e época em que as plantações estão próximas de maturação. O mecanismo de funcionamento ou mesmo de sortimento dos círculos ainda é um mistério.

Milhares de estudiosos de todo o globo se reúnem no sudoeste da Inglaterra atrás de novas figuras, durante os meses citados. Quando as encontram – e às vezes isso se dá quase que diariamente – e reviram todo o local em busca de vestígios que possam explicar seu aparecimento.

É certo que exista uma boa porcentagem destes círculos que é composta por fraudes perpetradas por grupos de pessoas com as mais diferentes intenções. Estima-se que pelo menos 30%­ dos círculos encontrados sejam falsos.

Nenhum comentário: